Panorama
 
 
 

DISQUE AMBIENTE REGISTRA 4206 ATENDIMENTOS NO MÊS DE SETEMBRO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2009

05/10/2009 - O Disque Ambiente (0800 113560) recebeu no mês de setembro 4206 ligações com pedidos de informações gerais, denúncias e reclamações. Grande parte desse total corresponde a 857 atendimentos com denúncias de fumaça preta, 169 sobre qualidade do ar, 59 a respeito de fauna silvestre e 37 de supressão de vegetação nativa.

Desde setembro de 2008 o Disque Ambiente foi aperfeiçoado. O 0800 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA passou a funcionar 24 horas, todos os dias da semana, com um atendimento feito por especialistas da área ambiental e menu simplificado, para não confundir a pessoa que quiser fazer uma denúncia.

Atualmente, 25 funcionários se dedicam no atendimento das ligações. O denunciante que quiser se identificar pode acompanhar o caso, recebendo em casa uma correspondência esclarecendo os resultados da denúncia, que são encaminhadas aos órgãos vinculados à SMA como a Polícia Militar Ambiental e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

Agora, a SMA quer intensificar a divulgação do canal de denúncias, ampliando a participação da sociedade, grande aliada no combate aos crimes ambientais. Com a atual infraestrutura, o Disque Ambiente tem capacidade operacional para atender até 12 mil ligações todos os dias.
Texto: Valéria Duarte

+ Mais

Pagamento por serviços ambientais é discutido em São Paulo

06/10/2009 - Como remunerar a natureza pelos bens ambientais que ela nos oferece? A resposta à pergunta foi um dos temas da “Primeira Conferência para o Desenvolvimento e Viabilização de Projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais no Brasil”, que reuniu em 06.10, em São Paulo, autoridades na área ambiental de vários estados para discutir idéias e propostas para a concretização deste conceito. O objetivo do Pagamento por Serviços Ambientais - PSA é remunerar o produtor ou o proprietário para que recupere o solo, a floresta, a margem do rio ou a qualidade da água.

Com o tema “Importância do Instrumento PSA para a gestão ambiental: as relações econômicas para a manutenção dos recursos naturais”, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, abriu o evento pela manhã. Para Graziano, o PSA tornou-se uma política afinada dentro da política ambiental e que se transformou, ainda, num movimento pró-ativo. Segundo o secretário o trâmite de proposta de PSA no Estado de São Paulo é cauteloso e demorado “porque queremos institucionalizar o processo, queremos criar a figura jurídica do provedor, o protetor da água e o protetor do verde”, salientou.

Para Graziano, com a implantação do PSA surgirá uma nova economia, novos setores serão estimulados, promovendo assim novas oportunidades no mercado de trabalho. Ou seja, na sua visão, é necessário criar conceitos legais de serviços ambientais, “esse será o nosso grande desafio pela frente”, finalizou Graziano.

Participou também do evento o secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, Fábio Feldmann. Para ele, é preciso ter um olhar diferente sobre a natureza, sem uma linearidade. Disse ainda que será preciso adiantar os passos “estimular comportamento para uma sociedade sustentável e não a de carbono”. Outro fator apontado por Feldmann é que no PSA será preciso identificar que serviços são esses e de onde sairão os recursos.

Estavam presentes na Conferência, Shigeo Shiki, do Ministério do Meio Ambiente; João Batista Tezza Neto, da Fundação Amazonas Sustentável; Walter Lazzarini, presidente do Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e outros.
Texto: Rosely Ferreira

 


 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.