Panorama
 
 
 

FUNAI E INDÍGENAS PARTICIPAM DA CONSTRUÇÃO DO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2009

13 de outubro de 2009 Será votado em 2010 o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED), Conselho Nacional de Educação (CNE), Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI) e União Nacional de Políticas Indigenista (UNDIME), recomendou, em 2007, uma avaliação para analisar metas e definir estratégias que garantam a educação diferenciada no PNE. A avaliação deve ser consolidada até julho de 2010, por meio do convênio firmado entre Funai e Universidade Federal de Roraima.

O novo PNE deve orientar e estabelecer políticas educacionais, buscando um tratamento específico, que leve em consideração os indicadores de desigualdade do país. A Funai e representantes indígenas participam dos debates nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Norte, Nordeste, organizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, com a parceria das Assembléias Legislativas. As propostas serão apresentadas nas regiões e discutidas na I Conferência Nacional de Educação CONAE, em 2010.

O objetivo dos debates regionais é incluir nas discussões do PNE a sociedade civil e legislativos estaduais, para propor ações que garantam as diferenças de cada região, pois terá validade decenal (2011-2020). A Funai e representantes indígenas apresentam a realidade da educação escolar para os povos indígenas. “É necessário e importante trazer a realidade dos indígenas nesse processo, considerando as dificuldades e desafios na implementação do atual PNE, para garantir que tais especificidades possam ser consideradas na elaboração do novo PNE”, analisou Maria Helena Fialho, Coordenadora-Geral de Educação da Funai.

As discussões regionais são realizadas desde setembro, a primeira foi no Centro-Oeste e a outra no Sudeste. Nos dias 13 e 14 de outubro, será em Natal/RN. Na região Sul, ocorrerá dias 22 e 23 de outubro, em Porto Alegre/RS. Em Palmas/TO, região Norte, nos dias 05 e 06 de novembro e em Salvador/BA, dias 12 e 13 de novembro. E por fim, a sistematização das proposta, no Encontro Nacional sobre o PNE, dia 12 de dezembro, em Brasília/DF.

O próximo passo será a execução do convênio, firmado entre Funai e a Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Roraima, que visa avaliar as 21 metas e objetivos, que estão presentes no PNE , para produzir um diagnóstico da situação atual, quanto à oferta e desenvolvimento da educação escolar indígena, descrito na Lei n 10 .172, de 09 de janeiro de 2001, intitulada PNE.

+ Mais

Funai mantém compromisso para criação do Plano de Carreira Indigenista

9 de outubro de 2009 O presidente da Funai, Márcio Meira, recebeu, na tarde do dia 08, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep) e servidores do quadro da fundação, para tratar da proposta de criação do Plano de Carreira Indigenista (PCI), apresentada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em maio de 2008. Em atenção à reivindicação dos servidores, Márcio Meira propôs que o tema seja pauta da próxima Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), e enviou a proposta do PCI à Casa Civil, ao Ministério da Justiça e ao MPOG.

A implantação do PCI consolidará uma política de recursos humanos específica e diferenciada para o órgão indigenista, onde se considera a necessidade de uma remuneração adequada e atraente como elemento de recomposição do quadro efetivo da Funai. No dia 14 de setembro, o Presidente Lula e a Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, receberam da Federação dos Povos Indígenas de Roraima, as reivindicações de comunidades e lideranças indígenas para fortalecimento da Funai, não apenas com a realização de concursos, já autorizados, mas também por meio da implantação do Plano de Carreira Indigenista.


 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.