Panorama
 
 
 

IBAMA DOA 200 GALOS DE BRIGA PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2009

Vitória (08/10/2009) - Agentes Ambientais do Ibama vão doar 200 galos, na manhã desta quinta feira (09), que eram utilizados em rinhas realizadas em uma residência no município de Cariacica/ES, no bairro Belo Horizonte.

Segundo os fiscais no local foram encontrados vários apetrechos utilizados pelos galos durante as rinhas, remédios, anabolizantes, um tambor (local das brigas) e muitas aves com ferimentos. O dono do estabelecimento foi multado em R$ 100 mil e ficou como fiel depositário até a doação dos animais.

Após a realização de um laudo, pelos analistas ambientais do Ibama, que comprovou os maus tratos sofridos pelas aves, os agentes ambientais voltam ao local de realização das rinhas para doar os 200 galos para instituições de caridade.

Os galos, por terem sido condicionados a brigar, não podem mais conviver com outras aves no mesmo ambiente e, por isso, vão ser destinados para consumo. Os galos de briga ficam condicionados em pequenas caixas para que não entrem em conflito uns com os outros.

As instituições que receberem as aves terão que esperar um período de 40 dias para que os galos possam ser consumidos. Este é o período de desintoxicação de todos os remédios e estimulantes que as aves receberam durante sua “preparação” para as rinhas.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

+ Mais

Operação Vôo Livre estoura rinha em Iguatu/ CE

Fortaleza (05/10/2009) – A Operação Vôo Livre, que conta com fiscais da Superintendência do Ibama de Fortaleza, do escritório regional de Iguatu e policiais da Companhia de Policiamento Ambiental de Juazeiro do Norte chegaram, no sábado (03/10), através de denúncia da comunidade, a uma rinha de galos na cidade de Iguatu. O torneio regional seria realizado naquele dia. Foram apreendidos 51 galos e 10 pessoas foram presas e conduzidas à delegacia local. Os proprietários da rinha foram multados em R$25.500,00.

Ainda na mesma operação, os fiscais realizaram o desmonte de 9 armadilhas de captura de marreco, as redes de espera, no Sítio Barro Alto, em Iguatu. Foram encontradas 15 marrecas prontas para o abate, mas ainda vivas, que foram soltas na natureza.

Na Lagoa do Baú, a Operação Vôo Livre destruiu mais seis tocaias de espera para avoantes.
Mariangela Bampi
Ascom Ibama/CE

+ Mais

Ibama e UFG receberam e trataram loba guará atropelada em Goiás

Goiânia (05/10/2009) - A Superintendência do Ibama em Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, recebeu quinta-feira (01/10) e tratou de uma loba guará atropelada na Rodovia BR 060, km139, entre Goiânia e Anápolis.

A fêmea, que pesava quase 28 quilos, chegou desacordada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas do Ibama/GO, resgatada pelo Corpo de Bombeiros. Em uma avaliação preliminar, depreendeu-se que não havia fraturas nos membros, mas havia sangramento pelas narinas, o que indicava que ela foi atingida na cabeça. Ela acordou durante o manejo, enquanto a equipe verificava se a temperatura e a freqüência cardíaca estavam normais, mas ainda estava atordoada, fraca e ofegante, apesar de já ter se levantado. Ela foi medicada e passou por fluidoterapia (aplicação de soro fisiológico).

Posteriormente, foi encaminhada para a Universidade Federal de Goiás, onde foram realizados exames complementares, dentre eles, exames radiográficos do tórax, onde foi diagnosticado hemotórax, ou seja, hemorragia no pulmão. Ela foi novamente medicada, entretanto, após todas as tentativas e manobras, a loba não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na madrugada de sexta-feira.

O lobo-guará, maior canídeo da América do Sul, de hábitos solitários, crepusculares e noturnos, encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção e não é facilmente observado na natureza, principalmente, devido à fragmentação dos habitats. Como esta espécie precisa de grandes áreas para sobreviver, está altamente ameaçada pelo avanço das monoculturas e das áreas de pastagens no Bioma Cerrado, principalmente a partir da década de 70.

Os atropelamentos também são uma das principais ameaças para esta espécie, que se locomove muito atrás de alimentos e para reprodução e pode ser atropelada quando atravessa rodovias. O número de animais que entraram no Cetas do Ibama este ano por resgate (936) já quase supera o do ano passado (980), apesar de ainda estarmos em outubro, demonstrando que a cada ano a redução de habitat e expansão urbana tem aumentado o contado de seres humanos com animais silvestres na grande Goiânia, causando prejuízos inestimáveis a nossa fauna.
Após avaliação e tratamento, em caso de recuperação, os animais são devolvidos à natureza.
Léo Caetano
Cetas Ibama/GO

 


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.