Panorama
 
 
 

LULA USA PROJETO SÃO FRANCISCO PARA FAZER CAMPANHA ANTECIPADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2009

16/10/2009 - Cabrobó (PE) – O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, acompanhou o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na vistoria do lote 1 do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, em Cabrobó (PE), na manhã desta sexta-feira (16/10). Juntos, desceram no canal onde cerca de 50 trabalhadores faziam a concretagem e o Presidente Lula, após conversar com os trabalhadores, literalmente colocou a mão na massa: com uma pá fez o alisamento do concreto no fundo do canal.

Em seguida, a comitiva da qual participavam a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, os governadores do Ceará, Cid Gomes, de Pernambuco, Eduardo Campos, do Piauí, Wellington Dias, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB/CE) fizeram um sobrevôo sobre a tomada d´água do Eixo Norte, no lago de Itaparica, e sobre a barragem de Tucutu. Enquanto isso, uma multidão de mais de duas mil pessoas se formava no canteiro do consórcio Águas do São Francisco para esperar o Presidente Lula.

Crianças, jovens e idosos procuravam o melhor lugar debaixo de uma tenda gigante montada em frente ao palco. Ao chegar no canteiro, Lula cumprimentou trabalhadores e falou por cerca de 30 minutos sobre as ações do governo federal na região e destacou a importância do Projeto São Francisco. “Quero dizer para vocês que essa obra é muito significativa na minha vida como nordestino, como um companheiro, que igual a vocês vestiu um macacão pela primeira vez com 14 anos de idade, trabalhei 27 anos dentro de uma fábrica. E nós estamos tentando mostrar à elite política deste País, que governou este País desde que Cabral chegou aqui, que é extremamente importante que os trabalhadores saibam que não existe nada impossível quando a gente está determinado a fazer as coisas. O impossível existe só para quem é incompetente”.

+ Mais

Obras do São Francisco são vistoriadas pelo presidente, ministros e governadores

14/10/2009 - Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa, a partir desta quarta-feira (14), uma vistoria nas obras de revitalização e integração do rio São Francisco. Durante a viagem de três dias, o presidente percorrerá os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraíba, acompanhado de governadores e ministros.

Na segunda-feira (12), em seu programa de rádio “Café com o Presidente”, Lula afirmou que o projeto do São Francisco é vital para o País porque, além de recuperar as margens do rio, levará saneamento básico e água a milhões de pessoas afetadas pela seca. “Esse canal, na verdade, vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas entre os estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará. São as pessoas que vivem o drama da seca mais forte do que qualquer outro cidadão brasileiro. Ou seja, é uma coisa secular”, disse, acrescentando que a água vai perenizar rios da região, além de manter o nível dos açudes em um patamar que viabilize a pequena agricultura e a irrigação nestes estados.

A revitalização do São Francisco vai custar mais de R$ 6 bilhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A meta é concluir parte dela já no ano que vem e outra em 2012. O presidente lembrou que Brasil tenta fazer a obra desde 1846, mas que o projeto nunca foi realizado por questões políticas e por divergências entre estados doadores e receptores. “O dado concreto é que alguém tinha que fazer – e nós estamos fazendo. É uma obra muito importante e vai tornar as regiões brasileiras menos desiguais”, enfatizou.

O presidente lembrou, ainda, que a água é um direito fundamental do ser humano e que o Estado brasileiro tem que assumir esta responsabilidade.
Fonte: Em Questão/Presidência da República

+ Mais

Geddel acompanha Lula em implosão no Eixo Leste do Projeto São Francisco

15/10/2009 - Sertânia (PE) – Na manhã desta quinta-feira (15/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou o dispositivo de implosão num trecho do canal do Eixo Leste do Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, no município de Sertânia, em Pernambuco. Ele estava acompanhado do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, da ministra-chefe da casa Civil, Dilma Rousseff, de governadores da região Nordeste e autoridades que participam da comitiva ao São Francisco iniciada ontem (14/10), em Minas Gerais.

A atividade é parte da programação do presidente Lula na vistoria que está realizando até esta sexta-feira (16/10) nas ações de revitalização do rio São Francisco e nas obras dos dois canais do Projeto São Francisco. Logo depois, a comitiva seguiu para o canteiro do lote 11 do Eixo Leste, onde assistiu um breve relato do Ministro Geddel Vieira Lima sobre o andamento das obras e uma apresentação do coordenador do Projeto e secretário-executivo da Integração Nacional, João Santana.

O Ministro destacou os benefícios que as obras do Projeto São Francisco e da revitalização trazem ao desenvolvimento sócio-econômico da região. Ele garantiu que o Projeto chegou a um estágio irreversível e que o cronograma das obras está sendo seguido rigorosamente.

Logo após a apresentação, o Presidente Lula e ministros reuniram-se com trabalhadores do lote 11 e moradores da área de influência do Projeto São Francisco, entre eles quilombolas que são diretamente beneficiados pelo Projeto. Entre as ações paralelas das obras estão sendo desenvolvidos 36 Programas Ambientais que abrangem construções de casas e de vilas produtivas para os moradores da região.

Floresta – No final da manhã, a comitiva seguiu para a Barragem de Itaparica, local da tomada de água do Eixo Leste, no município de Floresta (PE). Eles visitaram as obras da primeira estação de bombeamento de água do rio São Francisco, do reservatório de água e do início do canal. Lula e comitiva participaram de uma cerimônia com trabalhadores do Lote 9 do Eixo Leste, sob a responsabilidade do consórcio Camter-Egesa e do canal de aproximação que está sendo realizado pelo Batalhão de Engenharia do Exército. O Presidente Lula aproveitou o encontro para garantir que as obras vão continuar e destacar as ações do governo federal na região do São Francisco.

+ Mais

Presidente Lula afirma que Projeto São Francisco é a prova concreta que o governo beneficia a comunidade

14/10/2009 - Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na manhã desta quarta-feira (14/10) as cidades de Pirapora e Buritizeiro, em Minas Gerais, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Durante a visita as obras de revitalização do rio São Francisco em Buritizeiro, o ministro agradeceu ao presidente o apoio decisivo para o avanço das obras de revitalização e do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

Num rápido discurso, Geddel fez um breve resumo sobre o estágio atual das obras dos Eixos do Projeto São Francisco. No Eixo Norte, as obras já avançaram 13,7%, e no Eixo Leste, 16%. Mais de 8.500 trabalhadores estão contratados diretamente para atuar nos Eixos.

O presidente Lula disse que o Projeto São Francisco é a prova concreta e definitiva que o seu governo cumpre o que promete e faz obras em benefício da comunidade. Ele adiantou que o Projeto São Francisco não será totalmente concluído ainda no seu governo, mas tem certeza do sucesso da consolidação dessa obra.

Também acompanham o presidente na viagem ao São Francisco, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Jaques Wagner e o deputado federal Ciro Gomes (PSB/CE).

A comitiva segue agora para a cidade de Barra, na Bahia, onde fará uma visita, no período da tarde, aos pontos de dragagem e de controle de processos erosivos. Essa ação em Barra faz parte do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, que, entre outras ações, melhorará a navegabilidade do rio no trecho Ibotirama-Juazeiro, na Bahia.

Logo em seguida, a comitiva seguirá para as obras do Eixo Leste do Projeto São Francisco, no acampamento do Lote 11, no município de Custódia, em Pernambuco.

Na noite desta quarta-feira (14/10), o presidente Lula e convidados verificarão os trabalhos noturnos feitos em campo. A comitiva pernoita nos alojamentos do canteiro de obras. E até sexta-feira (16/10), cumprirá uma extensa agenda nas obras do Projeto.

+ Mais

Geddel acompanha Lula em visita noturna a canteiro de obras do Projeto São Francisco

15/10/2009 - Sertânia (PE) – Na noite desta quarta-feira (14/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro Geddel Vieira Lima e diversas autoridades, vistoriaram os trabalhos noturnos, no lote 11, do Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, no município de Sertânia(PE).

Lula encontrou-se com os trabalhadores que operam as perfuratrizes que escavam parte do Eixo Leste que levará água do São Francisco para o sertão Pernambucano e agreste da Paraíba. Durante a vistoria, Lula recebeu informações sobre o atual estágio da obra fornecidas pelo Ministro Geddel Vieira Lima e pelo coordenador do projeto São Francisco e secretário-executivo da Integração Nacional, João Santana.


O Ministério da Integração Nacional é responsável pela obra que levará água para mais de 12 milhões de pessoas dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Em entrevista, o Ministro destacou a quantidade de empregos que o Projeto São Francisco criou nos últimos dois anos. “São mais de 8 mil empregos diretos e devemos chegar a 10 mil até o final deste ano. As obras avançam e a previsão é de concluirmos o Eixo Leste até o final de 2010”, destacou.

“O Projeto São Francisco é uma realidade que está mudando o Nordeste”, disse Geddel. Ele destacou os benefícios das ações do governo federal na área de influência do São Francisco, desde as ações de revitalização, programas ambientais e a construção dos canais de integração. “A obra é ambientalmente sustentável e tem como prioridade absoluta o abastecimento humano”, garantiu.

Trabalham atualmente no lote 11 cerca de 1.250 trabalhadores no canteiro do Consócio OAS/Queiroz Galvão/Barbosa Melo/Coesa, responsável pela construção de cerca de 40 quilômetros de canal, aquedutos e estações de bombeamento.

+ Mais

Caravana do São Francisco termina com entrega de chaves de casas à população que vivia nas proximidades dos canais

16/10/2009 - Cabrobó (PE) – Logo após visitar uma das casas construídas pelo Ministério da Integração Nacional na Vila Produtiva Rural Junco, no município de Cabrobó (PE), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o sorteio da primeira casa. Na solenidade, a princípio seriam sorteadas quatro casas, mas o Presidente decidiu fazer a entrega de todas.

“Ao invés de ficarmos fazendo discursos vamos sortear todas as casas”, disse. Ao todo foram entregues 55 casas de Junco pelas autoridades que estavam presentes no palco e que participam da Caravana do São Francisco desde quarta-feira (14/10).

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, fez a entrega de diversas casas. Com o microfone Lula comandou o sorteio, cumprimentando cada futuro morador que subia ao palco. “Antes de o meu governo terminar quero entregar todas as vilas”, disse, e pediu para o Ministro Geddel Vieira Lima para explicar o que irá acontecer de agora em diante.

O Ministro explicou que as vilas fazem parte das exigências do Ibama, feitas antes da liberação dos licenciamentos das obras de retirada de água do rio São Francisco para atender cerca de 12 milhões de pessoas que moram numa das regiões mais áridas do País, o Nordeste Setentrional, nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Junto com os canais dos Eixos Norte e Leste serão realizados 36 Programas Básicos Ambientais (PBAs).

Vilas Produtivas – As Vilas Produtivas Rurais (VPRs) estão sendo estruturadas com o objetivo de reassentar a população que vivia nas terras por onde passam os canais do Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Ao todo serão 18 VPRs com casas de 90 metros quadrados que abrigarão 794 famílias nos Estados de Pernambuco (8 vilas), da Paraíba (6) e do Ceará (4).

As VPRs fazem parte do Programa de Reassentamento do Projeto São Francisco. Cada reassentado receberá uma casa com lote de cinco hectares irrigados, em média, para o cultivo de verduras, legumes, grãos e frutas. As vilas contarão basicamente com centros comunitários, postos médicos e escolas.


 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.