Panorama
 
 
 

CIDADES DA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SERÃO
BENEFICIADAS COM RECURSOS DO FECOP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2009

28/10/2009 - Secretário de Estado do Meio Ambiente entrega equipamentos para municípios e participa de Congresso dos Municípios com prefeitos da região

Nesta quinta-fera, 29.10, mais três municípios paulistas serão beneficiados com recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP. As cidades de Ibirá, Cedral e Guapiaçu recebem das mãos do secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, equipamentos que vão auxiliar na gestão de resíduos.

A primeira parada do secretário será na cidade de Ibirá, às 15h30, no Parque do Balneário, onde o prefeito Nivaldo Domingos Negrão recebe uma retro escavadeira. Na sequência Graziano segue para a prefeitura de Cedral, onde será aguardado, às 16h50, pelo prefeito José Luiz Pedrão, que receberá uma pá carregadeira para o seu município. Às 18h10 será a vez da prefeita de Guapiaçu, Maria Ivanete Vetorasso, receber, no Centro de Treinamento São Sebastião, outra pá carregadeira. Ao todo, os três equipamentos custaram R$ 680 mil.

Sobre o FECOP
O FECOP é o Fundo da secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA criado para financiar, apoiar e incentivar a prevenção e o controle da poluição no Estado, visando a melhoria das condições ambientais dos municípios paulistas. Em 2009, 124 municípios já foram beneficiados com recursos do FECOP, que correspondem a investimentos na ordem de R$ 23,4 milhões.

Congresso da AMA
No dia seguinte, 30.10, Xico Graziano continua em São José do Rio Preto para participar do 3º Congresso dos Municípios realizado pela Associação dos Municípios da Araraquarense – AMA. Na ocasião, o secretário debaterá com os participantes a descentralização da agenda ambiental paulista e a responsabilidade dos municípios na preservação do meio ambiente local. Para exemplificar o tema, Graziano vai apresentar alguns resultados do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde Azul e da descentralização do licenciamento ambiental no Estado.

+ Mais

Mais de 17 mil crianças já assistiram ao Teatro Criança Ecológica

28/10/2009 - Crianças de todo o Estado estão brincando e aprendendo sobre o meio ambiente. O Teatro Criança Ecológica já passou por 10 cidades paulista, onde 17.350 alunos tiveram a oportunidade de participar da iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo – SMA.

Com duas apresentações gratuitas com duração de aproximadamente 50 minutos em cada cidade, o teatro itinerante passou por Tatuí, Itu, Sorocaba, São Paulo, Monte Alto, Araraquara, Adamantina, Paraguaçu Paulista, Avaré e Botucatu.
A turnê vai passar, ainda, por Cruzeiro (29.10), Santa Fé do Sul (03.11), Votuporanga (04.11), Barretos (05.11) e Caraguatatuba (06.11). Os endereços e horários podem ser conferidos no site do Teatro Criança Ecológica.

A trupe de atores, caracterizados como os personagens da turma Criança Ecológica, estão encantando as crianças, ao mesmo tempo em que transmitem a mensagem de preservação da natureza. “O teatro já é um grande sucesso. É mais uma das ferramentas que usamos para envolver as crianças ainda mais na proteção do meio ambiente.”, explica o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.

O Teatro
Os personagens da peça são os mesmos do livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma!”. Na teatro, você conhece Frida Flor, que luta pela preservação das florestas; Bob Água, que cuida da limpeza dos rios; Fred Fauno, amigo dos animais; Max Limpo, que luta contra a poluição; e Nika Valente, que faz um alerta para o aquecimento global. Há também os vilões: Dick Poluição, sujo e malvado com os animais; e Poli Vigarista, uma garota má e consumista.

Na peça, o Planeta Terra precisa de ajuda. Os vilões Poli Vigarista e Dick Poluição sujam a cidade, deixam as torneiras abertas, as luzes acesas e maltratam os animais. A turma da Criança Ecológica vai usar todos seus poderes para impedir os vilões de destruir o meio ambiente e mostrar a importância de cuidar do Planeta. O Teatro Criança Ecológica chega para dar vida aos personagens e às mensagens ambientais do projeto, assim envolvendo pais e crianças na proteção da natureza.
Mais informações sobre o projeto no site www.criancaecologica.sp.gov.br
Texto: Lucas Campagna Fotografia: SMA


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.