Panorama
 
 
 

ESTUDO IRÁ DEFINIR PONTOS DA NAVEGAÇÃO NO RIO DAS VELHAS

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Outubro de 2009

Sex, 30 de Outubro de 2009 Foi publicado, nesta quinta-feira (29), no Diário Oficial de Minas Gerais, edital para contratação de empresa que irá elaborar o Plano Diretor para implantação da Hidrovia Metropolitana do Rio das Velhas. Previsto no Projeto Estruturador Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2010, o trabalho deverá conter, entre outras coisas, o levantamento batimétrico do rio, estudo que mapeia seu leito a fim de definir seus pontos viáveis de navegação.

De acordo com a secretária executiva da Meta 2010, Myriam Mousinho, um dos objetivos do projeto é tornar um dos trechos do rio navegável. “Precisamos seguir as exigências do Ministério dos Transportes. Por isso, o edital foi publicado para que seja contratada uma empresa que nos dê os dados técnicos”, esclarece. A coordenadora destaca, ainda, que o objetivo é fazer no Rio das Velhas uma hidrovia voltada para o turismo. “Precisamos mudar a mentalidade e a postura das pessoas em relação ao rio. O Velhas deve se transformar em um local de lazer e estudo para a comunidade”, completa.

O edital prevê a contratação da empresa até dezembro deste ano por meio de licitação, o Plano Diretor deve conter o levantamento batimétrico em área de aproximadamente 117 quilômetros do Velhas, estabelecendo um canal navegável de 50 metros de largura, entre os municípios de Sabará e a fazenda Jaguará Velha. O estudo também deverá definir locais para implantação de terminais de embarque e desembarque de passageiros incluindo a identificação das margens e das feições naturais e artificiais existentes ao longo de toda a área levantada e ao longo dos acessos e bacias de evolução de cada um dos terminais de passageiros definidos.

O plano precisa, ainda, determinar qual a embarcação adequada para as condições de navegabilidade do trecho e determinar o impacto ambiental nas áreas de cada terminal de passageiros projetado. Além disso, um estudo de viabilidade técnico-econômica deverá ser elaborado, considerando-se a implantação de uma navegação comercial regular para o transporte de passageiros. O prazo para entrega dos estudos de viabilidade é de nove meses após a assinatura do contrato. Os estudos de batimetria têm prazo de cinco meses e o projeto das embarcações oito meses.

Meta 2010

Como Projeto Estruturador do Governo de Minas, pretende promover a melhoria da qualidade das águas da Bacia do Rio das Velhas, no seu trecho mais poluído, próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo é que a água seja enquadrada na "classe II", o que significa que poderá ser destinada ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, às atividades de lazer, à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas e à criação de peixes.

Entre as ações de governo, está a implementação de obras de saneamento nas principais sub-bacias da RMBH, com intervenções como ampliação da coleta de esgotos e implantação de estações de tratamento. Além disso, para a melhoria da qualidade das águas, Myriam Mousinho destaca o envolvimento do cidadão como fundamental. “2010 será um marco de recuperação, mas uma série de ações preventivas da comunidade é necessária para a preservação da bacia”, esclarece a secretária-executiva.
Fonte: Ascom/ Sisema

+ Mais

Supram Sul promove campanha de regularização de extração de areia

Qui, 29 de Outubro de 2009 A fim incentivar os empreendedores que atuam com extração de areia na região Sul do Estado a se regularizarem junto ao órgão ambiental, a Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram Sul de Minas), em parceira com a 6 ª Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário promoverá, nos dias 4 e 5 de novembro, o funcionamento de balcões de informação. Na ocasião, será possível obter orientações sobre a legislação ambiental e protocolar o Formulário de Caracterização do Empreendimento (FCE), primeiro passo para a regularização ambiental.

O atendimento será realizado em Pouso Alegre e Caxambu, nas sedes de Policiamento de Trânsito e Meio Ambiente. As cidades foram escolhidas devido a sua localização e fácil acesso. O objetivo é facilitar o acesso de empreendedores que trabalham com extração de areia nos municípios de Pouso Alto, Itajubá, Piranguinho, São José do Alegre, Cachoeira de Minas, São Sebastião da Bela Vista, São Sebastião do Rio Verde, Santa Rita do Sapucaí, Piranguçu, São Gonçalo do Sapucaí e Careaçu.

A extração de areia é uma atividade mineradora de grande ocorrência na região Sul de Minas, principalmente nas Bacias Hidrográficas do Rio Verde e Sapucaí. Sua importância social e econômica está diretamente relacionada com as consequências danosas que traz ao Meio Ambiente, principalmente nas situações de clandestinidade, gerando impactos ambientais negativos que, em alguns casos, tornam-se irreversíveis.
Fonte: Ascom/ Sisema


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.