Panorama
 
 
 

GOVERNO ANUNCIA PROPOSTA BRASILEIRA PARA A CONFERÊNCIA DO CLIMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2009

13 de Novembro de 2009 - Da Agência Brasil - Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena hoje (14), em São Paulo, reunião em que será discutida e anunciada a proposta que o Brasil vai levar para a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15), marcada para dezembro em Copenhague (Dinamarca). O encontro começa às 15h no Escritório da Presidência da República, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

A proposta brasileira para a COP-15 foi elaborada com a participação dos ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores, da Agricultura, da Fazenda, de Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia. Entre os principais itens estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, o corte de 80% do desmatamento na Amazônia (redução de cerca de 580 milhões de toneladas de gás carbônico), a redução de emissões em áreas como energia (etanol e biocombustíveis), siderurgia (aço verde) e agropecuária e a queda do desmatamento em outros biomas.

+ Mais

Minc: crise não influenciou queda do desmatamento na Amazônia

13 de Novembro de 2009 - Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse hoje (13) que a queda do desmatamento na Amazônia entre agosto de 2008 e julho de 2009 não teve influência da retração econômica por causa da crise mundial.

De acordo com dados devulgados ontem (12), o desmatamento registrado na região foi o menor nos últimos 21 anos, afetando cerca de 7 mil quilômetros quadrados. A redução é de 45,2% na comparação com o último período.

Para Calos Minc, foram as medidas governamentais, como o corte de crédito para produtores irregulares do ponto de vista ambiental e fundiário, o controle da cadeia produtiva da soja, fiscalização e combate ambientais que mostraram eficácia.

“A crise começou a influir a partir de dezembro. A queda do desmatamento começou em junho, portanto seis meses antes”, afirmou o ministro após o lançamento do Parque Fluvial do Rio Macabu, na região serrana do Rio.

“Quando o desmatamento aumenta, a culpa é nossa, mas quando diminui dizem que é a crise. Então, vamos ser um pouco mais sérios”, ironizou. De acordo com o ministro, o próximo desafio para conter o desmatamento na floresta é o controle da atividade pecuária na região.

+ Mais

Brasil quer definir pontos em comum com sul-americanos para a Conferência do Clima

13 de Novembro de 2009 - Lourenço Canuto - Repórter da Agência Brasil - Antônio Cruz/Abr - Brasília - O ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, participa do programa Bom Dia Ministro nos estúdios da Rádio Nacional, na Empresa Brasil de Comunicação
Brasília - O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou hoje (13) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem conversado com representantes dos governos de países sul-americanos como a Venezuela, o Peru, o Equador e a Colômbia para discutir pontos em comum a serem levados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15).

Lula coordena nesta tarde, em São Paulo, reunião em que será discutida e anunciada a proposta que o Brasil apresentará no encontro, marcado para dezembro em Copenhague (Dinamarca).

"O fundamental é que o Brasil chegará bem a Copenhague, pois registrou a menor taxa de desmatamento na Amazônia dos últimos 21 anos, graças ao empenho que está sendo dedicado a essa área”, disse Padilha, ao participar do programa Bom Dia, Ministro, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Na entrevista, ele falou ainda sobre a proposta de criação de um fundo brasileiro destinado a custear os investimentos necessários para que o país possa enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.