Panorama
 
 
 

IBAMA E SECRETARIA ESTADUAL DE AMBIENTE SE UNEM PARA COMBATER A ILEGALIDADE NO MARANHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2009

São Luis (10/11/2009) – Para combater a ilegalidade, a Superintendência do Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente no Maranhão se uniram e criaram uma “força-tarefa”. Com 14 analistas e técnicos ambientais dos dois órgãos, a “força-tarefa” irá mapear a realidade das empresas que exploram produtos florestais no Maranhão. Cerca de 90% estão proibidas de funcionar por causa de pendências no Documento de Origem Florestal - DOF. A maioria na Região Tocantina.O reforço entrou em ação na tarde de ontem (9).

Há dois meses o sistema que permitia o controle dessas empresas, o Ceprof, foi substituído pelo DOF. No cadastro da Secretaria Estadual de Meio Ambiente são mais de 1.000 empresas: carvoarias, cerâmicas e, principalmente, madeireiras, mas no novo sistema somente 312 empresas se recadastraram.

As ações de fiscalização do Ibama flagraram ilegalidades nas empresas em todo o Estado. Só na semana passada, o Ibama desbaratou dez madeireiras que operavam ilegalmente no município de Zé Doca. Apenas a ponta do “iceberg” na exploração ilegal de produtos florestais.

De acordo com o superintendente do Ibama, Alberto Chaves Paraguassu, a fiscalização das empresas também será intensificada e, com o levantamento, será mais fácil não só combater, como prevenir a exploração ilegal.
Ascom Ibama/MA

+ Mais

Nota do Ibama à população paraibana sobre as rinhas de galo

A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Paraíba, considerando que a liminar em mandado de segurança preventivo impetrado pela Associação de Criadores e Expositores de Raças Combatentes deferida pela Juíza de Direito Dra. Maria de Fátima Lúcia Ramalho apenas determinou que a Superintendência de Administração do Meio Ambiente – Sudema abstenha-se de proibir o livre exercício do esporte galismo (*sic*);

Considerando que o Ibama-PB não é réu na ação promovida pela Associação de Criadores e Expositores de Raças Combatentes;

Considerando que o Decreto-Lei nº 24.645/1934, caracteriza a realização ou promoção de lutas entre animais da mesma espécie ou de espécie diferente como maus-tratos e que a Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) capitula os maus-tratos como infração ambiental (art. 32), sendo está prática inclusive vedada pela Constituição Federal (art. 225, § 1º, inciso VII);

Considerando que a inconstitucionalidade de leis estaduais que autorizam a prática de rinhas de galo já foi declarada pelo Supremo Tribunal Federal;

Considerando que a Justiça Comum não pode interferir diretamente na atuação do Ibama, que é órgão federal cuja atuação só pode ser julgada pela Justiça Federal;

Considerando que a fiscalização ambiental pode ser realizada por entidades municipais, estaduais e federais de modo supletivo;

Vem de público declarar que a liminar concedida pela Juíza de Direito Dra. Maria de Fátima Lúcia Ramalho não impõe nenhuma proibição às ações do Ibama, portanto continuará atuando para coibir a realização de rinhas de galo em todo o Estado da Paraíba, impondo multas e embargando e interditando áreas.
João Pessoa, 4 de novembro de 2009.
Ronilson José da Paz
Superintendente do Ibama/PB

+ Mais

Operação Senhor dos Anéis apreende 200 aves

Belo Horizonte (06/11/2009) - Operação conjunta “Senhor dos Anéis” do Ibama e da Polícia Federal apreende mais de 200 aves. Houve também uma detenção de um criador no município de Pouso Alegre. A ação ocorrida ontem e hoje, dia 06, na região de Juiz de Fora/MG, (Zona da Mata Mineira) contou com agentes do Ibama de Belo Horizonte, dos Escritórios em Lavras e Juiz de Fora.

Foram apreendidos ainda cerca de 150 anilhas, que passarão por perícia para verificar a autenticidade. Elas já estão em Belo Horizonte, para onde também estão sendo encaminhados as aves apreendidas. Foi constatado também a utilização indevida da senha de um servidor do Ibama lotado em Juiz de Fora por uma quadrilha que registrava pássaros ilegalmente.

Segundo o Coordenador de Fiscalização do Ibama/MG, Aristides Neto, “a Polícia Federal atuou após solicitação do Ibama. Ela vem realizando um trabalho de inteligência, que teve como consequência esta Operação. Estamos apenas iniciando o mapeando da rede descoberta”.
Ascom Ibama/MG


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.