Panorama
 
 
 

SÃO PAULO SANCIONA POLÍTICA PARA REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2009

04/11/2009 - O Estado de São Paulo mostra-se à frente do resto do país na questão de mudanças climáticas. Na segunda-feira, 09.11, às 13h, será sancionada a Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC, no Hall do Salão Nobre do Palácio dos Bandeirantes. O principal avanço é a meta de redução, em todos os setores, de 20% da emissão de gases de efeito estufa até 2020, tendo por base o ano de 2005.

Com a meta ambiciosa, São Paulo mostra que não teme a agenda de mudanças climáticas e trabalha para construir uma nova economia verde. A sanção da PEMC, elaborada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, possibilita que São Paulo vá à COP15, que reunirá governos do mundo todo em Copenhague, com posições mais fortes e uma iniciativa replicável a outras regiões ou esferas de governo.

Entre os principais pontos da PEMC está a criação do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas, que terá caráter consultivo, e a permanência da atuação do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas. Além disso, o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, que já apoia projetos relacionados ao controle da poluição e preservação do meio ambiente, terá como atribuição financiar ações e planos específicos de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.

Outro destaque da PEMC é a redução do prazo de elaboração da Comunicação Estadual, que conterá o inventário de emissões dos gases de efeito estufa de origem antrópica, ou seja, resultantes de atividades humanas. A idéia é usar esse instrumento de planejamento para promover a integração à questão climática em áreas como energia, transportes, agricultura e educação.

Na área de transportes, a PEMC incentiva a criação de políticas públicas que priorizem o transporte sustentável. Dentre elas estão a construção de ciclovias, a criação de programas de carona solidária, a implantação da inspeção veicular e outras medidas que distribuam melhor o tráfego por rodovias.

+ Mais

Programa de cursos do IG mostra fundamentos em Geociências

04/11/2009 - Instituto Geológico promove a disseminação de conceitos básicos e aplicados sobre desastres naturais e outros temas

Pesquisadores do Instituto Geológico ministraram, no dia 27 de outubro último, uma aula sobre “Desastres Naturais e Riscos Geoambientais” destinada especialmente a técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, oferecendo conceitos básicos e aplicados das Geociências. A atividade, que faz parte do curso “Fundamentos em Geociências”, foi conduzida pelos pesquisadores Daniela Gírio Marchiori Faria, Rodolfo Moreda Mendes e Lídia Keiko Tominaga, que trataram de questões como o cenário e o escopo da avaliação e prevenção de desastres naturais e dos riscos associados a essas ocorrências. O objetivo é fornecer os fundamentos para a caracterização, a análise e a definição de mecanismos e procedimentos de gerenciamento de riscos, e permitir a identificação, a avaliação e o encaminhamento de ações relacionadas à prevenção de desastres naturais e riscos associados.

Para os técnicos da SMA, as questões tratadas no curso ganham importância cada vez maior, pois a prevenção de desastres naturais constitui ação fundamental para a gestão ambiental do território, para minimizar os riscos para a população evitando a perda de vidas e prejuízos socioeconômicos e ambientais. O curso, com carga horária de 37,5 horas e nove horas de trabalho de campo didático, aborda questões sobre Geologia Geral, Climatologia, Geomorfologia, Cartografia, Hidrogeologia, Desastres Naturais e Riscos Geoambientais, Recursos Minerais e Mineração, Monumentos Geológicos e Ciclagem da Matéria.

A disseminação de conhecimentos sobre esse tema constitui uma preocupação do Instituto Geológico, que inseriu o curso no plano de ação 2009-2012 da Área de Atuação em Desastres Naturais. O curso “Fundamentos em Geociências” é oferecido anualmente para um público diverso no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente. Em 2005 e 2006 foi oferecido à Polícia Ambiental e, em 2007, aos funcionários do próprio IG. Este ano foi destinado aos funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, especialmente os analistas ambientais que ingressaram no último concurso. São funcionários lotados nas coordenadorias de Planejamento Ambiental, de Biodiversidade e Recursos Naturais e de Educação Ambiental.

O tema "Desastres Naturais" está inserido em todos esses cursos e é abordado também em ciclos de palestras destinados a diferentes públicos como os ligados à Coordenadoria de Defesa Civil do Estado e os visitantes do Museu Geológico Valdemar Lefèvre, no Parque da Água Branca. Ainda para 2009, está prevista a realização pela equipe do IG de um curso no Seminário Internacional de Defesa Civil - DEFENCIL, nos dias 18 e 19 de novembro próximos, no Parque Anhembi, intitulado "Gestão e Prevenção de Desastres Naturais". Os temas a serem abordados são: Noções básicas de desastres naturais - aspectos básicos de geociências; Noções básicas de desastres naturais - introdução a riscos ambientais; e Gestão de Riscos Naturais - medidas preventivas (Mapeamento de risco, planos preventivos).
Texto: Newton Miura

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.