Panorama
 
 
 

BRASIL DEVE TER ATÉ OITO USINAS NUCLEARES ATÉ 2030

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2009

Data 26/11/09 - Especialistas de diferentes setores da área energética discutiram sobre a implantação de usinas nucleares no Brasil para geração de energia, durante o seminário “Programa Nuclear Brasileiro: Autonomia e Sustentabilidade do País”. O seminário aconteceu nesta terça-feira (24), no auditório Freitas Ramos, na Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença do secretário-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Paulo Altaur.

O secretário destacou que o Plano Nacional de Energia – PNE 2030 – aponta cenários de implantação entre 4.000 e 8.000 MW de usinas termonucleares até o ano de 2030. Depois da construção da usina de Angra III, as duas próximas unidades estão previstas para a região Nordeste, devendo a localização destas usinas sair até o próximo ano. Paulo Altaur destacou a matriz energética do Brasil, apontando ser ela uma das mais limpas do mundo, com 45,9 % de fontes renováveis. Ele ressaltou ainda o esforço que está sendo feito no sentido de promover um mercado sustentável para fontes alternativas de energia com sinergia das políticas energética e industrial.

Outro ponto apresentado foi o fato da energia nuclear beneficiar tanto o setor de geração de energia como áreas da medicina (radiofarmacos), contribuindo para melhorar a tecnologia na saúde, combustíveis e segurança.

O presidente das Indústrias Nucleares do Brasil, Alfredo Tranjan Filho, disse que, com as centrífugas, o país poderá produzir todo o urânio enriquecido para abastecer as três usinas de Angra, no Rio de Janeiro. O MME e a Eletronuclear estudam a localização das quatro novas usinas que deverão ser instaladas no Nordeste e no Sudeste.

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Gonçalves, pediu apoio aos deputados que participaram do seminário para que seja criada uma agência reguladora para o setor, além de uma política nacional para evitar mudanças de rumos em relação ao que está sendo planejado.

Durante o evento foi lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Programa Nuclear Brasileiro (PNB), que pretende assegurar a continuidade e o incremento do PNB.

Alternativa nuclear
A energia nuclear é apontada por especialistas como uma alternativa economicamente viável e ambientalmente sustentável para suceder os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, ao longo deste século.

Com apenas um terço do território prospectado, o Brasil já detém a sexta maior reserva de urânio do mundo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben). Além disso, o País domina o ciclo completo do combustível nuclear com tecnologia de ultracentrifugação. O país está entre os sete países do mundo que têm conhecimento e meios para gerar energia elétrica de fonte nuclear.

Meio ambiente
Em relação aos problemas ambientais, Odair Gonçalves afirmou que a tecnologia atual é segura e a energia nuclear é a que menos emite gases do efeito estufa. Já o secretário adjunto de Planejamento do MME, Paulo Altaur, disse que o país precisa dobrar sua capacidade de geração energética até 2030. Neste cenário, a energia nuclear teria um papel muito importante, pois apresenta atratividade econômica para geração na base, além de não emitir gases de efeito estufa.
Assessoria de comunicação
Ministério de Minas e Energia

+ Mais

Brasil e Suécia vão ampliar intercâmbio em renováveis

Data 26/11/09 - Estocolmo – Os governos do Brasil e da Suécia estão dispostos a ampliar o intercâmbio de informações sobre produção e uso sustentável de energia, a partir de fontes renováveis, incluindo biomassa e outras áreas de interesse relacionadas com o tema.

Em reunião com a vice-Primeira ministra e Ministra dos Negócios e Energia da Suécia, Maud Olofsson, na capital sueca, nesta quinta-feira (26), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, concordou em dar conseqüência a um memorando de entendimento celebrado em 2007. O documento visa a manter a cooperação entre os dois países, com vistas à utilização de tecnologias na área de bioenergia, inclusive biocombustíveis, e ao estabelecimento de um mercado mundial para biocombustíveis.

Lobão, que deve retornar nesta sexta-feira (27) ao Brasil, foi recepcionado na Suécia pela ministra do Comércio do Ministério de Negócios Estrangeiros, Ewa Bjorling, e nesta quarta, à frente de uma comitiva formada por representantes dos governos de Minas Gerais e São Paulo, inclusive a vice-prefeita da capital paulista, Alda Marco Antonio, visitou o modelo sueco de Cidade Sustentável, em Hammarby Sjostad, nas imediações de Estocolmo.

No Ministério dos Negócios, Energia e Comunicações, Edison Lobão participou de mesa-redonda organizada pelo Swedish Trade Council, com a presença de indústrias suecas, empresas e investidores dos setores de mineração e energia interessados em ampliar seus investimentos no Brasil. Em seguida, o ministro visitou uma unidade industrial de produção de energia a partir de resíduos, em Sodertalje.

No último dia de sua visita oficial à Suécia, para a qual foi convidado juntamente com prefeitos de várias capitais brasileiras, o ministro Edison Lobão terá encontros com representantes de universidades e instituições acadêmicas que trabalham com pesquisas de ponta em energias renováveis. O encontro foi organizado pela Agência de Energia da Suécia.
Assessoria de comunicação
Ministério de Minas e Energia


 

Fonte: Ministério de Minas e Energia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.