Panorama
 
 
 

ESPAÇO FLORESTA LEGAL CHEGA AO VALE DO PARAÍBA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2009

23/11/2009 - Caracterizada pela exuberância e riqueza tanto de espécies animais quanto vegetais, como também pela diversidade de paisagens e atrativos, o Núcleo Santa Virgínia é o principal atrativo natural dos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. Suas florestas preservam importantes mananciais para o abastecimento de águas de cidades do Vale do Paraíba, até mesmo do estado do Rio de Janeiro.

Por isso, o núcleo Santa Virgínia não podia deixar de incluir em suas atividades o espaço Floresta Legal, do Projeto Criança Ecológica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, que tem o objetivo de sensibilizar as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I sobre os conceitos básicos da agenda ambiental. O projeto envolve locais pedagogicamente preparados para receber as excursões de alunos, são eles: Villa Ambiental, no Parque Villa-Lobos; Bicho Legal, no Zoológico de São Paulo; Água Amiga, no Parque Ecológico Gurapiranga; Verde Vivo, Jardim Botânico de São Paulo; e o Floresta Legal, nas Unidades de Conservação. O novo espaço Criança Ecológica, inaugurado em 18.11, possui TV, DVD, livros, para que as crianças de 7 a 10 anos possam realizar atividades ecológicas, assistir a vídeos sobre o tema e fazer atividades lúdicas.

Toda a turma do projeto - Bob Água, Frida Flor, Nika Valente, Max Limpo, Fred Fauno, Poli Vigarista e Dick Poluição - foi recebida por 35 crianças das Escolas Municipal Coronel Domingues de Castro e Joaquim Ribeiro de Almeida. Para o gestor do Núcleo Santa Virgínia, João Paulo Villano, não são só as crianças que aprendem com o projeto. “Nós gestores e monitores estamos buscando conhecimentos específicos, de ajustamento, para trabalhar com as crianças nessa faixa etária. Essas crianças serão as nossas interlocutoras no futuro.”, disse.

Novo espaço no Núcleo Cunha
No último dia 19.11, o Núcleo Cunha, localizado no extremo norte do Parque Estadual Serra do Mar, inaugurou também seu próprio espaço Floresta Legal. Para a inauguração, cerca de 40 crianças aproveitaram a tarde de sol e fizeram trilhas por entre as araucárias, com poços e cachoeiras para banho e contemplação. A maior alegria foi quando, após assistirem o filme Criança Ecologia, conheceram os personagens de perto. “Quando eu crescer quero ser também criança ecológica”, disse Giovana Monteiro de Castro, 9 anos, da Escola Municipal Benedito Aguiar Santana, deslumbrada com os personagens. Já Mateus Henrique, 10 anos, gostou muito do Bob Água “porque ele não deixa ninguém sujar a água” . Apenas a personagem Poli Vigarista foi muito vaiada por suas atitudes nada ecológica.

O Núcleo Cunha realiza várias ações de educação ambiental, voltadas a diversos segmentos da sociedade, com o objetivo de ampliar e ressaltar a importância das áreas legalmente protegidas. Em seu interior há um laboratório de Hidrologia Florestal Walter Emmerich, onde são realizadas pesquisas sobre as funções hidrológicas da Mata Atlântica.

Nos dois eventos, Malu Freire, coordenadora de Educação Ambiental da SMA, enalteceu o trabalho da secretaria e o empenho do secretário Xico Graziano na condução dos projetos ambientais. “De todos os projetos da secretaria, o de Educação Ambiental é o que mais o secretário se envolve pessoalmente. Ele tem trabalhado com muito afinco para resgatar a educação ambiental no Estado de São Paulo”.

Para o gestor do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha, Roberto Starzynski, o trabalho desenvolvido propicia à população melhor conhecimento da preservação ambiental. “Temos dois objetivos na linha de trabalho: uma é a de proteção e preservação da natureza e a outra é abertura para visitação pública. As pessoas, quando vêem o resultado do nosso trabalho, passam a acreditar que preservar é possível. Por isso acredito que a educação ambiental é importante para preservar essa biodiversidade“, salientou Starzynsky.
Texto: Rosely Ferreira

+ Mais

Mogi Guaçu e região ganham Agência Ambiental Unificada

23/11/2009 - A região de Mogi Guaçu ganhou um grande reforço para a defesa do meio ambiente, ao mesmo tempo em que facilita o progresso e o desenvolvimento sustentável. O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, inaugurou nesta quinta-feira, 19.11, a 43ª agência ambiental unificada do Estado de São Paulo, a de Mogi Guaçu. Essa agência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb responderá pelas demandas de dez cidades. Além de Mogi Guaçu, Águas de Lindóia, Conchal, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Itapira, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi-Mirim, Serra Negra e Socorro estão na área de abrangência da unidade inaugurada.

O planejamento é de que até 2010, 56 agências unificadas da Cetesb estejam funcionando. O principal objetivo da unificação do licenciamento ambiental no Estado é justamente agilizar os processos de licenciamento, permitindo aos empreendedores de cada região um atendimento rápido e eficiente. O prefeito de Mogi Guaçu, Paulo Eduardo de Barros, representando os prefeitos das 10 cidades, falou sobre a importância da agência para a região. “Nesse momento, em que os líderes mundiais estão discutindo em Copenhague como combater o aquecimento global, nossa região ganha uma importante ferramenta que vai contribuir para melhorar a qualidade ambiental de nossas cidades”, afirmou.

O diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Cetesb, Marcelo Minelli, destacou que a partir de agora o cidadão terá uma porta única de entrada para o licenciamento ambiental no Estado, unificando a antiga Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e os extintos Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN, Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental - DAIA e Departamento de Uso do Solo Metropolitano - DUSM. “Antes, o empresário tinha que ir numa cidade, para pedir o licenciamento na Cetesb e em outra para dar entrada no processo no DEPRN. Agora, o cidadão dá entrada num único processo, que é avaliado pelos nossos técnicos, dando agilidade e melhorando a eficiência no atendimento”, explicou.

Graziano destacou que a agilidade e a desburocratização não significam afrouxamento no rigor das exigências ambientais. “O processo de licenciamento de empreendimentos segue agora a fórmula dos '3+': mais rápido, mais transparente e mais rigoroso. Chega de empurrar com a barriga os problemas ambientais. Nós queremos ajudar os empresários a enfrentar essa agenda e estamos conseguindo”, declarou. O endereço da Agência Ambiental Unificada de Mogi Guaçu é: R. Hugo Panciera, 400 – Imóvel Pedregulhal – Mogi Guaçu.

Criança Ecológica
O projeto de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, o Criança Ecológica, também foi tratado durante o encontro. Graziano e o prefeito de Mogi-Mirim, Carlos Nelson, assinaram um termo de cooperação para implantação do projeto na cidade. O Criança Ecológica é um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da SMA. Voltado para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I, objetiva sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
Texto: Lucas Campagna


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.