Panorama
 
 
 

FILHOTE DE ONÇA-PINTADA LEVADO PELO IBAMA AO ZOO DE UBERLÂNDIA DESPERTA PAIXÕES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2009

Uberlândia (25/11/2009) - Mocinha é o mais novo xodó da equipe que cuida dos felinos do Zoológico do Parque do Sabiá, em Uberlândia, MG. A onça-pintada fêmea de quase um ano de idade provoca paixões nos que dela se aproximam. É um animal vigoroso, mas surpreendentemente manso. “Ela se adaptou muito bem à vida no zôo. Nem parece que veio do meio selvagem”, observa Elisete de Araújo, médica veterinária, que convive há 10 anos com os “gatinhos” do zoológico.

Mocinha já tem os dentes formados. Se fosse macho, teria parceira certa: a outra onça-pintada do lugar, a Janaína, de cinco anos, trazida do estado do Amazonas. Janaína era criada por um ribeirinho dentro da reserva de Mamirauá e viveu, por quatro anos, em uma pequena jaula de madeira que ficava no meio de uma área alagada. Mas os técnicos não recomendam o convívio das duas que poderia acabar entre arranhões por causa da diferença de idade.

Por enquanto, Mocinha habita um recinto provisório mantido limpo pelos tratadores que também a alimentam. Os três quilos de carne por dia lhe conferiram a robustez dos seus bem pesados 25 quilos. Francisco Ferreira da Silva, auxiliar de veterinária, deixa escapar um brilho no olhar ao descrever o prazer que sente ao lidar há 21 anos com esses nobres selvagens. “Somos um pouco pai e mãe desses bichos”, destaca.

Os exames feitos em Mocinha assim que chegou ao zoológico confirmaram o que o aspecto físico já revelava: saúde perfeita. Mas, mesmo com toda essa força, Mocinha ainda não se dispôs a subir nos troncos colocados no ambiente pela bióloga Beatriz Veira Santos para estimulá-la. Além de Elisete, Francisco e Beatriz, mais oito profissionais entre veterinário, tratadores e cozinheiras se mobilizam no cuidado diário de Mocinha e dos outros 12 felinos do zôo (onça-pintada, suçuaranas, jaguatiricas, gato mourisco e tigrina), que incluem também vacinação preventiva, aplicação de vermífugo e o controle de pulgas e carrapatos.

Resgate
A onça-pintada foi levada para o Parque do Sabiá pelo Ibama. O chefe do Escritório Regional de Uberlândia, Aloísio Romar, e o servidor José Basílio Franco foram buscá-la no início do mês de agosto, numa fazenda localizada no Distrito de Fé do Araguaia, a 150 quilômetros de Araguaína, em plena Amazônia tocantinense. Para recolhê-la, eles contaram com a ajuda de servidores do Escritório Regional de Araguaína/TO.

Na época, mocinha era um apenas um filhote oito meses de idade e pesava cerca de 15 quilos. “Os funcionários da fazenda a acharam sozinha e debilitada no meio da pastagem. Depois de laçada, foi colocada em um cercado de madeira. Quando chegamos para resgatá-la, vinte dias depois, ela estava alimentada, mas, como é natural de um animal silvestre, ficou brava quando a transferimos para uma jaula emprestada pela Polícia Militar de Minas Gerais (5ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Uberaba)”, conta José Franco Basílio. O chefe do Escritório Regional de Araguaína/TO, Leo Bento, providenciou o laudo pericial a guia de transporte do animal para Uberlândia/MG. Foram dois dias de viagem.

Mocinha não está em exposição ao público. Embora a torcida para que continue no Zoológico do Parque do Sabiá seja grande, ainda não se sabe ao certo se ela ali permanecerá ou se será destinada a algum criadouro conservacionista. Mas, de uma coisa ninguém duvida: onde ela estiver continuará despertando a admiração e o respeito de seus observadores.
Esreg Ibama Uberlândia/MG

+ Mais

Lontras órfãs encontradas em Belém são entregues ao Ibama

Belém (26/11/2009) – Dois filhotes de lontra foram entregues nesta quinta-feira (26/11) à Superintendência do Ibama em Belém, no Pará. Com menos de dois meses de idade, os bichos ainda não sabem nem nadar. Provavelmente, tiveram os pais mortos por pescadores. “Eles aprenderiam tudo com os adultos. Agora vão precisar ser ensinados por humanos”, diz o veterinário Messias Costa, do Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, entidade que ficou com a guarda provisória dos animais.

Apesar da boa saúde, o futuro dos órfãos ainda é incerto. “A nossa primeira opção é sempre devolver o animal à natureza”, explica a veterinária Rita Barreto, do Núcleo de Fauna e Pesca da Supes/PA. “Só mantemos em cativeiro quando não há outra opção”, completa ela, que acompanhará de perto a recuperação dos mamíferos.

As lontras foram encontradas abandonadas num parque bem preservado na zona urbana de Belém. Segundo o Batalhão de Polícia Ambiental, que trouxe os bichos ao Ibama, um funcionário do local recolheu a dupla na beira de um lago. “Os filhotes nunca são deixados sozinhos por muito tempo. Mas é comum pescadores matarem lontras adultas por causa da competição por peixe ou mesmo pela pele”, afirma Messias.

Somente depois que as órfãs aprenderem a sobreviver sozinhas, o Ibama vai decidir se vai ser dada a guarda para algum zoológico ou se as lontras voltam à liberdade.
Nelson Feitosa
Ascom/Ibama


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.