Panorama
 
 
 

NOVA CETESB – 100 DIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2009

23/11/2009 - Ao completarmos 100 dias da entrada em vigor da Lei 13542/2009, que além de dar nome à NOVA CETESB, lhe atribuiu novos e mais poderes como único órgão licenciador do Estado de São Paulo, buscando responder a uma demanda legítima da sociedade paulista e do próprio Sistema Estadual de Meio Ambiente de simplificar, racionalizar, regionalizar e agilizar os procedimentos do licenciamento ambiental, por meio de uma otimização dos recursos do Estado para o desempenho dessa atribuição sem prejuízo da transparência, rigor, qualidade e eficiência, é importante informar à comunidade dos primeiros resultados desse complexo processo e de algumas adversidades próprias de um período de transição de modelo.

Das 56 Agências Ambientais da CETESB definidas para implantação no Projeto Estratégico do Licenciamento Ambiental Unificado, já se encontram em operação 52 destas, o que nos permite estar muito próximos da consecução da meta do Projeto de instalar todas as agências até dezembro deste ano.

Somando-se aos quadros da CETESB e da SMA descentralizados nas 52 agências em operação, contratou-se e encontra-se em processo de contratação um total de 80 empregados com formação voltada exclusivamente para atendimento da demanda da “Agenda Verde”, tais como: Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas / Biologia, Geografia e Geologia, o que por si só representa um contingente inicial de técnicos superior ao encontrado nos quadros dos DEPRN e DUSM quando da recepção das novas atribuições pela NOVA CETESB.

Desde o início da atual gestão (2007) até o presente, já foram efetuadas um total de 275 transferências / movimentações de empregados da Companhia, de sorte a compor as equipes técnicas e administrativas nas novas agências e nas novas áreas na sede. E esse trabalho continua. Paralelamente, está em curso a realização de novo Concurso Público para formação de Cadastro-Reserva dos cargos do quadro da Companhia, agora inovado com carreiras específicas da “Agenda Verde”, cuja prova está agendada para realização no dia 20/12/2009.

Igualmente, diligencia-se para a homologação do novo Concurso Público da Companhia até abril/2009, de forma a permitir o processo de convocação dos candidatos aprovados, antes do início da vigência da Lei Eleitoral.

Com relação à gestão do passivo de quase 20 mil processos herdados dos antigos DEPRN e DUSM, a Companhia trabalha na revisão de procedimentos e com a execução de forças-tarefa no sentido de equacioná-lo, valendo-se para isso também de convênios com prefeituras e com o setor produtivo, para a execução do trabalho de laudistas, o que representa um auxílio imprescindível e temporal para atender à demanda histórica da “Agenda Verde” do Sistema de Meio Ambiente.

No capítulo da descentralização do licenciamento, quatro municípios conveniados já estão emitindo suas licenças, num total de 46 convênios em andamento. Fator decisivo para o sucesso do Projeto diz respeito ao treinamento e capacitação das novas equipes; foram 17 Cursos e Treinamentos Abertos, com 417 colaboradores e 20 Cursos Fechados, que reuniram 1.108 participantes.

A Ouvidoria da Companhia registrou um acréscimo de demandas, tendo como temas de relevância a demora para a expedição de autorizações relativas à supressão da vegetação e reclamações decorrentes da impossibilidade de quitação do preço para o licenciamento ambiental.

Como é sabido nos processos de transformação organizacional, há um período de adaptação onde nem todas as equipes conseguem num primeiro momento atender às expectativas geradas pelo processo. O importante é reconhecer que caminhamos, com compromisso e segurança, para a adequação da mudança, tendo a certeza de que em breve tempo toda a sociedade paulista poderá experimentar, em todas as regiões do estado, os resultados positivos dessa grande re-estruturação.

Sem dúvida alguma, o amanhã será muito melhor que o ontem. Se há vozes que pregam o contrário, que advogam a crise, é porque se beneficiavam de uma estrutura que sabidamente não era adequada para responder aos desafios da sustentabilidade.

Fernando Rei
Diretor-Presidente

+ Mais

CETESB lança programa especial de cobrança de multas

23/11/2009 - A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB acumula um total de R$ 130 milhões em multas com pagamento em atraso, aplicadas à empresas. Esse valor representa aproximadamente 40% do seu orçamento anual. Para receber essa quantia ainda não inscrita na dívida ativa do Estado, a agência lançou o Programa Especial de Cobrança de Multas de Fontes Estacionárias de Poluição, que permite a negociação direta com os devedores.

As cartas de cobrança acompanhadas de um boleto bancário para cada multa, com a opção de pagamento integral em cota única ou parcelado, estão sendo emitidas em lotes. Os três primeiros já foram enviados pelo correio, com vencimento para os dias 4, 11 e 18 de dezembro. Após 10 dias de vencidos os prazos para regularização do débito, as empresas devedoras que não regularizarem seus pagamentos serão inscritas no CADIN estadual – Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais – um banco de dados onde se encontram registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas em débito para com os órgãos estaduais, e, na sequência as multas serão inscritas na dívida ativa do Estado.

O programa constitui um esforço concentrado de cobrança de multas “em aberto” e permanecerá em vigor, em caráter excepcional, até 31 de dezembro de 2010.

Para orientar melhor as empresas sobre o Programa Especial de Cobrança de Multas, a CETESB disponibilizou o endereço eletrônico contasareceber@cetesbnet.sp.gov.br.
Texto: Renato Alonso


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.