Panorama
 
 
 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO E GRAVURA É ENCONTRADO NO EIXO LESTE DO PROJETO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2009

23/11/2009 - Custódia (PE) - O Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional tem seu 1º sítio arqueológico de gravura rupestre no Eixo Leste, chamado de Laje das Onças, localizado no lote 10, no município de Custódia, em Pernambuco. Foram encontrados ao todo seis locais com as gravuras, vestígios pré-históricos, espalhados por todo o sítio, numa área total de 200 metros quadrados.

Os materiais encontrados foram os líticos, rochas utilizadas como ferramentas a exemplo de quartzo e sílex. O sílex é um material de excelente corte e bastante usado para fazer ponta de flecha. Já o quartzo era pouco utilizado por ter lascamento mais difícil. Foram descobertos também perfurações de pilões em rochas que são comuns no Brasil.

Esses vestígios são relevantes para a Preservação do Patrimônio Arqueológico, histórico cultural e artístico daquela região. Segundo Flávio André Silva, arqueólogo e preservador patrimonial, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), “é importante o encontro desse material para compor o mosaico cultural do grupo estudado, através disso, o arqueólogo cumpre seu objetivo, pois é pelo vestígio que se é capaz de conhecer o comportamento humano da época”.

O trabalho dos arqueólogos é minucioso para o resgate de registro rupestre. Segundo a arqueóloga e responsável pelo sítio Laje das Onças, Emília Arnaldo, tudo dever ser observado, medido, anotado, descrito, desenhado e fotografado. Para as escavações dos materiais líticos são utilizadas como ferramentas de trabalho as colheres de pedreiro, pincéis e espátulas. “Após a sondagem, escavação superficial, o sítio é redesenhado em 3D pelo aparelho topográfico, que dimensiona a profundidade e a distância, identificando assim, o nível e a freqüência de onde os vestígios foram localizados”, explica.

O trabalho realizado pelos arqueólogos faz parte do Programa de Identificação e Salvamento de Bens Arqueológicos, um dos 36 Programas Básicos Ambientais do Projeto São Francisco, criados para minimizar e compensar os impactos ambientais da construção dos canais do Eixo Norte, projetado para cortar 426 quilômetros da caatinga, e do Eixo Leste, de 287 quilômetros. No momento encontra-se em execução em conjunto com a Univasf.

Sítio Coronel Alexandre – No Eixo Norte, no município de Terra Nova (PE), foi identificado o sítio arqueológico Coronel Alexandre, onde foram encontrados cerca de 30 projéteis de fuzil intactos, datados de 1912 a 1915. Também foram encontradas cerâmicas, vidrarias de perfume e bainha de facão.

O sítio passou a ser chamado de Coronel Alexandre porque os objetos encontrados estavam na fundação da casa do coronel, segundo relatos da vizinhança. De acordo com arqueólogo Flávio, “o Coronel Alexandre deu apoio financeiro a Lampião naquela época, conforme me relatou o Tenente Joaquim Freire, de 90 anos, que o conhecia”.

O Projeto São Francisco, garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visa garantir a segurança hídrica a aproximadamente 12 milhões de pessoas que vivem no Nordeste Setentrional entre os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi


 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.