Panorama
 
 
 

EXERCÍCIO SIMULA ATENDIMENTO EMERGENCIAL A ACIDENTE COM PRODUTOS PERIGOSOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2009

03/12/2009 - Diversos técnicos ambientais e da defesa civil de Indaiatuba, além de policiais militares e funcionários treinados de empresas especializadas na atuação de emergências envolvendo produtos perigosos participaram, em 03.12, de um exercício simulado de atendimento emergencial a acidente químico.

O simulado foi realizado na Rodovia SP 075, altura do Km 57 Sul, no município de Indaiatuba e contou com a participação de técnicos da Agência Ambiental de Jundiaí da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

O exercício envolveu um caminhão acidentado carregado de produtos químicos. Todas as etapas rotineiras executadas num acidente real foram cumpridas, desde o imediato acionamento de todas as equipes de atendimento emergencial, isolamento do local para evitar riscos à população, avaliações preliminares, identificação dos produtos químicos, colocação de materiais para a contenção do vazamento de produto químico, neutralização de produtos reagentes, transferência dos produtos intactos, e recolhimento e destinação dos resíduos, com a devida aprovação da CETESB. Além disso, uma equipe médica fez o atendimento de primeiros socorros às “vítimas”.

O simulado contou, também, com a participação de funcionários da Concessionária Colinas, das empresas especializadas S.O.S. Cotec e Suatrans, da Polícia Rodoviária, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e Prefeitura de Indaiatuba.
Texto: Mário Senaga
Foto: Agência Ambiental de Jundiaí

+ Mais

Curso em Caraguatatuba prepara técnicos da região para atendimento de emergências químicas

02/12/2009 - As emergências químicas podem transformar-se em eventos agudos de poluição, em razão da emissão de substâncias tóxicas, inflamáveis e explosivas, normalmente envolvendo um ou mais componentes químicos, com potencial para causar, simultaneamente, múltiplos danos ao meio ambiente, à saúde dos trabalhadores e das comunidades expostas aos seus efeitos. Pensando nisso, a Casa Militar do Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, e com o apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB e do Corpo de Bombeiros, iniciou, em 30.11, no município de Caraguatatuba, litoral Norte do Estado, um Curso de Atendimento de Emergências Químicas, que se estenderá até o dia 04.12.

O treinamento tem como foco a região do Litoral Norte, abrangendo os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, onde se encontram alguns dos principais remanescentes de Mata Atlântica do Estado e palco, atualmente, de grandes projetos e propostas de desenvolvimento, como a plataforma de gás de Campo Mexilhão, o gasoduto Caraguatatuba-Taubaté e ampliação do Porto de São Sebastião, entre outros. Assim, o público que está participando do evento é formado por cerca de 40 profissionais, que estão representando diversas instituições e entidades envolvidas com o assunto, no Litoral Norte.

Segundo explicou Marco Antonio José Lainha, do Setor de Operações de Emergência da CETESB e um dos coordenadores do evento, em muitas situações, durante um acidente envolvendo substâncias químicas, “é necessária a colaboração de técnicos e especialistas de diferentes áreas de atuação e com as mais variadas formações profissionais, os quais devem atuar de maneira coordenada e integrada, visando suprir as eventuais dificuldades observadas em campo, de modo a garantir a segurança da comunidade e evitar, ou minimizar, os impactos ao meio ambiente”.

Por isso, segundo o técnico, as instituições públicas envolvidas com estes episódios deverão dispor de planos de atendimento de emergência e de auxilio mútuo, com procedimentos eficazes, inclusive atendimento médico emergencial, a ser aplicado em ocorrências com riscos ampliados, para garantir uma eficiente resposta a esses episódios.

Conforme o especialista, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sensibilizada com o crescimento da região do Litoral Norte e, por consequência, com o surgimento dos riscos oriundos das atividades de produção, armazenamento, manipulação, distribuição e destinação de produtos químicos, somado ao fato de que esta região é considerada de alta vulnerabilidade e sensibilidade sócio-ambiental a acidentes tecnológicos, entendeu que os órgãos públicos da região devam ser preparados, articulados, integrados e organizados para combater os acidentes com substâncias químicas, que provavelmente surgirão com o esperado desenvolvimento.

Para a efetivação desses trabalhos, será criada na região do Litoral Norte, a “Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos – SR-P2R2LN”, com o objetivo de capacitar e implementar os conhecimentos técnicos de equipes e profissionais que atuam nos cenários envolvendo acidentes ambientais com produtos perigosos. A realização do curso em Caraguatatuba está dando início a esses trabalhos.
Texto: Mário Senaga

 


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.