Panorama
 
 
 

AUMENTA A PROCURA POR CANAIS DE DENÚNCIAS E INFORMAÇÕES DA SMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2009

09/12/2009 - Um ano após ser reformulado, o número de ligações no Disque Ambiente, canal de denúncias e informações da secretaria estadual do Meio Ambiente - SMA, só aumenta. Até junho deste ano a média de atendimentos era de 3 mil ligações por mês, após a campanha de divulgação durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente a média subiu para 4,5 mil. No último mês já foram 5,1 mil ligações.

A maioria delas – 50% - é para solicitações de informações. Na sequência, vêm as denúncias por emissão de fumaça preta, responsáveis por 25% das ligações. Poluição do ar, desmatamentos, crimes contra a fauna, ruídos e emergências químicas são algumas das denúncias que o cidadão pode fazer, basta ligar para o número 0800 11 3560, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Outro canal que serve de suporte ao Disque Ambiente é a Ouvidoria da secretaria do Meio Ambiente, um canal permanente de comunicação entre o cidadão usuário de serviços públicos e a instituição que os oferece para o recebimento de reclamações, sugestões, reivindicações, elogios e denúncias.

Entre os meses de setembro e novembro a Ouvidoria dobrou o número de atendimentos: foram 256 em setembro e 515 no mês passado. Assim como o 0800 da SMA, metade da procura é para solicitar informações, principalmente sobre licenciamento ambiental e concursos públicos.

A Ouvidoria da SMA funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e atende pelos telefones (11) 3133-3479 e (11) 3133-3487, ou ainda pelo e-mail ouvidoria@ambiente.sp.gov.br
Texto: Evelyn Araripe

+ Mais

Selo Socioambiental facilita compra de produtos sustentáveis

09/12/2009 - Catálogo de materiais com selo está disponível na internet para compradores governamentais - O Selo de Responsabilidade Socioambiental está disponível para visão pública no Catálogo de Materiais e Serviços – CADMAT utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo e que pode ser acessado na Bolsa Eletrônica de Compras – BEC, facilitando a escolha de produtos, materiais e serviços que contemplem critérios socioambientais por parte dos compradores governamentais.

A identificação dos itens aptos a receberem o Selo de Responsabilidade Socioambiental é feita pela secretaria estadual do Meio Ambiente - SMA, com aprovação pela secretaria de Gestão Pública, responsável pela coordenação do Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis, criado pelo Decreto Estadual nº. 53.336, de 20 de agosto de 2008.

Dessa forma, são identificados os itens do Catálogo de Materiais e Serviços – CADMAT cujo consumo resulte na diminuição do impacto sobre os recursos naturais, na minimização da geração de resíduos e na redução da emissão de poluentes, dentre outros benefícios de cunho social.

Considerando a alta dinamicidade do Catálogo de Materiais e Serviços, os itens aptos a receberem o Selo de Responsabilidade Socioambiental serão atualizados mensalmente pela SMA. À Secretaria da Fazenda, responsável pela gestão do CADMAT e que administra a Bolsa Eletrônica de Compras e o Sistema Integrado de Informações Físico-Financeiras - SIAFISICO, cabe operacionalizar a inclusão da identidade visual do Selo nos itens indicados.

A inserção do Selo de Responsabilidade Socioambiental no Catálogo de Materiais e Serviços, além de indicar aos compradores da Administração as melhores alternativas de produtos, materiais e serviços, subsidiará as ações previstas no Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis. Além disso, o Selo sinalizará ao mercado fornecedor a intenção do Estado de São Paulo de adequar seu perfil de consumo, a fim de torná-lo coerente com a política de desenvolvimento sustentável que vem sendo estabelecida pelo governo estadual.
Texto: Ludmilla Fregonesi e Denize Cavalvanti

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.