Panorama
 
 
 

CONSELHO DE RECURSOS HÍDRICOS APROVA CONDIÇÕES DE COBRANÇA EM QUATRO BACIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2009

10/12/2009 - O Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH aprovou em sua última reunião, ocorrida no dia 10 de dezembro, os mecanismos e valores da cobrança pelo uso da água nas bacias hidrográficas do Alto Tietê, Baixada Santista, Baixo Tietê e Tietê-Jacaré. As condições foram aprovadas para os usuários urbanos e industriais das quatro bacias. De acordo com as deliberações, a cobrança para estes usuários se dará em 2010 no comitê do Baixo Tietê e em 2011 nos comitês do Alto Tietê, Baixada Santista e Tietê-Jacaré.

Também foram aprovadas as deliberações relacionadas aos procedimentos para cadastramento e eleição dos representantes da sociedade civil no CRH durante o biênio de 2010 a 2012, à distribuição dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro, referente ao orçamento do próximo ano e ao conteúdo mínimo dos estudos técnicos e financeiros para a fundamentação da cobrança pelo uso da água.

A reunião foi encerrada após a aprovação da moção que recomenda a adoção da divisão por bacia hidrográfica do Estado como unidade de planejamento e gestão. A coordenadora de recursos hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, Rosa Mancini, informou aos conselheiros que a pauta está em processo de discussão na Secretaria de Economia e Planejamento.

O secretário estadual do meio ambiente, e presidente do CRH, Xico Graziano, destacou os avanços obtidos na gestão dos recursos hídricos paulistas. “O Pacto das Águas marcou o ano, mas é uma agenda que ainda merece muito esforço”, enfatizou. Com as aprovações, Graziano parabenizou a dedicação de todos. “Esta reunião coroa um bom ano de trabalho”, disse.

Para Rosa Mancini, 2009 foi um ano positivo. “A sensação é de missão cumprida. Em 2007 arrumamos a casa, em 2008 colocamos os carros para andar e em 2009 colhemos os resultados”, disse, referindo-se, principalmente, ao Relatório de Situação das Bacias Hidrográficas por Indicadores, aprovado pelo conselho em setembro.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.