Panorama
 
 
 

ECONOMIA VERDE É TEMA DE PUBLICAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2009

11/12/2009 - Trabalho debate desafios no combate às mudanças climáticas no Estado de São Paulo - A Coordenadoria de Planejamento Ambiental – CPLA, da secretaria estadual do Meio Ambiente, acaba de veicular a prévia do documento intitulado “Economia Verde: Desenvolvimento, Meio Ambiente e Qualidade de Vida no Estado de São Paulo”. O trabalho reflete o destaque dado ao debate sobre mudanças climáticas no Estado de São Paulo, sendo uma resposta ao movimento internacional capitaneado pela Green Economy Initiative, ligada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, bem como aos desafios econômicos e ecológicos da contemporaneidade.

Mais do que focar na questão ambiental, a Economia Verde trata de uma proposta de desenvolvimento que busca instituir novos vetores de crescimento econômico, novas fontes de empregabilidade e soluções consistentes para a melhoria da qualidade ambiental. Inspirada na tradição britânica dos green papers – documentos oficiais lançados no início do processo de construção de políticas, com o propósito de suscitar o debate sobre questões críticas. O documento vem com o objetivo de aprofundar a difusão social emergente em torno do tema como base para o debate sobre o que seria uma política estadual de Economia Verde.

O documento da CPLA propõe a integração baseada na inovação como ferramenta para a busca de soluções reais de sustentabilidade. O texto inclui temas inovadores considerando a cooperação entre atores de diferentes naturezas: Dos transportes sustentáveis às iniciativas de apoio a novos setores industriais verdes e cadeias de reciclagem, do pagamento por serviços ambientais à questão da renovação da matriz energética, passando pela busca por alternativas sustentáveis para o setor de turismo, pela construção civil sustentável e pela estruturação de um sistema tributário que influencie positivamente nas preferências expressas pelo setor privado. Assim, as propostas trazidas pela Economia Verde criam interessantes interfaces de cooperação interinstitucional.

+ Mais

Cantareira e Jaraguá completam espaços do Criança Ecológica na Capital

09/12/2009 - Os Parques Estaduais da Cantareira e Jaraguá, na Capital, inauguraram mais dois espaços do Floresta Legal nos dias 04 e 08 de dezembro, respectivamente, proporcionando às crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I o contato direto com a fauna e a flora das trilhas existentes nas áreas protegidas.

O projeto possui o livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma” com os personagens Nika Valente, Bob Água, Frida Flor, Max Limpo, Fred Fauno e Mel Mocinha, Dick Poluição e Poli Vigarista, que ensinam as crianças porque não devemos maltratar os animais, desperdiçar água e qual a importância das florestas, entre outros temas da agenda ambiental.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Malu Freire, o projeto resgata o papel do Estado de São Paulo na educação ambiental. "Tem uma grande corrente de pessoas lutando pela educação ambiental e a secretaria do meio ambiente dá o apoio com esse projeto", declarou.

Para a gestora do núcleo Cabuçu, do Parque da Cantareira, Elisangela Moino Vicário, é importante para a unidade ter esse complemento. “Esse material, como o livro e o vídeo, sempre faltou nas nossas atividades de educação ambiental”, contou. A gestora do núcleo Pedra Grande, Alecsandra Mendes, destacou o diferencial do Criança Ecológica. “É um projeto feito hoje, mas com uma visão de futuro”, enfatizou.

No Parque Estadual Jaraguá, as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Civita ficaram animadas com o espaço. “Pela empolgação das crianças, a sala vai ser um sucesso. O projeto vai ser um diferencial, principalmente para os alunos dessa escola, que é vizinha do parque”, afirmou a gestora da unidade Patrícia Ferreira Felipe.

O agendamento de visitas aos espaços do projeto pode ser feito pelo site www.criancaecologica.sp.gov.br
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Valéria Duarte


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.