Panorama
 
 
 

LOBÃO ACENA COM POSSIBILIDADE DE MAIS LEILÕES DE
ENERGIA EÓLICA EM 2010

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2009

17 de Dezembro de 2009 - Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O ministro de Minas e energia, Edison Lobão, disse hoje (17) que o governo “provavelmente” realizará novos leilões de energia eólica em 2010. Segundo ele, isso se deve ao sucesso obtido no primeiro leilão desse tipo, realizado no dia 14 de dezembro.

“O leilão de energia eólica foi um sucesso imenso, alcançando um resultado positivo por um preço bastante razoável [R$ 148 Megawwatt-hora (MWh)]” , avaliou. “Provavelmente faremos leilões em 2010”, acrescentou.

Segundo Lobão, com o primeiro leilão realizado, será possível instalar ”inúmeros parques no Brasil, que garantirão energia por um bom tempo”.

O ministro reiterou algumas críticas às dificuldades para obtenção de licenças ambientais para a construção de hidrelétricas. “Eu considero o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] uma necessidade. Mas ele precisa considerar o interesse nacional, e a energia elétrica é interesse fundamental do povo brasileiro. Se as exigências do Ibama forem além da fronteira do razoável, não estará servindo ao interesse nacional”, argumentou.

“Não posso construir hidrelétricas e manter a segurança energética desejada pelo povo se eu não tiver as licenças. A alternativa seria, então, as termelétricas. Ou então o racionamento, que não pode ser considerado uma alternativa válida”, disse Lobão, ao deixar reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.
Edição: Lana Cristina

+ Mais

Campanha procura mostrar à população prejuízos causados por sacolas plásticas

21 de Dezembro de 2009 - Roberta Lopes - Repórter da Agência Brasil - Marcello Casal Jr./Abr - Brasília - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove a campanha Saco é um Saco. O objetivo é incentivar os consumidores a reduzir o uso de sacolas plásticas nas compras de Natal e estimular uso de embalagens retornáveis
Brasília - Estimular a população a deixar de usar as sacolas plásticas e usar sacolas retornáveis ou até mesmo caixas de papelão para levar as compras para casa. Este é o objetivo da campanha Deixe o Saco Para o Papai Noel! Neste Natal, Diga Não às Sacolas Plásticas, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente com a participação de grandes redes de supermercados.

A campanha foi realizada hoje (21) em Brasília na estação do metrô da Rodoviária de Brasília no final da tarde. Para chamar a atenção de quem passava pelo local, um homem vestido de sacola plástica procurava alertar as pessoas sobre o mal que esses produtos podem fazer ao meio ambiente. Um papai noel distribuía, com seus ajudantes, sacolas retornáveis à população.

A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samira Crespo, disse que são jogados no meio ambiente 16 bilhões de sacolas plásticas por ano no Brasil. Ela disse ainda que uma grande rede de supermercados distribui 100 milhões de sacolas plasticas por mês.

“O que a gente está falando é que há uma gama de soluções como usar a sacola retornável, sacola de pano, usar o carrinho de feira, usar a caixa de papelão, além da criatividade. A sacola plástica deve ser usada somente quando não há jeito”, explicou.

No Rio de Janeiro também houve distribuição de sacolas retornáveis para a população. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou da ação na capital fluminense.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.