Panorama
 
 
 

MINC PARTICIPA DE DERRUBADA DE FORNOS E DE SOLENIDADE EM GOIÁS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2009

Goiânia (14/12/2009) Na manhã da última quinta-feira (10/12), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano de Menezes Evaristo, o superintendente do Incra, Rogério Arantes, o chefe do Escritório do Ibama em Catalão, Stanley Vaz dos Santos, agentes de fiscalização do instituto, técnicos do Incra e policiais militares ambientais participaram da Operação Assentamentos Sustentáveis do Cerrado II, na Fazenda Cachoeira do Veríssimo, de propriedade do Incra, no município de Goiandira/GO, na região sul do estado, a cerca de 270 quilômetros de Goiânia/GO, com o objetivo de combater o desmatamento ilegal nos projetos de assentamento do Incra para a reforma agrária em Goiás.

Nesta quinta operação realizada no Cerrado este ano com a intenção de coibir a prática de desmatamento do bioma, com a participação do ministro Minc foram derrubados 31 fornos de carvão ilegal em funcionamento, todos lotados de madeiras de corte proibido, como angico e aroeira. A produção de carvão foi embargada pelo Ibama e o Incra/GO ficou como fiel depositário dos 199 mdc de carvão vegetal nativo apreendido. Diante dos ilícitos encontrados, foram lavrados Autos de Infração, resultando em R$ 67.200,00 em multas.

Com relação às ações de defesa do cerrado, Minc avisou: “Na Amazônia, nós já mostramos nossa ação. Agora vamos intensificar a fiscalização no Cerrado”. Anunciou também que seu próximo objetivo é a criação do Fundo Cerrado, que deve ser elaborado a partir de março de 2010.

Segundo Luciano de Menezes, as ações de monitoramento, controle e fiscalização ambiental serão intensificadas na região em cumprimento às metas estabelecidas no PPCerrado. Haverá também muitas ações de combate ao desmatamento do bioma, dentro e fora dos assentamentos, para coibir o carvão ilegal.

Planejamento
No final da manhã do mesmo dia, em Goiânia, Minc participou da Solenidade de Encerramento da Reunião de Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental/2010 do Ibama, coordenada pela Diretoria de Proteção Ambiental – Dipro, onde foram discutidas, planejadas e fixadas metas e ações de fiscalização para o próximo ano.

Na apresentação do que foi traçado para 2010, o coordenador de Fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa, enfatizou que o foco será a defesa dos biomas, usando, principalmente, estratégias de dissuasão e descapitalização do infrator. “Vamos tirar equipamentos e bens dos que exploram recursos naturais ilegalmente”, afirmou. E a previsão de recursos para a fiscalização em 2010 será de R$ 92 milhões.
Os trabalhos e discussões contaram pela primeira vez com a presença de superintendentes de todas as regiões do país, dos presidentes dos Conselhos Regionais de Superintendentes, chefes e coordenadores das Divisões de Fiscalização – Dicof. O ministro Minc recebeu um uniforme completo da fiscalização do Ibama e ainda um álbum fotográfico, contendo fotos de suas participações em operações de fiscalização pelo Brasil. Em homenagem ao seu apoio e participação na defesa dos biomas.

Homenagens
Em parte de solenidade, o superintendente do Ibama/GO homenageou pessoas que trabalham incansavelmente na defesa do meio ambiente, conferindo-lhes medalhas e menção honrosa de mérito ambiental pelos relevantes serviços prestados.

Receberam medalhas de Honra ao Mérito o Procurador da República, Adrian Pereira Ziemba, o atual Diretor de Licenciamento, Pedro Alberto Bignelli e Menção Honrosa a Técnica Administrativa, Maria da Paz Medeiros de Azevedo.
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama-GO


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.