Panorama
 
 
 

REDUÇÕES PROPOSTAS NÃO SÃO SUFICIENTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2009

Posted on 18 December 2009 - Promessas de redução de emissões dos países industrializados e dos emergentes colocam o mundo, na melhor das hipóteses, no rumo do aquecimento de três graus centígrados - provavelmente mais do que isso.

Copenhague, Dinamarca – Uma análise confidencial da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas confirma que as atuais promessas de redução de emissões nas economias desenvolvidas e algumas das emergentes colocam o mundo, na melhor das hipóteses, no rumo de três graus centígrados de aquecimento - provavelmente mais do que isso.

“A dura mensagem que chegou aos líderes mundiais reunidos em Copenhague é de que as propostas em discussão – especialmente aquelas feitas pelos países industrializados – estão bem aquém daquilo que o mundo precisa”, disse Keith Allott, coordenador de mudanças climáticas do WWF-Reino Unido.

“Essa avaliação, que data de apenas três dias atrás, está baseada na visão muito otimista contida nas promessas de redução de emissões. Essa visão supõe que os imensos furos por onde escapam as emissões ainda estão longe e que todos os compromissos voluntários de redução serão cumpridos”, disse Allot. “Precisamos de ações urgentes para fazer com que as emissões mundiais tomem um rumo capaz de manter o aquecimento bem abaixo do limiar aceito de dois graus centígrados, de forma a evitar os riscos inaceitáveis de mudanças climáticas catastróficas”, completou.

“É uma questão de matemática simples: precisamos de metas muito ambiciosas para os países desenvolvidos e de novos apoios financeiros para ajudar os países desenvolvidos a terem um crescimento com baixo carbono, bem como de ações para fechar os vários escapes de emissões que tornam os atuais compromissos de redução ainda mais frágeis do que eles parecem à primeira vista.”

+ Mais

Educação ambiental para o Cerrado

Posted on 17 December 2009 - Quarto número do Almanaque Esec-AE reúne informações sobre experiências de alunos, pesquisadores e educadores em educação ambiental para o Cerrado.

Será lançada amanhã, dia 18, no Auditório da UnB Campus Planaltina, às 15h, a quarta edição do Almanaque da Esec-AE, uma revista de Educação Ambiental do Projeto Águas do Cerrado, desenvolvido pela Estação Ecológica de Águas Emendadas, do Instituto Brasília Ambiental.

A revista reúne as experiências de alunos, professores da rede pública e pesquisadores que atuam na Estação em ações de valorização e conservação do Cerrado e das águas do Distrito Federal.

O Projeto Águas do Cerrado, que tem apoio do WWF-Brasil com recursos da Seguros Unimed, entre outros parceiros, trabalha com crianças nas escolas de Planaltina e com educadores ambientais para incentivar a participação de alunos na conservação do Cerrado e das águas.

Águas do Brasil -- A Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esec-AE) abriga, em seus mais de 10 mil hectares, um fenômeno interessante e muito raro: duas nascentes localizadas a 800 metros uma da outra, contribuem com duas das principais bacias hidrográficas do país. As águas de uma delas seguem para o norte, abastecendo a bacia do Tocantis, a outra segue para o sul e contribui com a bacia do Paraná-Prata.

A Esec-AE é uma unidade de conservação de proteção integral, criada em 1968, destinada à proteção do ambiente natural, realização de pesquisas ecologia e à educação conservacionista. A unidade foi declarada pela Unesco como uma das áreas que compõem a área nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado (fase I).

Apesar de relativamente pequena, a Esec-AE reúne as todas as características de Cerrado: cerradão, cerrado stricto sensu, campo cerrado, capo sujo, campo limpo, mata de galeria alagada e não alagada, veredas, campo úmido e campo de murunduns.


 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.