Panorama
 
 
 

SETE CIDADES PAULISTAS JÁ ESTÃO EXPEDINDO LICENÇAS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2009

21/12/2009 - A vida do cidadão paulista que precisa de uma licença ambiental para empreendimento de impacto local está mais fácil, rápida e menos burocrática, ao mesmo tempo em que a fiscalização ambiental é fortalecida. Esses são os resultados da descentralização da fiscalização e do licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local, uma parceira entre Prefeituras e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente – SMA e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

As cidades de Ribeirão Preto, Valinhos, Campinas, Tatuí, Guarulhos, Rio Claro, Araraquara já estão expedindo licenças de 43 tipos de empreendimentos de baixo potencial poluidor, como atividade de fabricação de móveis, tecidos, sorvetes, embalagens e artigos de serralheria, entre outras atividades de pequeno impacto local.

Santo André e São Carlos, ambas com convênio assinados com a CETESB, começam a licenciar a partir de fevereiro de 2010. A previsão é de que ainda no primeiro semestre outras 24 cidades também estejam emitindo suas licenças. Destas, 11 estão em negociação formal com a Companhia, outras 11 já assinaram convênio e duas, Presidente Bernardes e Lins, assinam convênio amanhã, 22.12.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, a descentralização da fiscalização e do licenciamento ambiental é um dos maiores avanços na preservação do meio ambiente. “Bom para quem quer investir que ganha com a aceleração do processo, e o meio ambiente, com mais técnicos na fiscalização”, afirma.

No entanto, Xico enfatiza que a descentralização não significa que haverá afrouxamento na fiscalização. “Quem pensa que haverá perda do rigor vai cair do cavalo, por que serão mais fiscais e o processo é conjunto. Agora, estamos potencializando a ação dos municípios no controle ambiental e, com isso, permitindo às agências da CETESB um foco de atuação mais centrado nos problemas ambientais mais significativos, no âmbito regional e estadual”, afirmou o secretário.

Como assumir o licenciamento
Para firmar convênios visando o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local com a CETESB, os municípios deverão comprovar a existência e o funcionamento de um Conselho Municipal de Meio Ambiente, profissionais qualificados e legalmente habilitados e possuir alguma legislação ambiental municipal.
Sempre que necessário a CETESB poderá solicitar o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades que impliquem em impactos ambientais que ultrapassem os limites territoriais do município.

As Prefeituras ficam ainda obrigadas a dar aos pedidos de licenças, assegurando à sociedade e a todos os municípios limítrofes informações técnicas, especialmente aquelas que permitam avaliar a extensão territorial dos impactos ambientais das atividades, objeto de pedido de licenciamento.

O gerente de Planejamento e Desenvolvimento da CETESB, João Ricardo Guimarães Caetano, explica que são varias as vantagens para as cidades que assumem o licenciamento. “O poder público facilita a vida do empreendedor, que muitas vezes precisa se deslocar várias vezes para uma das agências ambientais e também pode se dedicar com mais rigor as questões ambientais locais, aumentando o controle”, conclui.

Cidades com pedidos em tramitação
Bertioga
Colina
Itanhaém
Itaquaquecetuba
Lins
Lorena
Martinópolis
Olímpia
Porto Feliz
Presidente Bernardes
Ribeirão Pires
São Vicente
Sertãozinho

Cidades em negociação
Americana
Barretos
Cajamar
Estiva Gerbi
Franca
Itapira
Mogi Guaçu
Mogi Mirim
Olímpia
Penápolis
Piracicaba
Texto: Lukas Campagna


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.