Panorama
 
 
 

ACABA O PRAZO PARA COMÉRCIO DE GADO DE FAZENDAS ILEGAIS

Panorama Ambiental
Brasilia (DF) – Brasil
Fevereiro de 2010
 

02 de Fevereiro de 2010 - Boiada cruza a BR 163 na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso (PA).
Manaus, Brasil — 01 de Junho de 2009 - O Ministério Público Federal (MPF) do Pará entrou com uma ação legal contra a Bertin, 10 outros frigoríficos e 20 fazendas de gado e pede o pagamento de R$2 bilhões em indenizações pelos danos ambientais causados. 69 empresas, entre elas grandes supermercados, receberam recomendações para não colaborarem com o desmatamento evitando comprar produtos pecuários destes fornecedores.

31 de Maio de 2009 - O Greenpeace lança o relatório “A Farra do Boi na Amazônia”, com grande repercussão nacional e internacional. Investigação de 3 anos do Greenpeace revela como a parceria perversa entre a indústria do gado e o governo brasileiro resultam em mais desmatamento, trabalho escravo e invasão de terras indígenas.

10 de Junho de 2009 - Os maiores varejistas do país, Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart, suspenderam os contratos de compra de carne no Pará.

12 de Junho de 2009 - A International Finance Corporation (IFC), braço para o setor privado do Banco Mundial, cancelou um contrato de R$ 90 milhões com o frigorífico Bertin.

22 de Junho – A Marfrig, quarto maior frigorífico do país, se comprometeu com o Desmatamento Zero, anunciando que não vai comprar gado de fazendas que desmatarem após esta data.

22 de Junho a 03 de Agosto de 2009 - Os fabricantes de calçados Nike, Adidas, Timberland, Clarks e Geox anunciaram que não usarão mais em seus produtos couro vindo da Amazônia sem a garantia de seus fornecedores de que sua produção está livere de desmatamento, invasão de Unidades de Conservação eTerras Indígenas e Trabalho escravo.

31 de Julho de 2009 – Nove frigoríficos, entre eles a Bertin, assinam um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o MPF do Pará. Entre outras clausulas, o TAC preve que após seis meses só poderão ser adquiridos animais de fazendas cadastradas (Cadastro Ambiental Rural – CAR) na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

13 de Agosto de 2009 – A Bertin, o maior exportador de couro do Brasil e o segundo maior exportador de carne, cede à pressão e se compromete com o Desmatamento Zero na Amazônia.

05 de Outubro de 2009 - Marfrig, Bertin, JBS e Minerva, os maiores frigoríficos do Brasil, assinam com o Greenpeace um pacto pelo Desmatamento Zero, em que se comprometem a não comprar mais gado proveniente de áreas recém desmatadas, de fazendas dentro de Unidades de Conservção e Terras Indígenas, ou tem relação com trabalho escravo.

07 de Dezembro de 2009 – A Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) lançou o programa “Certificação de Produção Responsável na Cadeia Bovina”. Os supermercados participantes prometem oferecer, a partir de Agosto de 2010, apenas produtos frigoríficos que estejam comprometidos com o fim do desmatamento na Amazônia

01 de Fevereiro de 2010 – Termina o prazo dado pelo MPF no TAC, após esta data só podem vender bois no Pará as fazendas cadastradas na SEMA.


 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.