Panorama
 
 
 

JAVALI É O BICHO DO MÊS

Panorama Ambiental
Brasilia (DF) – Brasil
Fevereiro de 2010

(01/02/2010) Projeto A Hora do Bicho destaca o javali - A Fundação Zoobotânica do RS divulga o javali como o bicho do mês de fevereiro, projeto realizado no Zoológico do Estado, em Sapucaia do Sul, que visa apoiar a campanha da coleta seletiva do lixo realizada no Parque.

O Projeto A Hora do Bicho, que teve início em 2004, tem como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo, e visa conscientizar o público visitante sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

O Projeto já divulgou espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção. Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”.

Javali
Ancestral do porco-doméstico, o javali (Sus scrofa) é um animal muito forte, adaptado aos mais diversos habitats. Vive em rebanhos que podem ser bem numerosos, de 20 a 30 indivíduos.

De hábitos noturnos, a cada noite percorre, na natureza, muitos quilômetros em busca de alimento (raízes, frutos, cogumelos, larvas de insetos, pequenos vertebrados e até mesmo serpentes venenosas).

Os dentes caninos são longas defesas que saem da boca, sendo mais desenvolvidos nos machos. Habita florestas, ambientes úmidos e áridos e ocorre na Europa, Ásia e África.

No cativeiro, quando em condições adequadas, esta espécie reproduz com facilidade. Os filhotes, após uma gestação que varia entre 112 e 130 dias, nascem com raias amareladas, sobre uma pelagem parda escura, numa ninhada de 4 a 12 crias. Até cerca de três meses seu principal alimento é o leite materno, embora já comecem a comer outros alimentos. Nesta época também começam a esmaecer suas listras amareladas e aos poucos vão adquirindo a cor dos adultos. Pesa de 50 a 200kg e vive de 15 a 20 anos.

Esta espécie não é considerada ameaçada de extinção.
O Zoológico do Estado tem 13 exemplares, sendo que três adultos - um macho e duas fêmeas - e doze filhotes.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.