Panorama
 
 
 

CONSÓRCIOS MUNICIPAIS GARANTEM EFICIÊNCIA
NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2010

24/02/2010 - Aida Feitosa - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, entregou nesta quarta-feira (24/2) a representantes de diferentes municípios e estados brasileiros termos de convênios para gestão de resíduos sólidos em suas regiões. Receberam o certificado do convênio, durante solenidade em Brasília, os prefeitos e secretários dos estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia, além dos municípios Ariquemes (RO), Sumaré e Amparo (SP), Bagé e Capão da Canoa (RS), Altamira (PA), Afogados da Ingazeira e Palmeirina (PE), Betim (MG), Caicó (RN), Casa Nova e Irecê (BA) e Caxias (MA).

"Muitos aterros acabam virando lixões porque os pequenos municípios têm dificuldade de gestão", explicou o ministro, dizendo que "saneamento não é só tubo e estação de tratamento". "É uma visão integrada da bacia hidrográfica, dos resíduos, da saúde da recuperação do recurso hídrico."

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério, também esteve presente à solenidade e ressaltou que a assinatura dos convênios e a correta execução da gestão de recursos hídricos é condicionante para a revitalização de bacias hidrográficas. "Em 2010, vamos finalizar os estados que estão faltando", disse o secretário. Até o momento, o Ministério do Meio Ambiente firmou parceria com 18 estados da Federação.

Os recursos destinados aos estados e municípios vão financiar estudos para a regionalização, a elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a formação de Consórcios Públicos. "Com essa ajuda, o lixo deixa de ser problema e vira solução. Em Nova Iguaçu, por exemplo, o aterro sanitário faz a captura do gás metano e vende créditos de carbono para a Holanda", disse Minc.

Outra ação do governo federal destacada pelo ministro do Meio Ambiente foi a Conferência de Saúde Ambiental que aconteceu em dezembro de 2009 e reuniu os Ministérios do Meio Ambiente, da Saúde e das Cidades. Participaram 1,3 mil delegados e foram aprovados o Primeiro Plano Nacional de Qualidade do Ar e o Primeiro Plano Nacional de Saneamento Ambiental.

Também foi aprovado o Compromisso pelo Meio Ambiente, Saúde e Saneamento Básico, feito pelos três ministérios. "O compromisso é dobrar a quantidade de esgoto tratado no Brasil em 10 anos. Um dos instrumentos é o consórcio. Assim, os que estão sendo constituídos hoje para a gestão de resíduos poderão vir a funcionar também para a questão do saneamento ambiental."

+ Mais

Catadores vão atuar na redução do buraco da camada de ozônio

25/02/2010 - Paulenir Constâncio - Comunidades carentes e cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Recife-PE serão capacitados para atuar na redução das emissões Clorofluorcarbono (CFC), responsável pelo aumento do buraco na Camada de Ozônio, que protege a terra contra o excesso de radiação solar.

Técnicos do Ministério de Meio Ambiente apresentam, nesta sexta-feira (26), para os representantes dos governos estaduais, municipais, associações de catadores de material reciclável e companhias de eletricidade e limpeza urbana de Pernambuco uma proposta de Projeto Piloto de Coleta de Refrigeradores, os principais causadores do lançamento do gás na atmosfera.

O workshop será no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Rua Vital de Oliveira, nº 32, Bairro do Recife - Recife, às 9h. O evento integra o projeto de Gerenciamento de Bancos de SDOs no Brasil, coordenado pelo MMA. SDOs são substâncias destruidoras da camada de Ozônio.

Geladeiras e ar condicionados produzidos antes do ano 2000, boa parte ainda em uso pelas populações carentes nas grandes cidades, estão entre os principais alvos do programa governamental brasileiro de redução de CFCs.

A estimativa é de que maior parte dos refrigeradores antigos descartados acabam sendo coletados e desmontados pelos catadores, sem preocupações com a destinação dos CFC´s. Além disso, eles são produzidos com espuma e outros materiais poluentes, como mercúrio e óleo, que descartados diretamente no ambiente, poluem e representam riscos à saúde pública.

O Ministério das Minas e Energia prevê que as concessionárias de distribuição de eletricidade promovam a substituição de 10 milhões de aparelhos até o final do programa.

Em parceria com o governo alemão, por meio do acordo de cooperação (GTZ), a região vai receber uma planta de manufatura reversa, indústria capaz de reciclar os refrigeradores, separando as substâncias que atacam a camada de ozônio e dando destinação correta aos demais poluentes empregados na sua fabricação.

As concessionárias distribuidoras de eletricidade são obrigadas a investir 0,5% de seu lucro líquido em projetos de eficiência energética, sendo que metade disso é destinado às populações carentes.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.