Panorama
 
 
 

GOVERNO DO ESTADO ELABORA PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2010

(05/03/2010) Para a elaboração do Plano Estadual de Educação Ambiental (PlanEA-RS), o governo do Estado, por intermédio da Cecom (Central de Compras do Estado), realizará, no próximo dia 9, sessão de abertura de envelopes com os documentos de habilitação, de proposta técnica e de proposta de preços para a contratação de empresa de consultoria para estruturação da metodologia de investigação sobre a educação ambiental no Rio Grande do Sul.

O PlanEA-RS tem o objetivo de proporcionar à sociedade o acesso à informação, à produção e à aquisição de conhecimento, bem como incentivar e promover o resgate e a construção de valores voltados à adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável. O Plano vem consolidar e potencializar as diretrizes das Políticas de Educação Ambiental, em nível nacional e estadual, dentro da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014)

O edital e o termo de referência podem ser solicitados no protocolo da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), na avenida Borges de Medeiros, nº 1501, 2º andar, nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em horário comercial, de segunda a sexta-feira, em dias úteis ou no site www.cecom.rs.gov.br.

+ Mais

Plantio de cinco mil mudas neutralizará emissões de carbono do 1º Ecomma/RS

(04/03/2010) O 1º Ecomma/RS (Encontro dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente) terá emissões de carbono neutralizadas com o plantio de cinco mil árvores no município de Nova Petrópolis. Este é compromisso da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que, disposta a amenizar o aquecimento global do planeta, o famoso efeito estufa, doou as mudas de árvores nativas e frutíferas. As cinco mil mudas serão plantadas na Praça das Flores, no centro da cidade, e servirão também para a criação de novas praças e áreas verdes da cidade. A Sema, juntamente com a Famurs, está promovendo o 1° Ecomma/RS nos dias 11, 12 e 13 de março, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, com expectativa de reunir mil pessoas. Cada cidadão produz, em média, 22 toneladas anuais de CO2, um dos seis gases responsáveis pelo efeito estufa. Com isso, é possível somar quanto uma pessoa lança desse gás no ar em função de suas atividades. O projeto com o cálculo para o 1º Ecomma/RS foi oferecido gratuitamente para a Sema pela empresa de consultoria Logos Ambiental e visa combater o excesso de carbono no ambiente a ser causado pelos participantes do evento.

Outra iniciativa ecológica da Secretaria do Meio Ambiente para o evento é que as camisetas promocionais serão produzidas com resíduos de garrafas PET (polietileno tereftalato). Uma parte delas será fabricada com material 100% produzido a partir de garrafas e outra com a mistura do material com fibras de bambu. Para a confecção de uma camiseta são necessárias sete garrafas de 2 litros de refrigerantes.

O evento tem o objetivo de capacitar os conselheiros na revisão de padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental. O secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, salienta a importância do evento que reunirá pela primeira vez no Rio Grande do Sul os conselheiros municipais de meio ambiente. Isso porque, segundo ele, estes conselhos são formados por representantes de diversos setores da sociedade que, conhecendo bem suas realidades, podem propor ações e políticas públicas de meio ambiente específicas para suas localidades.

Estão confirmados entre os palestrantes o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Mauro Maciel Buarque, o pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-Inpe), José Marengo e a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Samyra Brollo de Serpa. As inscrições podem ser feitas por intermédio do site da Famurs (www.famurs.com.br) e a programação completa pode ser acessada no site da Sema (www.sema.rs.gov.br).
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Maria Cláudia Vasconcellos

+ Mais

Secretário de Meio Ambiente mobiliza entidades para projeto de recuperação do Rio Passo Fundo

(02/03/2010) O secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado cumprirá agenda nesta quarta-feira (03), nos municípios de Passo Fundo e Erechim. Às 11 horas, Berfran estará no Sindicato Rural de Passo Fundo para conhecer projetos de recuperação ambiental do Rio Passo Fundo. Estarão presentes, produtores rurais, Fepam, UPF, entidades ambientalistas, Emater, Embrapa, além de representantes do Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo. O Governo do Estado faz parte do projeto como entidade parceira, sendo co-executora em todas as atividades.

Rio Passo Fundo
Conforme dados colhidos junto ao plano ambiental municipal de Passo Fundo, o rio tem sua origem no distrito de Povinho Velho, possuindo uma extensão total dentro de Passo Fundo, de 52,5 km, sendo 48,6 km de extensão em área não urbanizada e 3,9 km de extensão no perímetro urbano. Seu entorno é considerado Área de Proteção Permanente tendo suas águas destinadas ao abastecimento doméstico, irrigação de culturas e dessedentação de animais.

Licença para Olfar
Mais tarde já no município de Erechim, o secretário Berfran entregará a Licença de Operação para a empresa Olfar, concedida pela Fepam. A licença diz respeito à construção de uma nova unidade da empresa para produção de Biodiesel. A empresa produzirá combustível a partir de óleo de soja, sebo e gordura animal, visando uma capacidade mensal de produção de 19 mil metros cúbicos de biodiesel, 1.980 metros cúbicos de glicerina, 300 metros cúbicos de ácido graxo e de 18 metros cúbicos de tocofenol. O empreendimento prevê geração de 40 empregos diretos e ampliação da capacidade de produção de biodiesel no Estado que, em 2009, foi de 1,4 bilhões de litros, representando 21,6% da capacidade instalada no Brasil. Berfran será recebido às 14 horas, pelo diretor da Olfar, José Carlos Weschenfelder.

Palestra na Uergs
Com o início do semestre letivo, o pólo da Uergs promove às 20 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, aula inaugural dos cursos de Tecnologia em Fruticultura e Tecnologia em Gestão Ambiental, com palestra do secretário Berfran. Com o tema Meio Ambiente e as Políticas Públicas, Berfran destacará as ações do governo, como o licenciamento municipalizado, a rede de sustentabilidade com a integração de agentes públicos, privados, instituições, escolas, pessoas físicas e jurídicas. O público presente terá a chance de conhecer as qualificações dos serviços ambientais prestados, a fiscalização e os investimentos nos quadros técnicos dos órgãos ambientais do governo estadual.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.