Panorama
 
 
 

SMA VISTORIA PLANTIOS E VIVEIROS DE REPOSIÇÃO FLORESTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2010

03/03/2010 - Árvore não basta plantar, é preciso cuidar para que ela cresça e se mantenha por muitos anos. É por isso que técnicos da secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA já iniciaram as vistorias dos viveiros e plantios das associações credenciadas para fazer a Reposição Florestal.

A primeira a ser vistoriada foi a Associação de Reposição Florestal Pontal Flora. Os técnicos compararam os dados fornecidos pela Associação com os dados obtidos na vistoria. No viveiro, foram inspecionadas a infra-estrutura, a condição das mudas e a capacidade de produção. Além disso, foi verificada a área de plantio por georreferenciamento, o espaçamento entre as plantas e as condições nutricionais e fitossanitárias das árvores.

Os técnicos visitaram o sítio São João, em Presidente Venceslau, onde estão plantadas 4.000 árvores de Eucaliptus urophila e o sítio Cantinho do Céu, com 16.000 árvores da espécie Eucaliptus citriodora. O balanço geral das vistorias foi positivo e os viveiros e plantios estão de acordo com o programa de Reposição Florestal, que faz parte das ações do Madeira Legal.

Consumo sustentável
A Reposição Florestal tem como objetivo estabelecer o abastecimento contínuo do estoque de matéria prima florestal. Isso significa que quem consome produtos ou subprodutos de origem florestal, por exemplo churrascarias, padarias e cerâmicas tem de fazer plantio obrigatório de árvores, segundo a Lei Estadual 10.780/2001, em volume equivalente ao consumido.

A reposição pode ser feita por meio do plantio próprio, ou seja, com recursos próprios e projetos técnicos avaliados e aprovados pelo órgão competente da SMA. Outra maneira é por meio do pagamento a uma Associação de Reposição Florestal credenciada pela SMA. As associações devem executar a reposição de acordo com os termos estabelecidos pelo Decreto 52.762/2008 e são inteiramente responsáveis por toda a execução da reposição, que envolve desde a elaboração do plano e escolha da área, até o pleno estabelecimento da vegetação.

No site www.ambiente.sp.gov.br/madeiralegal o consumidor pode conferir a lista de empresas do Estado de São Paulo que fizeram a reposição e as associações credenciadas pela SMA.
Texto: Ludmilla Fregonesi

+ Mais

Encontro discute ações de educação ambiental nas bacias hidrográficas

04/03/2010 - Mais de 25 entidades ambientalistas participaram do 5º Café Ambiental com o secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, para discutir as ações de educação ambiental nas bacias hidrográficas. Os representantes das organizações não governamentais integrantes do Cadastro das Entidades Ambientalistas – CadEA contaram como trabalham a educação ambiental em suas regiões de atuação.

O secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, enfatizou a importância de agir quando se trata de educação ambiental. “Quando assumi, a educação ambiental era muito discutida, pouca gente fazia educação ambiental. Esse é um esforço meu para fazer o ambientalismo de ação”, ressaltou.

A coordenadora de educação ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, Malu Freire, relatou como a educação ambiental tem sido trabalhada na secretaria, com a criação de uma coordenadoria própria para atuar nessa agenda. “A educação ambiental não é algo que se faça em separado, ela faz parte do planejamento dessa gestão e é uma das diretivas de maior peso nas metas do Projeto Município Verde Azul”, disse.

Os ambientalistas se mostram interessados no Projeto Criança Ecológica e perguntaram como poderiam desenvolver espaços semelhantes em seus municípios. Graziano orientou os ambientalistas a serem os meios de contato da SMA com as prefeituras para que o Criança Ecológica possa ser ampliado. Atualmente, 24 espaços do projeto estão em funcionamento. A previsão é que até o final do ano sejam 30 espaços.

A diretora do Centro de Análise e Avaliação de Projetos da CEA, Rachel Marmo Azzari, apresentou os investimentos em educação ambiental por meio do Fundo Estadual do Recursos Hídricos - Fehidro. De 2003 a 2009 o fundo financiou mais de R$ 20 milhões para 241 projetos ligados à educação ambiental. Desses, 150 foram elaborados por organizações não governamentais.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: José Jorge


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.