Panorama
 
 
 

MAIS DE MIL ANIMAIS RECUPERAM A LIBERDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2010

Brasília (12/03/2010) - A terceira edição da Operação Via Apia teve como resultado a apreensão de 1.144 animais e a aplicação de R$ 1.185.500,00 em multas. A ação de fiscalização do Ibama na Bahia ocorreu nos municípios ao longo das rodovias BR 101 e BR 116. A operação, que visa coibir o comércio de animais silvestres na região, foi realizada no final do período de férias, de 17 de fevereiro a 03 de março, com a participação de agentes de fiscalização da CGFIS do Ibama Sede e das Superintendências do ES, RJ e SP, contando com a presença de especialistas em fauna silvestre.

Como quase a totalidade dos animais apreendidos eram aves recém capturadas, as mesmas foram soltas no local de captura, recuperando, assim, sua liberdade. Além dos animais, também foram apreendidos trinta e três alçapões, 212 atiradeiras, um veículo, duas motos, uma bicicleta e dez armas de fogo sem registro. Duas pessoas foram presas.

Em Feira de Santana, cinco comerciantes de fauna foram encaminhados à delegacia e, em seguida, soltos. “É preciso alterar a legislação atual, que trata aquele que tem a guarda doméstica da mesma forma daquele que trafica animais silvestres, devendo haver penas mais severas para quem lucra ilicitamente com a nossa fauna. Infelizmente, fica a sensação de impunidade” lamenta Raquel Sabaini, chefe da Divisão de Fiscalização de Fauna da Coordenação de Operações de Fiscalização da Dipro.
Ascom Sede

+ Mais

Imprensa sensibiliza pernambucano a entregar animais ao Ibama

Recife (12/03/2010) - Na tarde de ontem (11/03) Josias Gomes Boncinha, 67 anos, que mantinha em sua casa seis jabutis, entregou-os ao Ibama em Recife, PE. Após ler matéria do dia 27/02 em jornal local, Boncinha, que cuidava dos animais havia mais de vinte anos, resolveu entregá-los ao instituto. “Apesar de ser apegado e tê-los como filhos, fiquei sensibilizado com a matéria, percebi que não podia ficar mais com eles”, comentou.

A matéria divulgada tratava da primeira soltura de jabutis em massa realizada pelo Ibama em Pernambuco, ocorrida há duas semanas em Taquaritinga do Norte. O objetivo da soltura era devolver à natureza 45 jabutis que passaram muito tempo em cativeiro e que estavam no Zoológico do Recife e num mantenedor privado.

A publicação sensibilizou Boncinha. “Tem que haver uma conscientização do povo, para que não criem esses animais. Comigo eles estavam bem, mas agora sei que não é a coisa certa”, acrescenta.

A atitude de Josias é a recomendada pelo Ibama. “A postura de trazer os animais até a sede é a adequada”, comenta Edson Andrade Analista Ambiental responsável pelo projeto de soltura de jabutis. Ele explica que a libertação desses bichos deve ser feita pelo Ibama, e não pelos donos, pois os animais têm que passar por triagem antes de serem devolvidos à Caatinga. “É por causa de solturas erradas que hoje podemos encontrar essa espécie na Mata Atlântica , que não é o seu hábitat natural”, finaliza Andrade.
Giuseppe Bandeira
Ascom Ibama/PE

 


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.