Panorama
 
 
 

“ADOTE UMA NASCENTE” É LANÇADO NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2010
 

23/03/2010 - O dia mundial da água, 22.03, foi comemorado na prática no Estado de São Paulo. Em um único evento a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA lançou o Adote uma Nascente, programa de estímulo à identificação, avaliação e proteção das nascentes paulistas, com a adoção da primeira. O dia também foi marcado com o início dos trabalhos do SOS Rio São Domingos, iniciativa de oito prefeituras da região noroeste do estado.

Em Santa Adélia, já pela manhã, crianças de escolas públicas da cidade, se divertiram e aprenderam mais sobre o meio ambiente com a turma da Criança Ecológica. Para comemorar o aniversário de 94 anos da cidade e o dia mundial da água, a nascente Luiz Dumont, da fazenda Santa Sofia, foi adotada pela Usina Colombo, sendo a primeira a integrar o programa Adote uma Nascente.

Pessoas ou entidades poderão se cadastrar para serem padrinhos e ajudarem na recuperação e preservação das nascentes. Aqueles que tiverem uma nascente em sua propriedade, mas não tiverem recursos para preservá-la, poderão disponibilizar a área para ser adotada por outra pessoa ou entidade.

“Preservar esses locais ajuda a garantir a qualidade e quantidade da água de rios, córregos e outros cursos d’água, em especial aqueles que contribuem para o abastecimento. Já sabemos que existem 86 mil nascentes no estado, agora queremos replantar as margens daquelas devastadas e protegê-las”, explicou o secretário do meio ambiente Xico Graziano.

Em referência ao personagem da turma da Criança Ecológica que cuida da água, Xico disse que o Bob Água está muito triste. “Por muito tempo nós degradamos os nossos rios, iludidos com o desenvolvimento. Jogamos esgotos, rapamos nossas matas ciliares, e com isso matamos quase todos os rios do estado de São Paulo. Agora, esse processo tem que ter fim e esse fim começa aqui hoje”, comentou Xico.
No Adote uma Nascente, a SMA tem o papel de aproximar os proprietários que não possuem recursos próprios para recuperar suas nascentes, dos interessados em financiar a recuperação da área. O processo de adoção será feito por meio do site www.ambiente.sp.gov.br/adoteumanascente, que começa a funcionar no dia 22.03. Lá será possível se cadastrar e obter informações sobre o que é necessário para recuperar e proteger nascentes. O “padrinho” da nascente receberá um certificado da SMA e poderá batizá-la com o nome de sua escolha.

SOS Rio São Domingos

O prefeito de Santa Adélia, Marcelo Hercolin, representando os prefeitos de Pindorama, Catanduva, Catiguá, Tabapuã, Uchôa, Ariranha e Cedral, disse que “esse é o maior presente de aniversário de Santa Adélia”. O programa SOS Rio Domingos vai recuperar a mata ciliar do rio.

Com sua nascente no município de Santa Adélia, o rio São Domingos integra a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI Turvo/Grande. A bacia está caracterizada em situação crítica, uma vez que a capacidade hídrica da região não corresponde com a demanda. Para garantir a sobrevivência do rio e o abastecimento das cidades, as prefeituras realizarão um trabalho integrado de recuperação de 460 nascentes.

“Esse presente que Santa Adélia ganha não é um presente só para a cidade, mas para todos nós”, disse Xico. “O que essas cidades estão fazendo aqui com o rio São Domingos é o que nós queremos que todos façam”, acrescentou.
Texto: Lucas Campagna Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Projeto Guarapiranga Sustentável elabora protocolo de boas práticas agrícolas

23/03/2010 - Para garantir práticas sustentáveis de agricultura na região da Guarapiranga, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento – SAA, Prefeituras, ONGs e outras representações da sociedade civil desenvolvem o Projeto Guarapiranga Sustentável. O objetivo é promover o desenvolvimento da agroecologia nos municípios da bacia da Guarapiranga.

Uma das estratégias para estimular a adoção de boas práticas agrícolas pelos agricultores na região da bacia da Guarapiranga é a criação de um Protocolo a ser seguido. Esse é o primeiro passo para a transição do modelo atual para sistemas mais sustentáveis. O Manual de Boas Práticas, a extensão rural agroecológica, a Rede de Agroecologia, a premiação de propriedades-modelo, a criação de Centro de Referência em Agroecologia e o acesso a mercados especializados são outras estratégias do Projeto. As ações irão abranger sete municípios (São Paulo, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Cotia e Juquitiba), uma área de 64 mil hectares e mais de mil agricultores, incluindo aqueles em áreas urbanas.

O município de São Paulo, que possui uma das maiores áreas agrícolas na Bacia da Guarapiranga, será o pioneiro na implantação do Protocolo de Boas Práticas. Esta ação de São Paulo será fundamental para que este mecanismo possa posteriormente ser adotado pelos outros municípios da Bacia. A Comissão Técnica, instituída pela Prefeitura de São Paulo – Supervisão Geral de Abastecimento/ABAST, é a responsável pela elaboração do Protocolo de Boas Práticas.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.