Panorama
 
 
 

GOVERNO AVANÇA NO CUMPRIMENTO DAS METAS
DO MILÊNIO, SEGUNDO MMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2010

22/03/2010 - Paulenir Constâncio - Durante os dez anos em que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) adota os oito objetivos do milênio, ou "oito jeitos de mudar o mundo", o Brasil tem alcançado resultados expressivos que o colocam em condições de avançar rumo ao cumprimento das metas para 2015. A conclusão está no 4° Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que será divulgado nesta quarta (24/03) em solenidade, às 17 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A avaliação feita pelo governo brasileiro para as Nações Unidas detectou números animadores nas políticas públicas e nas ações da iniciativa privada e da sociedade civil na tentativa de alcançar os objetivos propostos pela ONU. Trabalho, saúde, educação e meio ambiente são as áreas onde o governo brasileiro vem apresentando seus melhores resultados nos últimos anos.

Um exame passo a passo analisou a eficácia das medidas tomadas no País para acabar com a miséria e a fome, levar educação básica e de qualidade a todos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar as condições de saúde da população, combater a Aids e outras doenças, melhorar a qualidade de vida da população e o respeito ao meio ambiente e dar condições de trabalho às populações. Na maior parte dessas oito metas, foram alcançados resultados positivos pelo Brasil.

O sétimo objetivo, relacionado a meio ambiente e qualidade de vida, é apontado como um dos que alcançou resultados significativos. O relatório constata uma drástica redução nas taxas de desmatamento da Amazônia, com queda para 1/3 da média da área desmatada nos últimos dez anos. Aliada às políticas de redução de emissões de CO2, ozônio e gases poluentes, as medidas produzem o avanço esperado pelo empenho das autoridades ambientais na busca de soluções de desenvolvimento sustentável.

O evento é promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República, pelo PNUD e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e marca a entrega do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, em sua terceira edição. A ODM Brasil premia, de três em três anos, as melhores iniciativas da sociedade civil organizada na solução de problemas sociais e ambientais no País.

O movimento ODM Brasil, que reúne representantes da sociedade civil, vem analisando o cumprimento das metas por município, encontrando avanços em muitos deles e identificando os problemas para levar a cabo as metas.

+ Mais

Decreto autoriza redução de reserva legal para recomposição na BR-163

24/03/2010 - Suelene Gusmão - Desde o último dia 11 de março está valendo a recomendação do Conama ao Poder Executivo Federal, autorizando a redução de 80% para 50% da reserva legal, apenas para fins de recomposição, na área de entorno da BR-163, no Pará, conforme definido em seu Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). A recomendação do Conselho Nacional do Meio Ambiente, aprovada em julho do ano passado, passa a ser adotada por meio de decreto presidencial, com sua publicação no Diário Oficial (DOU).

Além da redução da reserva legal, a decisão do Conama prevê uma ampla divulgação do ZEE para os 19 municípios do Estado abrangidos pela sua área de influência, a apresentação ao Conama de relatório anual demonstrativo das áreas de reserva legal averbadas, de recomposição, regeneração ou compensação de reserva legal efetuadas pelos proprietários, com dados georreferenciados.

O Conama recomenda ainda ao governo do Pará excluir da redução da reserva legal as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e os sítios e ecossistemas especialmente protegidos, locais de expressiva biodiversidade e corredores ecológicos. Recomenda ainda o apoio à implantação dos ZEEs municipais, a priorização de estudos nas zonas de consolidação e expansão para criação de áreas especialmente protegidas que assegurem a preservação da biodiversidade e a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), como requisito obrigatório para o acesso ao benefício de redução da reserva legal para fins de recomposição.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.