Panorama
 
 
 

“MEIO AMBIENTE EM AÇÃO” MOSTRARÁ IMPORTANTES INICIATIVAS DO GOVERNO DO ESTADO NA ÁREA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2010

29/03/2010 - Quatro novas Unidades de Conservação, com uma área total equivalente a aproximadamente 350 parques Villa-Lobos, serão criados pelo Governo de São Paulo, em evento na terça-feira, 30.03, às 10h, na nova sede administrativa do Parque Villa-Lobos. No evento “Meio Ambiente em Ação”, serão criados dois Parques Estaduais, de Itaberaba e de Itapetinga; uma Floresta Estadual em Guarulhos; e o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, todos na região da Cantareira.

Essas áreas protegidas vão garantir a produção de água com qualidade para a Região Metropolitana de São Paulo, conforto climático, belas paisagens, lazer e a conservação da biodiversidade. Isso significa que mais do que água boa, teremos a certeza de um cenário natural riquíssimo, com vida em abundância e atrativos para todos aqueles que gostam de estar próximos da natureza.

Os indicadores para a criação das Unidades de Conservação nas serras de Itaberaba e de Itapetinga foram identificados a partir do esforço de equipes da SMA, Fundação Florestal, Instituto Florestal (IF) e da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV). O grupo técnico formado cruzou informações de um estudo do programa Biota, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que indica as áreas prioritárias para a criação de UC’s importantes para a proteção da fauna e flora, com um levantamento dos fragmentos relevantes de mata atlântica apontados no inventário florestal do IF. Esse conjunto de dados, mapas e imagens foram sobrepostos, concluindo-se claramente pela importância de proteger 14.482 hectares da serra de Itaberaba e 14.591 hectares da serra de Itapetinga. São quase 30 mil hectares de mata atlântica adjacentes aos 7,9 mil hectares do Parque Estadual da Cantareira.

Além disso, no mesmo evento será encaminhada para a Assembléia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei Específica da Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Juquery – APRM - AJ, que delimita áreas a serem protegidas e recuperadas do Sistema Cantareira. Fazem parte da região os municípios de Mairiporã, Nazaré Paulista, Caieiras, Franco da Rocha e São Paulo. O Projeto de Lei visa garantir a proteção da mata nativa e a qualidade da água que serve de abastecimento para cerca de 9 milhões de pessoas.

Outras realizações que acontecerão no evento Meio Ambiente em Ação:
•Decreto de congelamento da área do Polígono de Bertioga
•Envio do Projeto de Lei que dispões sobre Pagamento por Serviços Ambientais
•Assinatura de Resolução sobre estudos técnicos para subsidiar alteração de limites e mudança de categoria em parques
•Assinatura de Resolução sobre autorização para realização de pousio para pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais visando à agricultura sustentável
•Assinatura de Resolução que dispões sobre a relação de produtos que geram resíduos sólidos de significativo impacto ambiental
•Assinatura de Resolução que regulamenta as atividades ou empreendimentos de uso e manejo de fauna silvestre
•Assinatura de Resolução que dispõe sobre a operacionalização e execução da licença ambiental
•Assinatura de Resolução a criação do Sistema de Informações de Recuperação de Áreas Mineradas – SIRAM
•Certificação dos municípios que cumpriram as pendências do projeto “Município Verde Azul”
•Lançamento do programa de voluntariado “Amigos do Verde”
•Investimento de R$ 4 milhões na fiscalização
•Entrega dos 32 planos de manejo espeleológicos
•Inauguração da sede Administrativa do Parque Villa-Lobos
•Anuncio da incorporação da área do canteiro de obras do metrô ao Parque Villa-Lobos
•Lançamento do Caderno de Educação Ambiental das Unidades de Conservação da Natureza

+ Mais

Novo escritório da Fundação Florestal vai integrar gestão das UCs do Litoral Norte

29/03/2010 - O Litoral Norte do Estado de São Paulo ganhou na sexta-feira, 26.03, o Escritório Regional da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – FF. Inaugurado em Ubatuba, pelo secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, e o diretor executivo da FF, José Amaral Wagner Neto, o local surge com o objetivo de implantar uma gestão administrativa integrada entre a Área de Proteção Ambiental – APA Marinha do Litoral Norte, o Parque Estadual da Ilha Anchieta e o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM.

O novo escritório também facilitará o desenvolvimento de atividades que envolvam as outras Unidades de Conservação – UCs do Litoral Norte, como os núcleos São Sebastião e Caraguatatuba do PESM e o Parque Estadual de Ilhabela.

O imóvel conta com um auditório, balcão de atendimento ao público e recebimento de documentos, salas destinadas para administração do escritório, para técnicos do Núcleo Picinguaba e do Instituto Florestal – IF e para os três gestores das UCs, além de dois banheiros e cozinha. Foram investidos R$ 156 mil, entre reforma e compras (por meio de licitação) de equipamentos.

Também foram empossados os novos gestores do Núcleo Picinguaba do PESM, Adriano Lopes de Melo, e do Núcleo Caraguatatuba do PESM, Carlos Zacchi.

Para o diretor da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto, a instituição otimizará recursos com o novo escritório. “Vamos economizar com recursos financeiros e humanos, agilizar procedimentos integrados entres as Unidades de Conservação e facilitar o atendimento ao público. O mais importante é que vamos nos aproximar da população, facilitando as discussões e a participação de quem frequenta e mora nos arredores dessas áreas”, afirmou.

O secretário Xico Graziano ressaltou que o escritório reforça o trabalho desenvolvido pela SMA e pela Fundação. “Estamos melhorando as condições dos nossos parques, preservando-os e criando estruturas para que além do turismo tradicional da orla, o ecoturismo também seja um atrativo para todos que visitam essa região. Estamos unindo o turismo azul do mar com o verde da floresta. E esse Escritório vai possibilitar avanços nessa agenda”, concluiu.

O escritório da FF no Litoral Norte está sediado em Ubatuba, à Rua Dr. Esteves da Silva, 510, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h e telefone para contato é (12) 3832-1397.
Texto: Lucas Campagna Fotografia: José Jorge


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.