Panorama
 
 
 

MINC CITA INICIATIVAS DO MMA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2010

26/03/2010 - Carine Correa - No I Colóquio sobre Mudanças Climáticas, realizado nesta sexta-feira (26/3) no Rio de Janeiro, durante o Fórum Social Urbano - paralelo ao V Fórum Urbano Mundial, principal evento de urbanismo do mundo estabelecido pelas Nações Unidas -, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que os principais eixos do fórum - habitação, saneamento e inclusão social- "estão fortemente ligados e presentes na questão ambiental". Ele ressaltou que o Ministério do Meio Ambiente participa do PAC das favelas dando apoio aos catadores de recicláveis, e que o PAC 2 terá enfoque na melhoria da infra-estrutura das cidades brasileiras.

O ministro citou a Conferência de Saúde, Meio Ambiente e Cidades, realizada em dezembro do ano passado, como evento que agregou estes temas em busca da melhoria da qualidade de vida e saúde no País. De acordo com dados levantados na conferência, no Brasil, a principal causa da mortalidade infantil são as doenças causadas por contaminação hídrica. "Alguns ambientalistas não relacionavam cidades ao meio ambiente há um tempo atrás, mas os problemas urbanos, como falta de moradia, levam as pessoas a construírem casas em encostas de rios, e as conseqüências disso são as poluições das águas, lixo e muitas doenças", alertou.

De acordo com Minc, outras iniciativas do MMA que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida nas cidades foram os lançamentos do Plano Nacional de Qualidade do Ar - que recebeu o apoio da Fiocruz - e do Inventário de Emissões Veiculares, que apontou o transporte rodoviário ( 90%) e o lixo como principais fontes de contaminação do ar.

Em sua quinta edição, o Fórum Urbano Mundial foi criado para analisar um dos problemas mais urgentes enfrentados por todos os países atualmente: o rápido processo de urbanização e seu impacto em comunidades, cidades, políticas, economias e mudanças climáticas. O Fórum Social Urbano acontece paralelamente e aborda questões bem-sucedidas de iniciativas "verdes" que contribuíram para a mudança de comportamento e melhoria da vida das populações em grandes metrópoles e cidades.

Em evento anterior organizado pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Minc anunciou que como alternativa ao problema dos resíduos sólidos, o presidente Lula concordou com a ideia de adotar em todo o País o modelo de aterros sanitários municipais consorciados, e que o PAC 2 vai destinar R$1 bilhão para implementação desses aterros na grandes cidades brasileiras.

Elevatória do Recreio dos Bandeirantes

Ainda no Rio, nesta sexta-feira, Minc também participou da inauguração da Estação Elevatória de Esgotos do Recreio dos Bandeirantes. O novo sistema de esgotamento sanitário do bairro está sendo implantado com a inauguração da Estação Elevatória - que contou com um investimento de cerca de R$70 milhões. O complexo está capacitado para receber e transportar até 1.200 litros de esgoto por segundo para a Estação de Tratamento da Barra da Tijuca e, posteriormente, para o Emissário Submarino. A medida pode beneficiar uma população futura de até 240 mil habitantes.

O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial das Águas e contou com a presença do governador do estado, Sérgio Cabral, do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

+ Mais

MMA distribui sacolas retornáveis em Ipanema, no Rio de Janeiro

28/03/2010 - Na manhã deste domingo, 28 de março, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promoveu mais uma mobilização social da campanha Saco é um Saco. O ministro Carlos Minc, a secretária estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, e representantes da rede de supermercados Walmart - parceira do MMA na campanha - distribuíram 3 mil sacolas retornáveis para as pessoas que passavam pelo calçadão de Ipanema, entre os postos 9 e 10, no Rio de Janeiro.

Carlos Minc lembrou que, desde o início da campanha, no Dia do Meio Ambiente (5 de junho) do ano passado, os brasileiros deixaram de utilizar 600 milhões de sacolas. "O cidadão começa a se mexer, adotando uma postura mais consciente. E, com essa mudança de atitude, as empresas também começam a mudar seu comportamento, investimento no meio ambiente", avaliou o ministro. O diretor de Relações Institucionais do Walmart, Carlos Ely, também participou da ação em Ipanema, e enfatizou o compromisso da empresa pelo consumo consciente.

No local, além da distribuição das sacolas retornáveis, foram realizadas diversas ações de educação ambiental para alertar a população sobre os danos que as sacolas plásticas comuns podem causar ao meio ambiente. Entre elas, uma apresentação de teatro sobre o tema, com a Companhia Emergência Teatral, além de oficina de reciclagem e distribuição de material informativo da campanha.

Consumo - No Brasil, são consumidas 1,5 milhão de sacolas plásticas por hora. Em todo o mundo são 500 bilhões de unidades por ano. O objetivo da campanha Saco é um Saco é reduzir o uso estimulando uma mudança de hábito nos consumidores.

Além do alto custo em recursos naturais e energéticos para sua produção, o plástico ocasiona graves problemas ambientais, como a obstrução de galerias de águas pluviais. Além disso, não é biodegradável, permanecendo por séculos no meio ambiente.

Mobilização - As pessoas que participaram do evento também puderam assinar um abaixo-assinado contra a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro - apelidada pelo ministro Carlos Minc de "Emenda Corsária" -, que prevê mudanças na distribuição dos royalties do petróleo - medida que afetará a economia do estado do Rio de Janeiro. Dois computadores foram montados no local, e as assinaturas foram feitas on-line.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.