Panorama
 
 
 

PRESIDENTE LULA EMPOSSA A NOVA MINISTRA DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2010

31/03/2010 - Carine Corrêa - O presidente Lula deu posse nesta quarta-feira (31/03), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, à nova ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a outros nove ministros. Na ocasião, a ministra disse que pretende dar continuidade à gestão "vitoriosa" do Meio Ambiente no governo Lula iniciada por Marina Silva e consolidada por Carlos Minc.

Izabella ressaltou que pretende concluir os projetos e programas iniciados. "Vou trabalhar duro e espero ter sucesso nas ações do MMA com a participação engajada das entidades vinculadas ao ministério". Em seu discurso, o presidente Lula disse que o licenciamento da usina de Belo Monte (aprovado na gestão de Minc) foi muito importante para o abastecimento de energia no País, e relembrou a participação proativa do Brasil em Copenhague e a queda do desmatamento na Amazônia.

Disse ainda que os dez ministros estavam deixando o cargo para construir uma nova história política, e destacou a atuação de Carlos Minc, avaliando que o ex-ministro fortaleceu o papel do MMA na discussão e elaboração de políticas públicas no País. "Minc trabalhou com muita dedicação e lealdade, foi contestador e polêmico, mas deixou o MMA mais robusto".

No balanço de sua gestão, o ex-ministro do Meio Ambiente ressaltou a menor taxa de desmatamento da Amazônia nos últimos 20 anos, a elaboração do Plano de Mudanças Climáticas e as metas de redução de gases de efeito estufa, bem como o Fundo Amazônia, o Zoneamento Agroecológico e Econômico da cana-de-açúcar e o Macrozoneamento da Amazônia, a criação de novas unidades de conservação e dos Planos de Qualidade do Ar e de Combate ao Desmatamento na Caatinga e no Cerrado, dentre outras ações.

Após quase dois anos à frente da pasta, ele se despediu do cargo dizendo: meu sonho é que as questões climáticas e ambientais estejam sempre no centro das discussões políticas. Brigamos para defender nossas ideias e para colocar o MMA no âmbito da elaboração de políticas públicas".

Perfil da nova ministra

Nascida em Brasília, Izabella Teixeria é bióloga e possui mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ. Funcionária de carreira do Ibama desde 1984, exerceu o cargo de direção no instituto, bem como no MMA e no governo do estado do Rio de Janeiro.

Exerceu a condução e a gerência executiva de projetos e programas ambientais de programas de cooperação internacional (PPG-7, PNMA, PDBG, PMACI, dentre outros). Foi também professora de MBA e de cursos ambientais em diferentes universidades (UFRJ, escola politécnica), e especialista em avaliação ambiental estratégica. Atuou ainda como subsecretária de estado do Meio Ambiente da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro de 2007 a 2008, e recentemente como secretária-executiva do MMA de 2008 a 2010.

+ Mais

Nova ministra do MMA dará continuidade às ações dos seus antecessores

31/03/2010 - Carlos Américo - O Ministério do Meio Ambiente vai dar continuidade à herança dos ex-ministros do Meio Ambiente Carlos Minc e Marina Silva e começar o olhar para o futuro da questão ambiental, disse nesta quarta-feira (31/03), a nova ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante o evento de transmissão de cargo, em Brasília.

"Vamos trabalhar o triplo e encerrar a temporada em alto estilo", afirmou a ministra ao se referir aos nove meses em que ficará no cargo até encerrar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Izabella Teixeira afirmou, ainda, que o Ministério do Meio Ambiente vai avançar nas negociações internacionais para que na próxima Convenção do Clima (COP-16), em Cancun, no México, saia o novo acordo global do clima. "Vamos trabalhar duramente para que Cancun não siga o mesmo caminho de negociações da reunião de Copenhague", ressaltou Teixeira, ao falar que o Brasil vai manter o protagonismo na questão climática. Para isso, ela salientou que projetos de adaptação terão força igual aos de mitigação das mudanças climáticas.

Ainda sobre negociações internacionais, a nova ministra disse que o Brasil vai fazer a diferença na Convenção da Biodiversidade, que será realizada no final do ano em Nagoya, no Japão. "O Brasil é importante para a biodiversidade mundial", afirmou Teixeira. O Brasil é conhecido como país megadiverso devido a sua grande quantidade de espécies de fauna e flora. Na reunião no Japão, o Brasil vai defender a implementação do sistema ABS (de repartição de benefícios de produtos oriundos da diversidade biológica), com compromissos jurídicos e financeiros.

A ministra ainda falou que o MMA está aberto para o debate, destacando a oportunidade de ampliar a agenda ambiental na iniciativa privada. Ela afirmou que o ministério apoia ações que vão além de simplesmente se adequar às leis. "Temos de incentivar quem faz mais pela sustentabilidade", disse Teixeira.

Funcionária de carreira do Ibama, Teixeira defendeu a criação de um plano de carreira para os analistas ambientais, que garanta profissionais bem qualificados, treinados, remunerados e que tenham visão política para colocar a questão ambiental nos diversos debates de desenvolvimento do país. "Se eu assumi este cargo hoje mostra que podemos ter novos analistas como ministros", finalizou.

Diálogo

O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc disse que a nova ministra foi fundamental no diálogo com o setor público e privado. Ele lembrou de parcerias do turismo, como o programa turismo nos parques. "É preciso ter um leque de ideias e alianças para que os projetos possam ser colocados em prática", salientou.

Minc contou que a decisão de colocar a sua secretária-executiva como ministra estava definida há seis meses. "Ela tem muito conhecimento técnico e tem uma capacidade de trabalho brutal". Para Minc, ela deve continuar com as ações de combate ao crime ambiental e ampliar parcerias públicas, privadas e com a sociedade, estimulando o consumo sustentável.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.