Panorama
 
 
 

RIO GRANDE DO SUL TERÁ SEU INVENTÁRIO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2010

(31/03/2010) Rio Grande do Sul contará com seu inventário florestal. A assinatura de um termo de cooperação entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a realização do Inventário Florestal Estadual/Nacional ocorreu nesta quarta-feira (31), na sede da Sema, com a assinatura do documento pelo secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e o diretor do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), José Natalício Macedo Silva. O levantamento constava entre as ações prioritárias do secretário Berfran desde que ele assumiu a pasta, no início de 2009. Serão necessários cerca de R$ 6 milhões para a realização do inventário, recursos que serão divididos entre a Sema e o MMA.

Segundo o secretário, o inventário florestal vai permitir o monitoramento da produção florestal, fornecendo informações sobre a qualidade e distribuição florestal, detectando as mudanças na vegetação, no solo e no clima, estabelecendo séries temporais para análises de cenários e tendências. “Desta forma e com estes dados, podemos agir preventivamente”, disse o secretário.

De acordo com Berfran, trata-se do maior pólo da silvicultura nacional. O setor madeireiro, moveleiro, de celulose e outros da cadeia produtiva do arranjo florestal é um dos expoentes da economia gaúcha. “Portanto, é fundamental para a economia, para o setor e para o Estado que tenhamos este instrumento que subsidie as formulações das políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação ambiental. Com o inventário, o RS produzirá informação para também abastecer a elaboração de acordos e convenções internacionais relacionadas ao clima e à biodiversidade”, disse ele.

Também participaram da reunião Leonel Freitas Menezes, da Ageflor, Maria Isabel Chiappetti, do Comitê Estadual Reserva Biosfera da Mata Atlântica, a engenheira florestal do Departamento de Licenciamento do Defap, Lúcia Dilélio, a coordenadora do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS, Vera Pitoni, além do secretário adjunto da Sema, Giancarlo Tusi Pinto, do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap-Sema), Rafael Ferreira,do professor Doadi Antônio Brena, da Ageflor e Normélio Eckert, da Comitê da Base Florestal da Fiergs.

+ Mais

Governadora encaminhou à AL projeto criando Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas

(31/03/2010) A governadora Yeda Crusius assinou, na noite da terça-feira (30), o encaminhamento à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei (PL) instituindo a Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas, que terá foco na prevenção. Desde o dia 14 de janeiro, quando o texto foi apresentado ao Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC) para receber proposições, em reunião que contou com a presença da governadora, o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, manteve reuniões com universidades, produtores, municípios, entre outras entidades e recebeu sugestões para que a lei contemple o pensamento de todas as instituições representativas do RS. “O documento vai orientar o governo e a sociedade na adoção de práticas que vão contribuir para a redução de concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, atingindo níveis seguros para garantir o desenvolvimento sustentável”, afirmou Berfran.

A Política Gaúcha de Mudanças Climáticas (PGMC) tem como objetivo geral estabelecer o compromisso do Estado frente ao desafio provocado pelas alterações globais que vêm ocorrendo no clima. Com a proposta, devem se estabelecer condições para as adaptações necessárias aos impactos trazidos pelas mudanças climáticas. A PGMC norteará a elaboração de demais Planos sobre Mudanças do Clima, bem como de outros projetos e ações relacionadas, direta ou indiretamente, à mudança do clima.

+ Mais

Governadora assina decreto que institui programa Ambiente Legal

(31/03/2010) O objetivo é recuperar áreas de preservação permanente, concedendo prazos aos produtores rurais para a adequação ao regramento ambiental. Com o Ambiental Legal e com o projeto Árvore é Vida, que prevê o plantio de dois milhões de mudas de árvores nativas, a Secretaria do Meio Ambiente foca na recomposição da mata ciliar e de áreas degradadas.

O decreto instituindo o Ambiente Legal, Programa Estadual de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP`s) e Reserva Legal, foi assinado na terça-feira (30) pela governadora Yeda Crusius. Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, o objetivo é promover a recuperação das áreas de preservação permanente, harmonizando a preservação ambiental com o desenvolvimento social e econômico das populações rurais, além de constituir as áreas de reserva legal. As ações para a efetivação do programa serão desenvolvidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por intermédio do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), responsável pela adesão, que é gratuita e que poderá ser feita num prazo de um ano a contar da regulamentação do texto. A Sema debateu a minuta do decreto com Fetag, Farsul, Famurs e Ministério Público antes de encaminhá-lo para o aval da governadora.

Após a formalização do termo, os beneficiários ou proprietários terão até dois anos para recuperar um terço da APP. Passados oito anos, o decreto determina a recuperação de dois terços da APP, além da apresentação da proposta de averbação da Reserva Legal e, ao final de 13 anos após a assinatura da adesão, toda a área deverá estar recuperada. O Ambiente Legal será integrado por subprogramas de educação ambiental, de assistência técnica rural feita pela Emater, de produção e distribuição de mudas e sementes e de capacitação dos beneficiários. A Sema expedirá em 90 dias, após a publicação do decreto no DOE, as exigências mínimas que comporão o requerimento, o termo de adesão e os demais procedimentos do programa.

Árvore é Vida

Iniciado em setembro de 2009 e idealizado pela Federação das Mulheres de Negócios de Porto Alegre, o projeto Árvore é Vida - encampado e executado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - já plantou 1,1 milhão de árvores nativas em várias regiões do Estado, através de convênios com as associações de municípios. A meta é chegar a dois milhões de mudas plantadas até dezembro deste ano. A projeção é de recuperação de cinco mil hectares de área com a quantia plantada.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.