Panorama
 
 
 

EMPRESAS TERÃO DE ESTABELECER METAS DE RECICLAGEM

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2010

06/04/2010 - O Estado de São Paulo acabou de dar mais um passo à frente na questão da disposição adequada de resíduos. Com a Resolução SMA 24, de 30 de março, produtos considerados geradores de resíduos de significativo impacto ambiental foram apontados para que suas embalagens sejam recolhidas e destinadas adequadamente pelas empresas responsáveis pela sua fabricação, distribuição e importação.

A resolução vem como resultado da Política Estadual de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.300, aprovada em 2006. Os fabricantes, distribuidores ou importadores dos produtos da lista publicada na resolução ficam obrigados a criar postos de entrega voluntária para os resíduos pós-consumo, orientar os consumidores quanto à necessidade de devolução dos resíduos pós-consumo, cumprir metas de recolhimento e declarar a quantidade de produtos listados produzidos, a quantidade de resíduos recolhidos e sua destinação no Sistema Declaratório Anual de Resíduos Sólidos.

O objetivo da resolução é ajudar a fechar o ciclo produtivo, assim reduzindo a emissão de resíduos, além de envolver as empresas e os próprios consumidores na destinação adequada desses resíduos. A lista de produtos foi definida pela Comissão Estadual de Resíduos Sólidos e poderá ser atualizada. Até o dia 31 de dezembro de 2010, a comissão, junto com os setores empresariais responsáveis, estabelecerá metas de recolhimento para os produtos. Aqueles que não cumprirem as metas poderão ser multados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, em valores que ainda serão definidos.

Os produtos citados na resolução são:
•Filtros de óleo lubrificante automotivo;
•Embalagens de óleo lubrificante automotivo;
•Lâmpadas fluorescentes;
•Baterias automotivas;
•Pneus;
•Produtos eletroeletrônicos;
•Embalagens primárias, secundárias e terciárias de:
a) alimentos e bebidas;
b) produtos de higiene pessoal;
c) produtos de limpeza;
d) bens de consumo duráveis.
Texto: Ludmilla Fregonesi

+ Mais

Municípios participam de Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental

05/04/2010 - A educação ambiental está cada vez mais presente nas escolas do Estado de São Paulo. Com objetivo de transmitir informações que auxiliem na aplicação transversal das agendas ambientais propostas pelo projeto Criança Ecológica, da secretaria do Meio Ambiente – SMA, estão sendo realizadas capacitações em diversos municípios do Estado. Assim, educadores e demais setores envolvidos com o processo educativo do Ensino Fundamental I poderão entender melhor como inserir as agendas Azul: Água, Verde: Fauna e Flora, Cinza: Poluição e Amarela: Aquecimento Global e Educação para a Vida; nas atividades escolares dos alunos.

A Coordenadoria de Educação Ambiental – CEA da SMA realizou no dia 23.03, em parceria com a prefeitura de Sertãozinho, a Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental com mais de 70 educadores, dentre os quais professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e demais membros da equipe pedagógica. Os educadores tiveram a oportunidade de perceber como o Criança Ecológica pode ser utilizado como um recurso pedagógico em sala de aula, visto que o município irá implantar os livros ‘Criança Ecológica – Sou dessa Turma!“, em sua rede de ensino. Depois, os participantes receberam informações de como elaborar projetos de educação ambiental.

No período da tarde, o evento foi realizado na Escola de Educação Ambiental Clóvis Badelotti, que atende alunos de toda a região. A escola conta com diversas ferramentas didático-pedagógicas, como pomar, horta, captação de água de chuva, reuso de materiais. Os educadores participaram de uma dinâmica sobre como construir um espaço educativo sustentável e, junto com a equipe, puderam perceber a realidade local por meio de diagnósticos participativos.

A participação nas Capacitações de Educadores na Agenda Ambiental está aberta a todos os municípios do Estado, que poderão se inscrever somente pelo e-mail criancaecologica@ambiente.sp.gov.br .

Confira a programação de Capacitações:
Bertioga - 28/04 e 29/04
Votuporanga - 05/05 e 06/05
São José do Rio Preto - 12/05 e 13/05
Paranapanema - 26/05 e 27/05
Campinas - 09/06 e 10/06
Tupi Paulista - 23/06 e 24/06
Colina - 06/07 e 07/07
Cananéia - 21/07 e 22/07
Ribeirão Preto - 04/08 e 05/08
Caraguatatuba - 18/08 e 19/08
Adamantina - 25/08 e 26/08
Piracicaba - 15/09 e 16/09
São José do Barreiro - 29/09 e 30/09
Bauru - 06/10 e 07/10
exto: Ludmilla Fregonesi Fotografia: CEA


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.