Panorama
 
 
 

INDÍGENAS APRESENTAM MOÇÃO EM DEFESA DAS RESOLUÇÕES DA CONEEI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2010

07 de abril de 2010 - Cerca de 15 representantes indígenas participaram como delegados da Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada em Brasília entre os dias 29 de março e 1º de abril. Como resultado da mobilização, os indígenas conseguiram que o documento final da Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei) fosse anexado, como moção, às propostas finais da Conae.

Passada a Conae, o atual esforço do movimento indígena é conseguir uma vaga no Fórum Nacional de educação, criado durante o evento na capital federal. A instância não-governamental tem por objetivo garantir que as propostas finais da Conferência tenham influência na elaboração do futuro Plano Nacional de Educação (PNE), a ser aprovado até o final deste ano.

Para colaborar com este processo, está em curso uma Avaliação Independente das 21 metas referentes à educação indígena presentes no atual PNE. A avaliação é realizada por uma equipe composta por 17 coordenadores/avaliadores e 23 pesquisadores indígenas, que busca diagnosticar a atual situação do desenvolvimento da política de educação escolar indígena no Brasil. “Esse trabalho é essencial, pois assim o Grupo de Acompanhamento terá conhecimento sobre os principais obstáculos ao cumprimento do direito, assegurado por lei, dos indígenas a uma educação específica e diferenciada”, afirma Tânia Ferreira, coordenadora técnica executiva da Ajuri.

O levantamento dos dados junto às secretarias de educação estaduais começou em dezembro do ano passado e foi viabilizado por meio de um contrato firmado entre a Funai e a Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Roraima. O foco da avaliação foi a ação dos gestores educacionais, ou seja, a ação político administrativa do Estado Brasileiro. Entre os dias 28 e 30 de junho, haverá um seminário em Boa Vista/RR para apresentação e discussão dos resultados da pesquisa.

Especificidades indígenas

Apesar da conquista na Conae, o indígena Alberto Dias acredita que a participação foi aquém da esperada. “Infelizmente, nós ainda não conseguimos um espaço de discussão mais forte com a sociedade brasileira. Estavam presentes na Conferência 4 mil representantes da educação no país, sendo somente 15 indígenas. Somos poucos para representar nossas regiões, para defendermos o que queremos”, afirma Alberto, Terena da aldeia Buriti.

Para Sirlene Bendazzoli, da Coordenação Geral de Educação da Funai, a Conferência criou um importante espaço de discussão, mas manteve a complicada tendência de “colocar todas as diversidades em um pacote só”. Dessa forma, as propostas apresentavam, em um mesmo texto, ações afirmativas para mulheres, população LGBTT, homossexuais, negros, pessoas com deficiência e entre todos, os indígenas. Sirlene reforça a necessidade de reconhecer as peculiariedades dentro desse conjunto de diversidade.

+ Mais

Madeireiros são presos em Terra Indígena no sul de Rondônia

07 de abril de 2010 - Uma operação de Fiscalização Ambiental, entre os dias 31 de março e 03 de abril, retirou invasores do interior da Terra Indígena Indígena Igarapé Lourdes/RO. A Funai, em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental de Ji-Paraná/RO, apreendeu toras de castanheira, veículos e equipamentos usados na exploração ilegal de madeira.

Segundo Abrahão Negreiros, da Funai de Ji-Paraná, desde janeiro deste ano as invasões na Terra Indígena têm sido frequentes. A pressão vem de cidades do entorno, principalmente Ji-Paraná e Rondolândia/MS. A operação prendeu seis madeireiros, entretanto, todos já saíram sobre fiança e respondem ao processo em liberdade. “Crime ambiental tem uma punição muito branda, não segura ninguém. E eles sabem disso, por isso continuam fazendo”, reclama Abrahão.



 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.