Panorama
 
 
 

INSTITUTO DEVE CONCLUIR 100 NOVOS PLANOS DE MANEJO ATÉ O FIM DO ANO, DIZ RÔMULO A SECRETÁRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2010

Priscila Galvão - Brasília (06/04/10) – O novo secretário-executivo do Ministério Meio Ambiente, José Machado, visitou nesta terça (6) a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. Ele reuniu-se com diretores e gestores, de quem ouviu um balanço das ações realizadas desde a criação do Instituto.

O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, destacou o trabalho dos servidores que redundou, entre outras conquistas, na elaboração de planos de manejo e na criação de conselhos consultivos em várias unidades de conservação. Ele listou ainda a contratação de 1.400 brigadistas, a capacitação de 828 agentes de fiscalização, a redução em 71% de UCs sem fiscais e de 78,7% na ocorrência de incêndios nas unidades.

Ele ressaltou também as ações em defesa das espécies ameaçadas de extinção e o fomento e execução de pesquisas nos 15 centros especializados do Instituto. Segundo o presidente, 87% das UCs realizam atividades nessa área, mantendo relacionamento com 14.500 pesquisadores cadastrados pelo Sisbio (Sistema de Monitoramento da Bioversidade).

Ainda segundo ele, houve um incremento de 82,95% de arrecadação nos parques nacionais e a aquisição de 256 veículos e de 1203 computadores para as unidades de conservação, que, assim, tornaram-se mais estruturadas. Ele destacou, por fim, o estímulo à criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que já são 529 em todo o País.

METAS – Rômulo falou também sobre as metas do ICMBio para 2010. De acordo com ele, o Instituto pretende concluir até o fim do ano 100 novos planos de manejo, 20 planos de ação nacionais para a conservação de espécies ameaçadas da fauna brasileira, contemplando 26% das espécies em risco de extinção, e a avaliação de 14 grupos de taxonômicos da fauna brasileira, com o aperfeiçoamento do Sisbio, que terá implantado o módulo de relatório

Com relação à estruturação administrativa do Instituto, Rômulo disse que a prioridade até o fim do ano é consolidar as 11 Coordenações Regionais e as Unidades Avançadas de Administração e Finanças (UAAFs), estruturar a Procuradoria Federal Especializada do ICMBio na Administração Central e Coordenações Regionais, viabilizar a publicação do decreto que traz a nova estrutura regimental e o quadro dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Instituto e concluir a segundo fase do Planejamento Estratégico.

Além de Rômulo Mello, participaram do encontro com o secretário executivo do MMA os diretores do ICMBio Ricardo Soavinski (UCs de Proteção Integral), Paulo Maier (UCs de Uso Sustentável), Silvana Canuto (Planejamento), Fernando Dalava (substituto da Biodiversidade) e Daniel Oliveira, procurador geral do Instituto.
Ascom/ICMBio

+ Mais

Operação combate boi pirata, invasões e pesca ilegal no Parque Nacional Ilha Grande

Izabela Ribeiro - Brasília (1º/04/10) – O Parque Nacional (Parna) Ilha Grande, localizado no Paraná, acaba de encerrar a Operação Ilha Grande com três focos de fiscalização: pontos com gado, construções/ reformas e pesca e caça no interior do Parna. Toda a equipe da unidade participou das ações.

Iniciada no dia 27 e encerrada nesta terça (30), a operação contou ainda com o apoio da equipe da Área de Preservação Ambiental (APA) Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, da Polícia Federal, Força Nacional, Ibama e das APAs Municipais de Altônia e São Jorge do Patrocínio. No total, foram mobilizados 43 homens e 15 veículos e 4 embarcações.

A programação incluiu ações diurnas e noturnas e a Coordenação da Operação optou por solicitar um forte efetivo de segurança à Polícia Federal e Força Nacional, pois o Parna localiza-se em região de fronteira com o Paraguai e é utilizado na rota do contrabando e tráfico de drogas e armas. As Equipes de terra montaram quatro barreiras nos portos que dão acesso às ilhas do parque, enquanto as equipes de água circundaram um total de 450 quilômetros.

Com relação aos pontos de gado, foram localizados os três criadores, ficando determinado o comparecimento deles nos dias 5 e 6 de abril na sede do Parque Nacional de Ilha Grande, para agendamento da retirada do gado.

A equipe vistoriou todas as ilhas do parque onde existem construções e os locais onde havia denúncias de novas invasões. Não foi encontrada nenhuma irregularidade. A fiscalização aproveitou o contato e reiterou aos ilhéus a impossibilidade de qualquer ampliação ou nova construção e, consequentemente, autorização para obras de manutenção nas residências.

Na área de caça e pesca, foram aplicados dez autos de infração como pescar espécimes com tamanho inferiores aos permitidos ou mediante a utilização de petrechos proibidos, no valor total de R$ 20 mil. Foram apreendidos 350 metros de redes de malha, 9 varas de pescar, 18 anzóis de galho, uma corda de 30 metros contendo10 anzóis. Foram apreendidos também aproximadamente 40 quilos de peixes, nas espécies dourado, pintado, pacu, piau, piracanjuba. Os fiscais conduziram cinco infratores até a Delegacia da Polícia Federal local.

Em todas as abordagens aos pescadores amadores e profissionais, que se encontravam em grande número em atividade pela proximidade da Semana Santa, foram passadas informações sobre carteira de pesca profissional, amadora e de aposentados, quantidade de pescado permitida (amadores), tamanho por espécie, locais permitidos e proibidos de pesca.

Com a operação, a equipe do parque mostrou à comunidade lindeira e freqüentadores do parque vindos de outros municípios a presença ostensiva da administração e de seus parceiros federais (Polícia Federal, Força Nacional e Ibama) na proteção da Unidade de Conservação e entorno.


 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.