Panorama
 
 
 

MAIOR MORCEGO DAS AMÉRICAS É COLETADO PELA PRIMEIRA VEZ NO PANTANAL SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2010

(05/04/2010) Um exemplar do morcego-fantasma-grande (Vampyrum spectrum), o maior morcego das Américas, foi capturado na fazenda Nhumirim, da Embrapa Pantanal, pelo ecólogo Maurício Silveira. É o primeiro exemplar deste animal coletado no Mato Grosso do Sul.

Maurício está fazendo sua pesquisa sobre ocupação de habitats naturais e alterados por morcegos para sua dissertação de mestrado em ecologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e desenvolve estudos de campo desde dezembro de 2009 na fazenda da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A captura deste exemplar ocorreu no dia 20 de fevereiro e foi divulgada em 5 de abril pelos pesquisadores. Trata-se de uma fêmea, que pode pesar até 230 g e ter até 1 m de envergadura.

O espécime coletado está depositado na Coleção de Vertebrados da Embrapa Pantanal, servindo como documentação da distribuição geográfica.

Até o momento, Mauricio já capturou 145 morcegos de 20 espécies na fazenda Nhumirim. As coletas serão feitas até outubro deste ano. O estudante usa redes de neblina, que são armadas no fim da tarde na Grade Permanente da fazenda. Esta grade é um conjunto de parcelas permanentes para o monitoramento da biodiversidade e de processos naturais, permitindo estabelecer vários tipos de inter-relações ecológicas e o entendimento do funcionamento do ecossistema.

Apesar no nome científico se referir a um vampiro, a espécie na verdade é carnívora, se alimentando principalmente de aves, roedores e até outros morcegos. “É uma espécie rara, mas com distribuição geográfica bem ampla, que vai do sul do México até o centro da América do Sul. Jamais havia sido coletada no Mato Grosso do Sul. Aliás, esse foi o registro mais ao sul da presença deste animal, e representa uma ampliação da sua distribuição geográfica”, afirmou.

Para Maurício, a presença do Vampyrum spectrum no Pantanal Sul pode ser um indicativo de boa qualidade ambiental. “Ele vive preferencialmente em ambientes florestais.”

O pesquisador Walfrido Tomás, da Embrapa Pantanal, disse que por volta de 1955 houve um registro da espécie no Pantanal Norte, no Estado de Mato Grosso. “O novo registro revela que o ecossistema Pantanal tem influência biogeográfica de biomas mais florestais. Significa também que ainda conhecemos muito pouco da biodiversidade do Pantanal. Ainda há carência de inventários biológicos na região”, afirmou.

Para Walfrido, esta é uma das espécies que, por serem raras, topo de cadeia ecológica e ligadas a ambientes florestais, podem sofrer impactos diretos do desmatamento e da fragmentação de habitats. Geralmente são as primeiras a desaparecer quando os habitats são alterados.
Ana Maio
Embrapa Pantanal, Corumbá (MS)


 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.