Panorama
 
 
 

NOVA MINISTRA DO MMA DARÁ CONTINUIDADE ÀS AÇÕES DOS SEUS ANTECESSORES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2010

Brasília (31/03/2010) - O Ministério do Meio Ambiente vai dar continuidade à herança dos ex-ministros do Meio Ambiente Carlos Minc e Marina Silva e começar o olhar para o futuro da questão ambiental, disse nesta quarta-feira (31/03), a nova ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante o evento de transmissão de cargo, em Brasília.

“Vamos trabalhar o triplo e encerrar a temporada em alto estilo”, afirmou a ministra ao se referir aos nove meses em que ficará no cargo até encerrar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Izabella Teixeira afirmou, ainda, que o Ministério do Meio Ambiente vai avançar nas negociações internacionais para que na próxima Convenção do Clima (COP-16), em Cancun, no México, saia o novo acordo global do clima. “Vamos trabalhar duramente para que Cancun não siga o mesmo caminho de negociações da reunião de Copenhague”, ressaltou Teixeira, ao falar que o Brasil vai manter o protagonismo na questão climática. Para isso, ela salientou que projetos de adaptação terão força igual aos de mitigação das mudanças climáticas.

Ainda sobre negociações internacionais, a nova ministra disse que o Brasil vai fazer a diferença na Convenção da Biodiversidade, que será realizada no final do ano em Nagoya, no Japão. “O Brasil é importante para a biodiversidade mundial”, afirmou Teixeira. O Brasil é conhecido como país megadiverso devido a sua grande quantidade de espécies de fauna e flora. Na reunião no Japão, o Brasil vai defender a implementação do sistema ABS (de repartição de benefícios de produtos oriundos da diversidade biológica), com compromissos jurídicos e financeiros.

A ministra ainda falou que o MMA está aberto para o debate, destacando a oportunidade de ampliar a agenda ambiental na iniciativa privada. Ela afirmou que o ministério apoia ações que vão além de simplesmente se adequar às leis. “Temos de incentivar quem faz mais pela sustentabilidade”, disse Teixeira.

Funcionária de carreira do Ibama, Teixeira defendeu a criação de um plano de carreira para os analistas ambientais, que garanta profissionais bem qualificados, treinados, remunerados e que tenham visão política para colocar a questão ambiental nos diversos debates de desenvolvimento do país. “Se eu assumi este cargo hoje mostra que podemos ter novos analistas como ministros”, finalizou.

Diálogo
O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc disse que a nova ministra foi fundamental no diálogo com o setor público e privado. Ele lembrou de parcerias do turismo, como o programa turismo nos parques. “É preciso ter um leque de ideias e alianças para que os projetos possam ser colocados em prática”, salientou.

Minc contou que a decisão de colocar a sua secretária-executiva como ministra estava definida há seis meses. “Ela tem muito conhecimento técnico e tem uma capacidade de trabalho brutal”. Para Minc, ela deve continuar com as ações de combate ao crime ambiental e ampliar parcerias públicas, privadas e com a sociedade, estimulando o consumo sustentável.
Carlos Américo - Ascom MMA
Foto: Jefferson Rudy – MMA

+ Mais

Ibama realiza soltura de animais nascidos em cativeiro no Ceará

Fortaleza (06/04/2010) - O Núcleo de Fauna e o Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas da Superintendência do Ibama no Ceará festejam uma experiência pioneira : a soltura na natureza de animais nascidos em cativeiro.

A princípio foram soltas 15 jibóias nascidas nos Zoológicos Santuário de São Francisco, localizado no município de Canindé e no Zoológico Sargento Prata , no município de Fortaleza . A área escolhida para a soltura é cadastrada no Projeto ASAS – área de soltura de animais silvestres e oferece todas as condições para seu desenvolvimento ,apesar de sabermos que sobrevivem, em ambiente natural, cerca de 20 % dos animais , segundo a bióloga do Zoo SAntuario de São Francisco, Alecsandra Tassoni que atribui a predação natural como um dos motivos para a baixa.

Esta parceria entre Ibama e Zoológicos muito contribui para a preservação da biodiversidade. A idéia é aumentar o numero de espécies nascidas em cativeiro que poderão fazer o repovoamento de áreas com perda de populações.

A principal vocação dos zoológicos, além da reprodução, é a educação ambiental, pesquisa e lazer . Eles são grandes parceiros também na recepção e guarda de animais advindos do trafico ilegal, dos maus tratos e de entregas espontâneas quando os mesmos não têm condições de retornar a natureza.

O zoológico Sargento Prata possui uma área de mais de quatro hectares e a média de visitantes é de 20 mil pessoas por mês. Ele abriga mais de 300 animais em 35 recintos.

Já o Zoológico Santuário de São Francisco nasceu de maneira inusitada. No início da década de 70, devido a necessidade de alojar os animais trazidos pelos romeiros que visitavam a cidade de Canindé, como presente aos padres franciscanos. Muitos desses animais eram silvestres e necessitavam de cuidados especiais. Por esse motivo, naquela época, foi criado um pequeno zoológico. Com o tempo foi ampliado e, posteriormente, mudou de local e hoje conta com a ajuda dos devotos e benfeitores. O Zôo já recebeu vários animais apreendidos pelo Ibama como duas leoas, tucanos, araras canindé , papagaios, guarás entre outros. Um dos mais ilustres moradores do estabelecimento é o Urso Dimas, um urso pardo apreendido pelo Ibama de um circo onde era vitima de maus tratos .Dimas ganhou no Santuário um recinto adequado e assistência de biólogos e veterinários, além de alimentação balanceada.

A equipe do zôo tem uma preocupação a mais em conscientizar a população e esclarece a todos os devotos de São Francisco, que os animais não devem ser retirados de seu habitat natural, nem mesmo para serem trazidos como doação ao Santuário. “Eles fazem parte do meio ambiente onde vivem e tirá-los da natureza significa fazê-los sofrer.”
Mariangela Bampi e Izabelle Pitombeira - Ascom Ibama/CE
Foto: Daniel Aciolly


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.