Panorama
 
 
 

CETESB E PETROBRAS FECHAM ACORDOS NA ÁREA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2010

12/04/2010 A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e a Petrobras firmaram dois importantes acordos, na área de licenciamento e no segmento de energia, que trarão grandes benefícios a área ambiental. O primeiro, permitirá a contratação de 70 estagiários de diversas áreas, que atuarão nas agências descentralizadas distribuídas por todo o Estado para agilizar os processos de licenciamento. Parte desses profissionais também atuarão na chamada “sala de cenários”, uma novidade criada pela CETESB e que será montada na sede, na capital, para desenvolver sistemas de dados que auxiliarão nos processos de análise e diagnóstico para o licenciamento de grandes empreendimentos que possam vir a causar impactos ambientais.

O segundo acordo prevê uma cooperação técnica com a estatal do petróleo, para a elaboração do Inventário Paulista de Gases de Efeito Estufa (GEE) no segmento de energia. Na prática, a Petrobras fornecerá à CETESB os dados de emissão de dióxido de carbono (CO2) e outros gases, provenientes de suas unidades de produção, que serão incorporados aos dados globais do Inventário Estadual que está sendo elaborado pela agência paulista com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, no âmbito do projeto Apoio à Política Climática do Estado de São Paulo.

Com o treinamento dos 70 estagiários, pretende-se capacitá-los nas atividades de licenciamento e fiscalização ambiental. A CETESB realizará um concurso público para a escolha desses estagiários, estudantes de programas regulares de pós-graduação stricto e lato sensu nas áreas de engenharia ambiental, agronômica e florestal, além do ramo da biologia, geologia e geografia. A preferência é por alunos oriundos do Programa PROMINP – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, sendo 20 vagas para a capital e 50 vagas para as agências do interior e litoral.

A instituição da chamada “sala de cenários” é uma nova ferramenta criada pela CETESB, para reduzir os riscos ambientais de implantação de novos empreendimentos. Os profissionais que trabalharão nesta atividade, terão como missão analisar o cenário atual e projetar um cenário futuro, a partir da análise de variáveis essenciais que devem sustentar a viabilidade ambiental do projeto no local indicado e o levantamento dos impactos deste no meio ambiental e as ações de minimização necessários, para efetivação do licenciamento.

O que se pretende com a criação destes cenários, através do desenvolvimento de sistemas de dados que consiga fazer um diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, é a de caracterizar a situação do local antes da implantação do projeto, considerando o meio físico, biológico e sócio-econômico e os ecossistemas naturais, dados existentes nos Relatórios de Qualidade Ambiental produzidos anualmente pela CETESB e nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) apresentados pelos empreendedores para obtenção das respectivas licenças ambientais.

O convênio para o desenvolvimento da qualificação profissional na área de meio ambiente e o Termo de Cooperação para o levantamento do inventário de gases de efeito estufa no segmento energia, foram assinados nesta segunda-feira (12/4), entre o presidente Fernando Rei, da CETESB e Ricardo Santos Azevedo, gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras e Jayme de Seta Filho, gerente de Articulação e Contingência, Meio Ambiente e Saúde, da estatal. Os acordos também foram avalizados pelos diretores Ana Cristina Pasini da Costa e Edson Tomaz, de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental e de Gestão Corporativa, da CETESB.
Texto: Renato Alonso
Foto: Pedro Calado

+ Mais

Atibaia e Porto Feliz municipalizam o licenciamento ambiental Imprima esta página

13/04/2010 As prefeituras de Atibaia e Porto Feliz assinaram nesta terça-feira, 13.04, convênio com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, que as autoriza a expedir licenças ambientais à empreendimentos de exclusivo impacto local. Os prefeitos José Bernardo Denig e Claudio Maffei, respectivamente, consideraram a formalização dos acordos um avanço das administrações municipais na gestão ambiental, colocando as prefeituras na agenda da sustentabilidade.

Atibaia e Porto Feliz se juntam a outros 19 municípios paulistas que aderiram ao projeto de municipalização da licença ambiental. Entre os dias 22 e 24 de junho, todos estarão participando de um seminário promovido pela CETESB, na cidade de Valinhos, para a troca de experiências entre os municípios que já realizam o licenciamento, entre aqueles que se preparam para licenciar e também para fortalecer os laços entre os técnicos da agência ambiental e as administrações municipais.

Novos treinamentos para efetivação de convênios estão agendados para o final desta semana, com as prefeituras de Descalvado, Leme, Pirassununga e Araras. Até o final do mês, será vez do município de Franca e, para maio próximo, estão previstos cursos à técnicos de Caraguatatuba e São José do Rio Preto.
Texto: Renato Alonso

+ Mais

CETESB participa de seminário sobre Mudanças Climáticas no Equador Imprima esta página

15/04/2010 A exemplo do que ocorreu recentemente no Rio de Janeiro, estados e municípios enfrentam frequentemente situações de emergência e calamidade pública causadas pelas alterações climáticas e ação do homem. Na maioria das vezes, os poderes públicos não estão suficientemente preparados para desenvolver estratégias de mitigação e adaptação a este fenômeno, para os quais deve haver um conhecimento e ferramentas necessárias para melhor se defrontar com o problema.

O workshop “Mudanças Climáticas: Uma Visão de Regiões”, realizado na semana passada na cidade de Cuenca, no Equador, organizado pela OLAGI -Organização Latino Americano de Governos Intermediários, com o apoio da Universidade de Cuenca e Província de Azuay, e no qual a Companhia Ambiental do estado de São Paulo - CETESB esteve representada pela secretária executiva do Proclima, Josilene Ferrer, analisou este problema de uma perspectiva abrangente e fundamentada, avaliando a magnitude dos impactos ambientais em áreas como agricultura, água, energia, social e econômico, entre outras, com o intuito de contribuir para o fortalecimento do talento humano das instituições presentes, envolvidas na construção de políticas que permitam atingir o desenvolvimento e a gestão da terra de forma mais eficiente e eficaz, e em harmonia com o meio ambiente.

Participaram como palestrantes reconhecidos especialistas internacionais, como Gustavo Wichex, do PNUD-Colômbia; Jahir Rodriguez, da Universidade Autônoma de Manizales; Olga Cavallucci, consultora internacional, e vários peritos nacionais da Universidade Andina Simón Bolivar e da Universidade de Cuenca, onde se realizou o encontro.

Josilene Ferrer, a única representante brasileira no evento, apresentou a experiência do Estado de São Paulo na agenda climática, com o desenvolvimento dos programas Proclima e PROZONESP, iniciados em 1995, e na elaboração do inventário paulista de gases de efeito estufa, que está sendo organizado com apoio do Governo Britânico.

O seminário serviu como encontro preparativo para o evento internacional sobre Terceiro Mundo e Cúpula das Regiões sobre mudanças do clima, a ser realizado até final de abril, em Montevidéu, no Uruguai. Este evento pretende expor o papel dos governos intermediários na construção e implementação de políticas públicas que irão atenuar os impactos desse fenômeno.
Texto: Renato Alonso


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.