Panorama
 
 
 

DIRETOR JAMES CAMERON E ATRIZ WEAVER CONHECEM ÁREAS PROTEGIDAS EM SÃO PAULO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2010

15/04/2010 - Em sua visita ao Brasil, o diretor James Cameron, responsável pelo bem sucedido filme “Avatar”, aproveitou para conhecer mais sobre as riquezas naturais do Estado de São Paulo. No último domingo, 11.04, em companhia do secretário adjunto da secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, do Desembargador Antonio Celso Aguilar Cortes, Presidente da Câmara Especial de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Promotora Cristina Godoy, Coordenadora da Área de Meio Ambiente do Ministério Público de São Paulo, o diretor realizou um sobrevôo por diferentes áreas de conservação que também fazem parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e do Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo.

Foram sobrevoadas áreas integrantes do Núcleo Engordador do Parque Estadual da Cantareira, e os recém criados Parques Estaduais de Itaberaba e Itapetinga, Floresta Estadual de Guarulhos e o Monumento Natural da Pedra Grande, que somam o total de 30 mil hectares. Além disso, foi feito sobrevôo por parte do Parque Estadual Serra do Mar, onde foi possível observar os resultados dos projetos de desocupação e recuperação ambiental da área e pelo município de Bertioga, onde uma área de 8 mil hectares foi congelada para a realização de estudos e pesquisas que comprovem a importância de se preservar a região e evitar a ocupação desordenada.

A visita técnica foi realizada após evento no Parque do Ibirapuera, onde foi plantado um exemplar de pau-brasil. O evento marcou o início de uma campanha apoiada pelo cineasta para o plantio de 1 milhão de árvores em todo o planeta, 200 mil das quais no Brasil. Nas áreas de mananciais há muitos locais indicados para possíveis plantios a serem contemplados com estas ações. A campanha faz parte de uma parceria entre a Twentieth Century Fox Home Entertainment e a Earth Day Network, organização internacional sem fins lucrativos. Até o fim do ano, o objetivo é seguir com o plantio em 15 países. O diretor também se encontrou com o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, em um jantar promovido pelo publicitário Nizan Guanaes.

O longa-metragem “Avatar” obteve maior bilheteria da história do cinema mundial. O filme conta a história de Pandora, lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física e vivem em paz com a natureza.
Texto: Ludmilla Fregonesi

+ Mais

Aprovado Plano de Manejo da Estação Ecológica de Bauru no Consema

15/04/2010 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema aprovou na última terça-feira, 13.04, o Plano de Manejo da Estação Ecológica Sebastião Aleixo da Silva, no município de Bauru. A área passa a contar com critérios e definições de zoneamento, planos de gestão e regularização do uso público. Criada em 1987, a preservação da Estação é de extrema importância para a região de Bauru, tanto pela sua rica biodiversidade quanto pela garantia de áreas verde, já que segundo o Inventário Florestal recentemente publicado pelo Instituto Florestal – IF aponta que o município possui apenas 8,8% de cobertura vegetal natural.

O Inventário do IF aponta ainda que apesar da estabilidade no índice de desmatamento no Estado de São Paulo, a região Administrativa de Bauru foi a terceira em perda de vegetação natural, cerca de 10,38% nos últimos 10 anos. “Por essas razões, foi imprescindível a elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Bauru”, explicou a bióloga Teresa Toniato, pesquisadora do Instituto Florestal. Segundo ela o Plano de Manejo tem o objetivo de preservar os processos ecológicos que asseguram não só o equilíbrio desses ecossistemas, mas também a sua recuperação e proteger os recursos hídricos – empreendendo ações voltadas à contenção de processos erosivos desencadeados pelo uso inadequado das terras nas propriedades vizinhas.

Programas de Manejo
Conforme o Decreto 26.890, de 1987, a Estação Ecológica de Bauru foi criada com a finalidade de proteção ao ambiente natural, realização de pesquisas básicas e aplicadas e desenvolvimento de programa de educação conservacionista. No Plano de Manejo estão previstos a proteção dos recursos naturais, dentre elas, a prevenção de incêndios, proteção à fauna silvestre e a recuperação de áreas degradadas.
A implantação de um Programa de Educação Ambiental, na Unidade de Conservação ficará condicionada à instalação de uma infraestrutura mínima de apoio à visitação científica e cursos de nível superior e capacitação para funcionários. Estão previstos ainda, estudos e pesquisas no campo do conhecimento do ecossistema natural, recuperação de áreas alteradas, biologia e manejo de animais silvestres.

A integração com a comunidade do entorno, a administração e manutenção da UC também estão previstas no Plano, que foi elaborado pelas equipes da coordenação geral do IF: Eliana Maria Rangel de Almeida, Maria Teresa Toniato e Giselda Durigan.

Estação Ecológica de Bauru
A Estação Ecológica Sebastião Aleixo da Silva , também conhecida como Estação Ecológica de Bauru, está localizada em Tibiriçá, distrito do município de Bauru, que se insere na área gerida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Batalha. A Estação preserva uma amostra da Mata Atlântica, a única em uma região devastada, em conseqüência da ocupação agropecuária.

No entanto, esse município possui a quase a totalidade de seu território em Áreas de Proteção Ambiental – APA’s (APA Estadual e APA Municipal do Rio Batalha e APA Municipal do Ribeirão Água Parada). Assim, a Unidade de Conservação de Bauru é extremamente importante para a educação, voltada às disciplinas que tratam das ciências da natureza, sendo um espaço valioso para a transmissão dos conhecimentos sobre os recursos naturais e sua conservação, através de um programa de Educação Ambiental que possa atender a diferentes públicos.

Ainda, por sua condição de fragmento florestal pequeno e isolado, a UC oferece condições ideais para experimentação, visando à restauração florestal, formação de corredores biológicos e contenção de efeitos de borda. Todos os serviços e infraestrutura que atendem à unidade, desde a sua criação, são da Estação Experimental de Bauru, ligada ao IF, e está subordinada à Diretoria Geral do IF. Atualmente a administração é compartilhada com a Fundação Florestal – FF, também da SMA.
Texto: Rosely Ferreira Fotografia: Acervo FF e IF


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.