Panorama
 
 
 

IBAMA REPATRIA AVES AMEAÇADAS DE PERNAMBUCO PARA SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2010

Recife (12/04/10) - Vinte e dois pássaros de Mata Atlântica, sendo 10 ameaçados de extinção, partem na manhã desta terça-feira, 13/04, com destino a São Paulo, para processos de reabilitação e soltura. As aves foram apreendidas pelo Ibama nos últimos meses e, por terem distribuição apenas na região sudeste, serão repatriadas para áreas preservadas no estado paulista.

O transporte dos pássaros será realizado por avião, numa cortesia da TAM Linhas Aéreas. “O transporte por via aérea produz menos estresse nos animais, por ser mais rápido e ter menores oscilações de temperatura e ruídos”, explica o chefe do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama/PE, Cláudio Cazal. “Por via rodoviária teríamos, certamente, muitos óbitos, o que é preocupante, pois várias das aves são ameaçados de extinção”.

Os pássaros serão levados ao Aeroporto Internacional do Recife - Guararapes às 3h da manhã desta terça-feira (13/04). Sua chegada em São Paulo está prevista para o início da manhã, no aeroporto de Guarulhos-Cumbica, de onde serão levados por técnicos do Departamento de Parques e Áreas Verdes da prefeitura para um centro de triagem local.

As aves a serem transportadas são nove pixoxós (Sporophila frontalis), ameaçados, uma cigarra-verdadeira (S. Falcirostris), ameaçada, e 12 coleirinhas (S. caerulescens).
Airton De Grande
Ascom/Ibama/PE

+ Mais

Ibama e MPF discutem segurança aeroportuária de São Luís

São Luís (15/04/2010) - O superintendente Estadual do Ibama no Maranhão, Alberto Paraguassu, se reuniu na última quarta-feira (14/04) com o procurador da República no Maranhão, Alexandre Soares, na sede do Ministério Público Federal, onde foram discutidos assuntos referentes ao monitoramento, fiscalização e controle do Aterro da Ribeira e de outros empreendimentos potencialmente poluidores, como frigoríficos e matadouros, localizados na Área de Segurança Aeroportuária - ASA do Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís/MA. Além do aterro, atividades desenvolvidas juntamente com a Infraero sobre a ASA também foram pauta durante o encontro.

De acordo com o superintendente, a parceria com o Ministério Público Federal está sendo vista de forma otimista, pois toda iniciativa a ser tomada está sendo feita com o intuito de melhor atender às necessidades vigentes, seja no aterro, como em outras localidades na ilha de São Luís. Na terça-feira (13/04), o MPF divulgou uma nota para a imprensa na qual revelou que o Comando da Aeronáutica em São Luís apresentou imagens e relatórios sobre incidentes aéreos ocasionados anteriormente por colisões com as aves, principalmente urubus, que são atraídas pelo lixo da região do aeroporto de São Luís.

O Comando alertou ainda para o risco que o aterro traz para a operação de pouso na cabeceira de número 6 do aeroporto - a cabeceira está sendo utilizada em 95% de aproximação, uma vez que o aterro está sob a trajetória de procedimentos utilizados pelas aeronaves para pouso. O MPF recomendou também que o novo levantamento a ser realizado pelo Ibama receba o acompanhamento da Infraero e que sejam formuladas alternativas locacionais para a regularização dos empreendimentos.

O superintendente do Ibama informou que as fiscalizações e acompanhamentos do instituto frente a esta questão já estão sendo feitos desde o dia 30 de março. Membros do Ibama e do MPF devem se reunir mensalmente para tratar desta e de outras questões ambientais do estado.
Ascom/Ibama/MA


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.