Panorama
 
 
 

SISTEMA TERÁ CADASTRO DE EMPREENDIMENTOS
QUE MANEJAM ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2010

14/04/2010 - Os técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama trabalham na transferência da gestão federal da fauna silvestre para o órgão paulista. As equipes estão alinhando o Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGAM, gerenciado pela SMA, com o Sistema Nacional de Gestão de Fauna – Sisfauna, operado pelo Ibama.

A proposta é que zoológicos, criadouros comerciais e científicos (para fins de pesquisa ou conservação), mantenedores, criadores de pássaros utilizados em torneios (devido ao canto ou à beleza), centros de triagem e reabilitação, estabelecimentos comerciais, abatedouros e frigoríficos e programas de soltura e monitoramento passem a se cadastrar no SIGAM para que o Centro de Fauna Silvestre da SMA seja a instância responsável pelo manejo dos recursos faunísticos.

Os empreendimentos que usam e manejam animais silvestres serão oficialmente comunicados sobre o início da gestão estadual. Até que a integração de sistemas seja finalizada, os empreendimentos devem se reportar ao Ibama. A idéia é que o SIGAM facilite a gestão da fauna e agilize o atendimento ao usuário.

O cadastro servirá como banco de dados de estabelecimentos que utilizam animais da fauna silvestre nativa ou exótica, bem como seus produtos e subprodutos. A Resolução SMA 25, que estabelece os critérios da gestão da fauna silvestre, cumpre o que determina o acordo de cooperação técnica, firmado entre a SMA e o Ibama, que compartilha a gestão dos recursos faunísticos no Estado de São Paulo.

De acordo com a resolução, o Centro de Fauna Silvestre, que pertence à Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da SMA, será responsável por autorizar o transporte e o manejo ex situ e in situ da fauna silvestre.
Texto: Valéria Duarte

+ Mais

Projeto de hortas comunitárias agroecológicas forma primeira turma

12/04/2010 - No dia 25 de março, o “Colhendo Sustentabilidade”, projeto da Prefeitura Municipal de Embu das Artes e Sociedade Ecológica Amigos de Embu, realizou um evento no Parque do Lago Francisco Rizzo para certificar os participantes e lançar a cartilha “Agricultura Urbana na prática: experiência do projeto Colhendo Sustentabilidade em Embu das Artes”. A publicação reúne as técnicas de produção de alimentos orgânicos/agroecológicos. O objetivo do projeto é promover a segurança alimentar e o cultivo agroecológico, sem agrotóxicos, além de gerar renda aos participantes.

O evento contou com a presença de cerca de 150 participantes e mostrou a importância da parceria entre o município de Embu, a Sociedade Ecológica e o Projeto Guarapiranga Sustentável, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, para o desenvolvimento sustentável da região. “A iniciativa do município de Embu é fundamental para estimular as ações Projeto Guarapiranga Sustentável nos sete municípios da bacia. A agroecologia é a estratégia de desenvolvimento sustentável na região, pois alia o uso de tecnologias de baixo impacto ambiental ao aumento da competitividade do agricultor familiar, agregando valor aos produtos e permitindo o acesso a novos mercados”, disse a gestora do Projeto Guarapiranga Sustentável, Araci Kamiyama.

De acordo com a prefeitura de Embu, esta iniciativa deve ser fortalecida e a feira de produtos orgânicos será realizada todos os domingos no Parque Rizzo. “Aprendi a me alimentar melhor. Minha família passou a se alimentar melhor. Estou feliz porque, além de se integrar com outras pessoas no plantio, a gente aprende que a natureza é muito importante, sem ela a gente não vive”, declarou a moradora do Jardim Luz, Maria Conceição Brandão Gomes.
Texto: CBRN/Ludmilla Fregonesi


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.