Panorama
 
 
 

ARARAQUARA MOSTRA AÇÕES AMBIENTAIS EM SIMPÓSIO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2010

27/04/2010 - A cidade de Araraquara reuniu especialistas, autoridades, estudantes e profissionais da área ambiental para discutir as ações de preservação na cidade. O 1º Simpósio Municipal de Meio Ambiente teve início nessa segunda-feira, 26.04, com palestra sobre o projeto ambiental estratégico Município Verde Azul.

Araraquara é um dos 168 municípios que exibe com orgulho a certificação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, no ano de 2009, de Município Verde Azul. Durante o evento, os Correios lançaram um selo de cartas alusivo ao prêmio. “Esses selos serão utilizados nas correspondências enviadas pela Prefeitura de Araraquara”, explicou o prefeito Marcelo Barbieri. Após tirar nota 66,26 em 2008, Araraquara avançou na agenda ambiental e fechou 2009, com 88,12 pontos, obtendo a 57ª posição no ranking ambiental dos municípios paulistas.

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente e interlocutor do Município Verde Azul, Genê Catanozi, durante esta semana serão discutidos assuntos de importância para a preservação ambiental de Araraquara. “Abordaremos a implantação da educação ambiental para adultos, licenciamento ambiental municipal, plantio e reflorestamento, além da recuperação de mananciais”. Barbieri abriu o Simpósio destacando a preocupação com as futuras gerações. “Nós estamos trabalhando hoje para que nossos filhos, nossos netos, tenham uma cidade melhor. Para garantir o futuro, precisamos agir hoje”, disse.

Quem proferiu a primeira palestra do Simpósio foi o gerente do projeto Município Verde Azul, Ubirajara Guimarães, que destacou os avanços da agenda ambiental no Estado de São Paulo. “O mundo passa por sérios problemas climáticos. Tem gente que ainda dúvida disso, mas as últimas catástrofes não nos deixam dúvidas. Enquanto eles discutem lá, a gente faz a nossa parte aqui. Esse é o resultado do nosso projeto”, afirmou.

Apresentando dados, Guimarães elogiou a atuação de Araraquara no projeto, sendo uma das 168 certificadas. Entre os destaques, a cidade apresentou em 2009, 64 m² para cada habitante de arborização urbana, número maior do que preconiza a ONU, que é de 12, e da meta da SMA para 2009, que era de 25. Para 2010 a meta é de 100 m² para cada habitante.

De 2008 para 2009 os municípios apresentaram dados que comprovam o avanço ambiental no Estado. Comparando os dois anos, houve um aumento de 68% no número de projetos de proteção à mata ciliar, 48% de projetos de combate ao desperdício d’água, 98% do número de viveiros municipais, 229% de projetos de inspeção veicular, 215% dos projetos de proteção de nascentes e 219% de projetos de madeira legal.

“É um processo evolutivo. Mais do que discutir se é muito ou pouco, o importante é que os municípios estão se sensibilizando com a causa ambiental e somando pequenas ações de cada município teremos um resultado global. E, esse é o nosso lema, ação local por uma causa global”, disse o gerente do Município Verde Azul, que também destacou os avanços nos projetos Etanol Verde e Licenciamento Unificado, também da SMA.
Texto: Lucas Campagna

+ Mais

Profissionais e empresários da área ambiental se reúnem na 2ª edição da Ambiental Expo 2010

28/04/2010 - O pavilhão de exposições do Anhembi foi palco ontem, 27.04, da abertura da 2ª edição da Ambiental Expo 2010. O secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, representando o governador do Estado Alberto Goldman, participou da cerimônia, onde declarou a uma platéia composta por empresários, consultores e agentes financeiros, que nem tudo está perdido. “Ainda há tempo de fazermos nosso trabalho pelo meio ambiente”. Para ele , a gestão ambiental consiste também no mundo de tecnologia. “Mas só tecnologia não basta, meio ambiente tem que passar pela esfera da educação ambiental, e do conhecimento técnico”.

A Ambiental Expo- 2ª Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para o Meio Ambiente, e o Congresso Ambiental Expo, é considerado o espaço ideal para o encontro entre empresas do setor, investidores nacionais e internacionais, entidades governamentais e prestadores de serviços . Os eventos buscam aproximar os setores privados e governamentais envolvidos com as questões do desenvolvimento sustentáveis e são realizados pela Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base(ABDIB) e pela Reed Exhibitions Alcântara Machado.

No evento, Graziano destacou que as três esferas do governo - federal, nacional e municipal - precisam amparar as iniciativas privadas para estimular as novas tecnologias e se chegar ao caminho da solução. O secretário defendeu que a economia verde será a nova forma de produção, de renda e, principalmente, de geração de empregos. “Temos ainda pela frente de 30 a 50 anos de luta para mudar o conceito de exploração ambiental. Mas o governo do Estado de São Paulo já está na linha de financiamento verde.”, afirmou o secretário lembrando que o Estado e o banco Nossa Caixa Desenvolvimento já possui uma linha de crédito, denominada Economia Verde, para financiar empresas que queiram adotar novos modelos de produção levando em conta critérios de sustentabilidade.

A 2ª edição da Ambiental Expo acontece até o dia 29 de abril, no pavilhão do Anhembi. Neste ano, o tema principal é a gestão de resíduos e os principais desafios para equacionar os problemas ambientais de sua geração. Além disso, o Congresso Ambiental Expo apresentará temas focados no aspecto macroeconômico do meio ambiente e sua relação com as esferas governamentais, onde serão abordados as agendas do ar, da água, dos resíduos e da energia.

A programação de hoje, 28.04, será dedicada à Gestão de Resíduos: pela manhã, uma mesa redonda abordará o tema “A Lei e Políticas Públicas para Resíduos Sólidos” e contará com a participação como debatedor do secretário adjunto da SMA, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo.
Texto: Rosely Ferreira

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.