Panorama
 
 
 

CARTILHA FEITA POR ÍNDIOS ABORDA MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SERÁ DISTRIBUÍDA EM ALDEIAS AMAZÔNICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2010

22/04/2010
Da Agência Brasil
Brasília - "Nós, que vivemos em aldeias, percebemos que as coisas já estão diferentes. Já não existe tanto alimento quanto antes.” A afirmação da jovem indígena Maria Baré, da Aldeia Taperera, no Amazonas, reflete a preocupação dos índios com as mudanças climáticas e os efeitos sobre suas atividades.

Com o objetivo de esclarecer os povos indígenas sobre os efeitos do aquecimento global e conscientizá-los sobre a importância da preservação ambiental, Maria e mais 20 jovens indígenas, supervisionados pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), elaboraram a cartilha Mudanças Climáticas e Povos Indígenas, que será distribuída nas aldeias da região.

A publicação aborda aspectos técnicos, científicos e de legislação indígena e foi produzida para suprir uma carência de materiais educativos sobre temas ambientais, voltados exclusivamente para as comunidades indígenas. De acordo com a Coiab, entender sobre as mudanças climáticas se tornou fundamental para os povos indígenas.

“Há que se considerar os impactos diretos que esse fenômeno tem na vida das aldeias – seja na produção de alimentos ou na manutenção dos ritos culturais”, destaca o coordenador da Coiab, Antônio Apurinã.

+ Mais

Governo incentiva compra de bens e serviços de empresas que adotem prática sustentáveis

20/04/2010
Da Agência Brasil
Brasília - O governo federal está incentivando a contratação de empresas fornecedoras de bens e serviços que adotem práticas sustentáveis em sua produção. O programa de Contratações Públicas Sustentáveis (CPS), lançado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, prevê a inclusão gradual de critérios ambientais, sociais e econômicos para contratações públicas e processos licitatórios.

Essas exigências deverão constar do processo de compras públicas e editais das licitações. A decisão sobre a proposta mais vantajosa vai levar em conta os aspectos sustentáveis. Deverão ser escolhidos bens, serviços e produtos que causem menor impacto ambiental e tenham maior eficiência energética, segundo a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.

De acordo com a STLI, o objetivo da medida é melhorar a qualidade do gasto público, realizando contratações mais efetivas, além de estimular a adoção de processos produtivos menos poluentes por parte do setor industrial, ajustando o mercado nacional à sustentabilidade.

Apesar de serem mais caros, os produtos sustentáveis representam economia a longo prazo, porque reduzem os gastos do Estado com políticas de reparação de impactos ambientais, diminuem o consumo de energia e de materiais e incentivam o desenvolvimento econômico baseado em práticas socioambientais corretas. Segundo a SLTI, o Estado brasileiro é um grande consumidor de bens e serviços - responde entre 10% e 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

As contratações públicas sustentáveis abrangem a compra de computadores e equipamentos eletrônicos verdes, material de escritório feito de madeira certificada, papel reciclável, alimentos orgânicos e uso de eletricidade produzida por fontes de energia renováveis, entre outras.

 


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.