Panorama
 
 
 

DECRETO REORGANIZA INSTITUTO GEOLÓGICO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2010

19/04/2010 - O Instituto Geológico, órgão vinculado à secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA acaba de ser reorganizado. O decreto estadual nº 55.640 faz parte das ações de fortalecimento e consolidação do Instituto como órgão de geologia do Estado. As diversas medidas e ações em curso têm o objetivo de consolidar o papel de pesquisa da Instituição, além de ampliar as ações técnicas e o papel político do órgão, reaproximando-o de suas origens como Serviço Geológico Estadual.

A atual reorganização contempla a modernização das instâncias gerenciais e a atualização das áreas e atribuições administrativas, técnicas e de pesquisa. Em compatibilidade com as atuais estruturas do Estado, o Instituto deixa de possuir Seções e Diretorias, passando a se constituir de Centros e Núcleos, e ganhando uma estrutura gerencial mais horizontal.

Benefícios
A reforma administrativa do Instituto Geológico vai permitir aumentar a agilidade de ações nos centros e núcleos, facilitando a definição e o cumprimento de metas e a realização de pesquisas e produtos em apoio à gestão ambiental do Estado e ao ordenamento territorial. Além disso, oferece condições mais adequadas para a fixação de funcionários em cargos diretivos e gerenciais, aumentando o comprometimento e a responsabilidade na administração de cada setor.

Consequentemente será possível tornar ainda mais aplicadas e estratégicas as pesquisas, atividades e ações do órgão, em apoio ao desenvolvimento sustentável do Estado e em benefício da população. Outra ação que vem para ajudar nessa nova estrutura é a nomeação de 54 novos funcionários, aprovados pelo último concurso público realizado pelo IG, que irão contribuir nos trabalhos de pesquisa científica do órgão.

Para o diretor do IG, Ricardo Vedovello, o conhecimento geocientífico é fundamental para embasar a gestão do território, as diversas políticas setoriais, e o desenvolvimento sustentável dos espaços territoriais. Por isso, Vedovello afirma que “a reforma administrativa do IG é uma etapa fundamental para a utilização do conhecimento geológico na gestão e ordenamento do território paulista”.
Saiba mais sobre a atuação do IG em: http://www.igeologico.sp.gov.br/index.asp
Texto: Evelyn Araripe

+ Mais

Exposição no Jardim Botânico explora cores, luzes e formas

19/04/2010 - Em continuidade a série de eventos em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade o Jardim Botânico de São Paulo apresenta, de 15 de abril a 30 de maio, a exposição “Cores, Luzes e Formas do Jardim”.

Coordenada pelo Núcleo de Educação do Instituto de Botânica, órgão pertencente à Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, a mostra expõe 12 painéis, com 20 fotos, que ilustram recantos e flores registrados pelo olhar atento dos funcionários do Jardim Botânico, conhecedores de detalhes por vezes imperceptíveis aos olhos dos frequentadores eventuais do local.

O objetivo principal do Ano Internacional da Biodiversidade, criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, é celebrar a biodiversidade, com o intuito de dar maior visibilidade ao problema da destruição da natureza e ao mesmo tempo cultivar valores em prol da defesa da vida em nosso planeta.

Visite a exposição e se encante com o festival de cores, luzes e formas selecionado para a mostra.

Jardim Botânico de São Paulo – Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues
Av. Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda
De terça a domingo, das 9h00 às 17h00

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.