Panorama
 
 
 

ENCONTRO DISCUTE ARBORIZAÇÃO URBANA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2010

27/04/2010 - Promover sombra em dias de sol forte, reduzir impacto das chuvas, criar abrigo para passarinhos e garantir a qualidade do ar por meio da fotossíntese são alguns dos benefícios da arborização urbana. Esse é o tema do 3º Encontro Paulista de Arborização Urbana, que começou na segunda-feita, 26.04, e vai até quarta, 28.04, em Americana, região metropolitana de Campinas.

O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Prefeitura e Secretaria do Estado do Meio Ambiente – SMA, tem como proposta estimular os governos municipais à implantar o conceito de “floresta urbana”, compatibilizando arborização com equipamentos públicos e conscientização por meio de educação ambiental. Mais de 700 pessoas de vários municípios paulistas participaram do primeiro dia do encontro.

Na abertura, o gerente do projeto Município Verde Azul, Ubirajara Guimarães apresentou os avanços da arborização no Estado. Os planos de arborização urbana aumentaram de 150, em 2008, para 430, em 2009, o equivalente a 286% de crescimento. Outro dado que confirma os bons resultados, foi a criação de 383 Leis municipais de arborização urbana no ano passado. Além do aumento de 98% de viveiros municipais de 2008 pra 2009, eram 216 ante os 427 atuais.

“São números concretos que comprovam esse avanço. Mas, para isso precisamos mudar atitudes. Primeiro, capacitar, treinar, projetar e planejar, que é o que estamos fazendo aqui hoje. E, em segundo, o mais importante, é fazer, executar, não deixar no papel”, afirmou Guimarães. O prefeito de Americana, Diego De Nadai, elogiou a iniciativa. “Hoje estamos interagindo entre profissionais para buscar ações concretas para a arborização urbana de nossa cidade. É em encontros como esse que cada um dá a sua contribuição, ensinando e aprendendo”, disse.

Ubirajara Guimarães também destacou a guerra urbana entre árvores e postes. “Nós estamos do lado das árvores. O que será feito com os postes eu não sei, os técnicos é que terão que ver isso. Nosso objetivo é plantar mais árvores e garantir a melhoria da qualidade de vida da população”, declarou.
Texto: Lucas Campagna Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Concessão de serviços turísticos nas UCs é tema de seminário na Fundação Florestal

29/04/2010 - “Queremos avançar na concessão de serviços turísticos nas Unidades de Conservação e pretendemos envolver as comunidades locais na prestação desses serviços”. A declaração foi feita pelo Diretor-executivo da Fundação Florestal - FF, José Amaral Wagner Neto, na abertura do Seminário de Concessões de Serviços de Uso Público em Unidades de Conservação no Estado de São Paulo, realizado em 27 de abril de 2010, no auditório do Instituto Florestal (IF). O evento contou com palestras de especialistas vindos dos Estados Unidos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA).

O objetivo do seminário foi apresentar aos gestores das Unidades de Conservação (UCs) do Estado o boas práticas e alternativas na concessão de serviços ligados ao turismo em áreas especialmente protegidas, principalmente nos Parques. São trilhas, esportes de aventura (como rafting e mergulho), restaurantes e lanchonetes, centros de visitação e vários serviços que podem ser explorados comercialmente pela iniciativa privada, principalmente pelas existentes nas cidades abrangidas pelas UCs. A utilização de mão-de-obra local é uma das bases para a geração de emprego e incremento econômico nas comunidades vizinhas às áreas protegidas.

Segundo o Secretário-adjunto da secretario do Meio Ambiente do Estado - SMA, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, que compareceu à abertura do evento, “o caminho foi pavimentado pela Fundação Florestal com suas obras de infraestrutura nas Unidades de Conservação. Agora temos o que oferecer e vamos preparar as regras para essa nova etapa”. A FF, por meio de sua gerência de Ecoturismo e Visitação Pública, já criou inclusive um projeto – o Trilhas de São Paulo em que os visitantes podem escolher trilhas com estrutura e apoio de qualidade para a realização de passeios seguros e que incluam também o recebimento de informações sobre meio ambiente.

Em sua palestra, o co-diretor do Departamento de Recursos Naturais e Turismo da Universidade Estadual do Colorado (EUA), Jim Barborak, destacou a importância da gestão compartilhada das UCs e seus serviços pelos órgãos de governo, ONGs, comunidades tradicionais, tribos indígenas e a iniciativa privada. “É uma tendência mundial. Existem diversas maneiras desse trabalho ser desenvolvido, bastando uma boa avaliação de qual é a melhor forma que se encaixa à realidade de cada unidade”, salientou. A contratação e recrutamento de gente capacitada e especializada é uma prioridade para o sucesso dessas iniciativas.

A professora assistente do Departamento de Meio Ambiente e Sociedade da Universidade do Estado de Utah (EUA), Miriam Wyman, que falou sobre a cobrança de taxas na concessão dos serviços, apresentou diferentes práticas na aplicação desses recursos em UCs da África do Sul, Belize, Equador, Colômbia, Nova Zelândia e em diversos outros países. “O importante é identificar a capacidade do envolvimento das comunidades e também levar em conta os impactos culturais que podem ocorrer”, afirmou.

Já a professora-adjunta do curso de Turismo da UFRJ, Camila Rodrigues, aproveitou para lembrar que a vocação das UCs é a proteção ambiental e não a geração de lucro. “Tudo deve ser feito com muito critério e cuidado, mas a regulamentação da prestação de serviços em Unidades de Conservação é fundamental. Se nós não nos anteciparmos ao turismo de massa, seremos atropelados pelo turismo de massa”, disse o coordenador-geral de Visitação e Negócios do ICMBio, Julio Gonchorosky durante sua exposição.
Texto: Dimas Marques

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.