Panorama
 
 
 

GOLPE NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2010

Notícia - 23 abr 2010 - Pouco mais de uma semana antes de licitar Belo Monte, o governo federal assinou um decreto liberando estudos de aproveitamento hidrelétrico em áreas protegidas.

No dia 9 de abril, 11 dias antes de licitar a concessão da polêmica usina de Belo Monte, o governo federal deixou claro a opção de Lula de gerar energia não necessariamente de acordo com a lei, mas na marra. Sem grande alarde, e com a assinatura da atual ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e a aquiescência da direção do ICMBio, o decreto abriu as unidades de conservação para o estudo de seu potencial hidrelétrico.

Na prática, o decreto 7154 fere mortalmente a lei que rege o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que proíbe a exploração econômica, fora o turismo, em áreas de proteção integral como Parques Nacionais, e permite apenas atividades de baixo impacto em unidades como Reservas Extrativistas, característica que passa ao largo de qualquer projeto hidrelétrico.

Isso significa que, um belo dia, em nome da necessidade de gerar energia, o governo pode muito bem querer plantar uma barragem nas cataratas que enchem os olhos dos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Além, claro de Lula, e de Izabela Teixeira, assinam o 7154 os ministros Paulo Bernardo e Márcio Zimmermann, responsáveis respectivamente pelas pastas de Planejamento e Minas e Energia.

Com a sanção, conseguir autorização de estudos de potencial hidrelétrico no interior de todas as unidades de conservação do território brasileiro será simples. O mesmo vale para as áreas de uso sustentável, como as reservas extrativistas. De acordo com o texto do decreto, será permitido não só o estudo de viabilidade energética como também a instalação de sistemas de transmissão e distribuição de energia.

O decreto permitirá ao governo tocar a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – que prevê a construção de dez usinas plataformas e 44 convencionais - sem os entraves ambientais que as unidades de conservação causavam antes da assinatura do 7154.

Responsável por fornecer as autorizações para entrada de funcionários do setor elétrico para análise da potencialidade hidrelétrica das unidades de conservação, a direção do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que por lei deve zelar pela integridade das unidades de conservação do país, não parece preocupada. Ela nem se manifestou sobre o assunto. O Greenpeace tentou, através da assessoria do ICMBio, saber qual a opinião de Rômulo Melo, seu presidente, sobre o decreto. Melo, disseram, está em viagem, sem poder falar.

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A cruzada da motosserra

Notícia - 26 abr 2010 - Por detrás da guerra da bancada da motosserra contra o Código Florestal, uma lei com 76 anos de história, só há um motivo: ele, finalmente, está deixando de ser letra-morta.

Nunca, neste país, se falou tanto de Código Florestal. O que é de se estranhar, pois a Lei nº 4.771 já está entre nós há exatos 45 anos. Isso sem contar sua primeira versão, que data de 1934. Não faz mais de década e meia, no entanto, que o Código virou alvo do agronegócio e de seus representantes no Congresso. Considerada, no Brasil e no mundo, uma das mais avançadas peças de legislação florestal, o Código, a cada ano, sofre ataques mais virulentos por parte dessa turma que acha que árvore só deve ser tratada a dentes de motosserra.

Na Câmara Federal, o Código está cercado por todos os lados. Na Comissão de Meio Ambiente da Casa, ainda tramita o projeto de lei 6424, de autoria do senador Flecha Ribeiro (PSDB-PA), que anistia desmatadores, reduz áreas de proteção e destina-se a causar tanto mal a nossas árvores que foi apelidado de “Floresta Zero”. Em outra Comissão Especial, criada no ano passado com a missão de juntar 11 projetos de lei que atacam os preceitos do Código Florestal, o relator, deputado federal Aldo Rebelo, (PCdoB-SP), apoiado por uma maioria de ruralistas, dá claros sinais de que nossas matas não terão mais vez.

Hoje, 27 de abril, ele comanda um encontro da comissão especial que vai decidir quando o seu relatório será entregue.

(Atualização em 27 de abril de 2010, às 16h40: a reunião da Comissão Especial do Código Florestal marcada para hoje foi cancelada, sem explicação. O presidente da comissão, o deputado federal ruralista Moacir Micheletto (PMDB-PR), e o relator, Aldo Rebelo, então se fecharam para uma conversa privada. O que querem esconder dos eleitores?)

Na prática, isso pode significar que um grupo reduzido de deputados em fim de mandato vão dar mais um passo para enterrar 76 anos de tradição legal de proteção para as florestas brasileiras. Por que os ruralistas têm se mostrado tão diligentes em seus ataques recentes ao Código Florestal se durante mais de meio século eles simplesmente ignoraram sua existência?

A explicação é simples. Para início de conversa, a capacidade de monitorar o cumprimento da legislação no campo, por imagens de satélite, aumentou sensivelmente na última década e revelou o que de certo modo todo mundo, governo inclusive, já sabia: é raro achar, no Brasil, um fazendeiro que siga à risca o que manda o Código Florestal em termos de preservação de matas nativa e ciliar em suas propriedades. Além da capacidade de monitorar, o governo federal também adotou, de alguns anos para cá, medidas que reforçaram sua capacidade de fazer cumprir o que manda o código.

Participe da ciberação: Aldo, deixe as florestas em paz

Duas delas merecem atenção especial. Uma é o decreto 3545, aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em julho de 2008, determinando que fazendeiros que não tivessem seu passivo ambiental regularizado ficariam impedidos de obter financiamento bancário. A outra é uma Medida Provisória que deveria ter entrado em vigor em dezembro passado que obrigava fazendas a declarar oficialmente seu passivo ambiental e registrar como pretendiam resolvê-lo. A MP foi adiada por dois anos. E a decisão do CMN vem sendo implementada de maneira inconsistente. Mas a turma que defende a motosserra no Congresso tomou tenência.

Um total de 36 projetos de lei já tentaram desfigurar as linhas gerais do Código Florestal. A última investida começou a ser esboçada em 2009, com a criação de uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados para reunir projetos que, em sua essência, querem mesmo é desfigurar o Código Florestal. Composta por uma pesada bancada ruralista e com o objetivo de discutir essas propostas, o grupo deve apresentar seu relatório preliminar no final deste mês. Daí, segue para a votação no Senado, retorna à Câmara e recebe a sanção ou veto presidencial. Tudo isso pode acontecer este ano.

Enquanto o dia não chega, os membros da comissão deixam escapar o mote do que já chamam de novo Código Florestal. A ideia deles, dita com todas as letras, é revogar a lei de 1965. E pôr em seu lugar uma legislação mais branda, flexível e adequada aos interesses do agronegócio.

Os ruralistas têm se preocupado em vestir as propostas com uma roupagem verde. Numa aglutinação de 11 projetos de lei, a cartilha florestal que está sendo preparada pode vir à tona sob o nome de Código Ambiental Brasileiro. Em seus rodeios pelo Brasil, o relator da comissão, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), também alinha seu discurso a esse viés. “O principal objetivo da reformulação do Código Florestal é preservar a natureza”, ele garantiu, num bate-papo virtual promovido pela Agência Câmara no início de março.

Mas de preservacionistas, as ideias de Aldo e companhia não têm nada. “A bancada ruralista está se apropriando de um vocabulário e de conceitos como convergência no desmatamento zero e vítimas das mudanças climáticas. Mas o que eles defendem é a justamente a continuação do desmatamento sem aumentar a governança”, denuncia o diretor-executivo do Greenpeace, Marcelo Furtado.


 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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