Panorama
 
 
 

PARQUE VILLA-LOBOS RECEBE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2010

20/04/2010 - “O que mais me chamou a atenção foi o nome do parque. Me sinto privilegiada de estar aqui”, disse a professora de música Sarita Araújo Pereira. Ela estava acompanhada de Moira Braga e Karla Caroline. O grupo faz parte do projeto Novos Rumos, do Instituto Muito Especial. A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sediada no Rio de Janeiro, selecionou o grupo com diferentes necessidades especiais para conhecer o que as Capitais que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 oferecem para este público.

No Parque Villa-Lobos os visitantes conheceram o Circuito das Árvores, plataforma suspensa cercada de árvores de espécie nativa, como o pau-brasil e o jequitibá, e o Villa Ambiental, espaço de educação ambiental do projeto Criança Ecológica. “Fui muito bem guiada pelo Ulisses, um dos monitores do Villa Ambiental, ele explicou tudo e eu pude tocar nas coisas, o que é muito importante”, afirmou Moira que é deficiente visual.

Karla, que se locomove em uma cadeira de rodas, pôde ficar mais próxima da área verde do parque ao passear pelo Circuito das Árvores. “A gente, normalmente, não tem muito acesso a ambientes naturais, mas aqui não é assim”, disse. De acordo com Wiliams Corrêa, produtor do projeto, após visitarem os pontos turísticos das Capitais o grupo vai elaborar um guia e um documentário, gratuitos, com as dicas dos espaços visitados. “O material deve ficar pronto em setembro. A idéia é mostrar o que existe hoje para as pessoas especiais”, contou.

O grupo elogiou as condições de acessibilidade do parque, a proposta do Villa Ambiental e sugeriram melhorias. “O livro Criança Ecológica poderia ser transformado em áudio e no parque poderia ter uma trilha com piso tátil ou corrimão”, indicou Moira. Karla sugeriu que as rampas sejam mais leves, para facilitar o acesso do cadeirante que estiver sozinho e Sarita recomendou a capacitação dos funcionários do parque em Libras, a língua de sinais. “Vou indicar o parque a outras pessoas e com certeza voltarei aqui para ouvir o Villa-Lobos”, confessou a professora, que ainda pretende visitar o recém inaugurado “Ouvillas”, local onde os visitantes podem escutar obras do maestro Heitor Villa-Lobos ao ar livre.
Texto: Valéria Duarte

+ Mais

Plantio de 8.400 mudas é finalizado no Parque Villa-Lobos

26/04/2010 - Para ajudar de verdade o meio ambiente, não basta apenas plantar uma árvore, é preciso cuidar dela e garantir que cresça forte e saudável. No parque Villa-Lobos esse trabalho sempre foi dobrado devido ao histórico da área. Os 732 mil m² onde hoje os visitantes passeiam e praticam esportes era, na década de 80, um grande depósito de entulho e lixo. No entanto, uma página dessa história já foi virada com a finalização do projeto paisagístico do parque.

Em 2009, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, responsável pelo Villa-Lobos, recebeu um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental – TCRA da CCR -AutoBAN para o plantio de 8.404 árvores nativas. Entre as mudas, 1000 são de mais de três metros de altura e foram plantadas ao longo das pistas de caminhada e da área central, com o objetivo de proporcionar mais sombra aos usuários. As demais 7.644 são mudas arbóreas de aproximadamente 1,5 metros de altura e foram plantadas nos bosques do parque para enriquecer a biodiversidade, de tal forma que a vegetação consiga manter-se naturalmente no futuro. No plantio, foram consideradas especialmente as espécies que atraem fauna, como aves e insetos, além da adequação às diferentes condições do solo e exposição ao sol e vento.

Histórico
Em 2004, quando a SMA assumiu a administração do parque Villa-lobos, já haviam sido plantadas quase 12 mil mudas de árvores formando alguns bosques e também palmeiras imperiais cultivadas em duas filas próximas a entrada principal. Com a ampliação do parque até a Marginal Pinheiros em 2006, foi concluído o plantio dos bosques e alamedas previstos no projeto original, acrescentando mais 12 mil árvores. Os plantios foram feitos em covas com mil litros de substrato, após a remoção de entulho e troca de solo, priorizando as espécies nativas mais indicadas para a recuperação ambiental e paisagística. Em 2008 foram plantadas mais 800 mudas referentes ao TCRA da Autoban, novamente para enriquecimento dos bosques.

Com a finalização do projeto paisagístico, o parque Villa-Lobos passa a contar com pouco mais de 33 mil árvores de mais de 150 espécies, entre elas o pau-brasil, o cedro-rosa, o ipê-amarelo e o jequitibá-rosa. A manutenção das novas mudas será durante um período de seis a 12 meses, no qual necessitam de cuidados especiais. Passado esse tempo, as árvores conseguem crescer por si só.
Texto: Ludmilla Fregonesi


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.