Panorama
 
 
 

RESERVA BIOLÓGICA DA SERRA GERAL – REALIZAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2010

(30/04/2010) O gestor Juliano Zanchin e o guarda-parque Marcelo Castro, da Reserva Biológica da Serra Geral, realizaram, nesta sexta-feira (30), operação de fiscalização na área núcleo da unidade de conservação. Participaram da atividade, além dos profissionais da UC, um reforço do Parque Estadual de Itapuã. Também acompanharam a subida pelo Vale do Encantado, até uma altitude de aproximadamente 900 metros, o secretário-adjunto da Sema, Niro Afonso Pieper e o chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC), Luiz Alberto Mendonça.

A fiscalização em unidades de conservação é uma atividade rotineira, o que possibilita a constatação como a realizada hoje. Ou seja, nenhum invasor (caçador, coletor de materiais de biodiversidade) foi flagrado durante a operação. Porém, foram encontrados vestígios, como equipamento para subida em araucárias.

Um dos motivos que levou o secretário-adjunto e o chefe da DUC a acompanharem a atividade foi verificar as condições de trabalho na Unidade de Conservação e, também, poder dimensionar eventuais equipamentos que podem vir a ser utilizados especialmente pelos guarda-parques, categoria que tem como atribuição a vigilância das áreas protegidas. Pieper salientou que, além de poder contemplar a exuberância da Mata Atlântica, vivenciou os obstáculos que a floresta e a topografia apresentam no controle da Serra Geral. Além disso, ele destacou o denodo e a seriedade com os quais os servidores da Sema exercem as suas funções.

A Reserva Biológicia da Serra Geral constitui-se de uma área de 4.845,76 hectares, situada nos municípios de Maquiné, Terra de Areia e Itati. Sua altitude varia de 200 a 900 metros e a vegetação é representada pela Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa e Mata de Araucária) em excelente estado de conservação.

+ Mais

Fepam mostra Plano de Ar, Clima e Energia inédito no país em São Paulo

(26/04/2010) A presidente da Fepam, Regina Telli, expõe, nesta quarta-feira (28), a política de mudanças climáticas do governo do Rio Grande do Sul, englobando o Projeto Ar, Clima e Energia que está sendo executado no Estado com apoio financeiro e técnico do governo francês. A apresentação ocorrerá às 10h00, no seminário “A Abordagem Territorial de Mudanças Climáticas e da Qualidade do Ar”, que se realiza no Parque Anhembi, em São Paulo.

O Projeto Ar, Clima e Energia – PACE - é uma adaptação do modelo francês criado pela consultoria Grenelle de l’Environnement para a Agência de Meio Ambiente e Gestão de Energia Francesa – ADEME, prevendo a integração da gestão da energia e da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos planos tradicionais de gestão da qualidade do ar.

O objetivo é a integração da gestão da energia e da redução das emissões de gases de efeito estufa nos planos tradicionais de gestão da qualidade do ar, mediante visão e desenvolvimento organizado de energias renováveis no Estado, com apoio financeiro da Direction Générale du Trésor et Économique, da ADEME, do Governo francês e do Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Fepam.

A implementação ocorre em três fases, sendo que a Fase I prevê a elaboração do Plano de Gestão da Qualidade do Ar, que já está em andamento, através de uma auditagem da rede de monitoramento, estudo de otimização, plano de treinamento de pessoal e troca de experiência, através de um planto estratégico de redução da poluição atmosférica e melhorias na qualidade do ar.

Na Fase II será realizado o diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa do território gaúcho com a conseqüente proposição de ações estratégicas visando a redução dos gases de efeito estufa mediante o balanço energético do Estado. Na Fase III está prevista a integração possível do Plano Ar, Clima e Energia às políticas públicas de desenvolvimento, com plano de comunicação em nível territorial. O plano gaúcho é piloto e poderá ser adotado como modelo pelos demais Estados brasileiros.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.